CASTELO DE SÃO JORGE

Tratando-se de um dos castelos mais visitados do país, devido à sua localização privilegiada na capital, Lisboa, este castelo conta uma história antiga e diversificada. Com as suas primeiras ocupações datadas do século VII AC, este castelo tratou-se posteriormente de uma área residencial islâmica e assistiu, no século XII à conquista cristã. Entre o século XIII e o século XVI tratou-se de uma residência real, papel que deixou no século XVII, quando se tornou um quartel militar.

Além de se tratar de um dos mais emblemáticos castelos militares, no qual será feito um convite para que conheça muito da história portuguesa, este castelo irá, ainda, oferecer as melhores vistas sobre a cidade de Lisboa e a sua envolvente de rio e mar.

 

2. CASTELO DE GUIMARÃES

Situado em Guimarães, o berço lusitano, este castelo nasce no centro da vila onde, no ano de 1143, nasce o Reino de Portugal. Com uma construção anterior ao próprio reino, este castelo foi erigido pela Condessa Mumadona no século X com a intenção de proteger o mosteiro ali existente.

Dentro dos muros deste castelo consta que o primeiro rei de Portugal tenha resistido às forças do rei de Leão e Castela e de sua mãe, D. Teresa: batalhas das quais saiu vitorioso e através das quais ajudou a criarPortugal.
Ponto de inegável importância para a história do país, este castelo, bem como o espaço circundante, permitirão que conheça mais sobre a origem do Reino de Portugal enquanto disfruta de paisagens maravilhosas, de uma envolvente recheada de história e da inegável hospitalidade minhota.

 

3. CASTELO DE ALMOUROL

Situado no distrito de Santarém, na freguesia de Praia do Ribatejo, o Castelo de Almourol, numa pequena ilha que nasce no seio do rio Tejo, este castelo irá convidá-lo a que navegue até ele para conhecer mais sobre a história portuguesa.

Despertando memórias sobre o nascer do reino de Portugal e sobre a Ordem dos Templários (ordem que reconstruiu o castelo e que lhe atribuiu as suas caraterísticas templárias) este é considerado um exemplar representativo da arquitetura militar da época.

Este castelo conta ainda a história das invasões romana e moura que antecederam a reconquista cristã da Península Ibérica, tendo Almourol sido uma importante cidade para estes povos.

 

4. CASTELO DE MARVÃO

Localizado no Alentejo, no topo da serra de São Mamede, este castelo foi conquistado por D. Afonso Henriques no século XII, em ano incerto, sendo a primeira data concreta de ocupação portuguesa no local relativa a 1214. Os seus traços e caraterísticas indicam que, anteriormente a essa data, o castelo terá sido ocupado pelos romanos, como é indicado pela existência de uma Via Romana que atravessa o rio Sever.

 

Este castelo foi particularmente importante nos reinados de D. Afonso Henriques, o seu conquistador; D. João III, que ofereceu os domínios da cidade à Ordem de Malta; e pelo seu posicionamento a favor do Mestre de Avis após a morte de D. Fernando.

 

5. CASTELO DE ARRAIOLOS

Situado no distrito de Évora, em Arraiolos, este castelo foi erigido no reinado de D. Dinis, tendo sido doado a D. Nuno Álvares Pereira após a crise de 1383-85, momento no qual este ganha o título de Conde de Arraiolos.
As suas caraterísticas de localização, que o tornam um local com condições climatéricas agrestes no que respeita à temperatura e ao vento, fizeram com que, em meados do século XIV, este sofresse um abandono por parte dos seus habitantes, o que contribuiu para a sua degradação.

 

Apesar disto, o castelo foi um importante ponto de partida das expedições militares dirigidas por D. Nuno Álvares Pereira contra Castela entre os anos de 1385 e 1390.

 

6. CASTELO DE TOMAR

Situado no centro de Portugal, na cidade com o mesmo nome, o Castelo de Tomar apresenta-se como uma das mais importantes edificações nacionais. Tendo sido sede da Ordem dos Templários, que protegiam a capital original do nosso país (Coimbra), este castelo foi construído como uma imponente fortaleza militar.

Aqui se viu a Ordem dos Templários dar origem à afamada Ordem de Cristo, que teve um importante papel na dinamização dos descobrimentos portugueses, que ajudaram a colocar o povo lusitano no centro das mais importantes descobertas por via marítima do mundo.

 

Neste castelo, merecerá ainda a visita o Convento de Cristo, onde poderá apreciar a arquitetura gótica, cujos detalhes e acabamentos apresentam algumas das mais belas caraterísticas dos monumentos nacionais.

Como estes castelos haverá, certamente, muitos outros a merecer a sua visita. Embora se trate de um país pequeno, a história Portuguesa é realmente grandiosa e irá convidá-lo a visitar o passado, enquanto lhe oferece algumas das mais belas paisagens e experiências.