7 Escapadinhas românticas inesqueci­veis de Norte a Sul de Portugal


Óbidos, romance dentro de muralhas

O cenário romântico de dentro das muralhas de ÓbidosO cenário romântico de dentro das muralhas de Óbidos

Óbidos é, sem margem para discussão, um dos locais mais adequados para aquilo que, na gíria, se denominam de escapadinhas românticas. O seu cariz medieval, os cavalos e os coches por eles puxados, as igrejas, as livrarias, as muralhas, claro, e todo o ambiente que rodeia este destino fazem com que esteja no top of mind para aqueles que procuram um fim de semana romântico.

A vila é grande. Bem, não é Londres, também não é Lisboa, mas tem dimensão suficiente para ser impossível de ser explorada em meia dúzia de minutos. O momento é romântico mas, ainda assim, sugerimos que uses calçado confortável: as ruas são estreitas, inclinadas e o passeio é feito sobre calçada, o que pode ser desconfortável para os teus pés após algumas horas… ou quilómetros.

E o que fazer, perguntas tu? Muita coisa. Mas, se o objetivo é aproveitar esta escapadinha a dois para descansares e partilhar momentos com a tua cara metade, sugerimos que as faças com o maior vagar possível.

Começa por brindar ao amor com uma ginginha de Óbidos em copo de chocolate para aquecer o ambiente. Depois, caminha. Aproveita os ares frescos vindos da Serra D´el Rey para desfrutares de cada esquina e ruela pitoresca. Faz o óbvio, ou seja, sobe as muralhas e contempla a paisagem que te rodeia, mas não te fiques por aí. A vila é conhecida por albergar inúmeras igrejas, todas elas com uma história e um interior bastante rico.

Ainda com a religião como tema de fundo, sugerimos uma visita ao Museu Municipal de Óbidos. Aqui, farás parte de uma autêntica viagem no tempo no que diz respeito à produção artística e devoção religiosa da vila. Destaque para a coleção de pintura dos séculos XVI e XVII onde constam obras de, por exemplo, Josefa d´Óbidos e André Reinoso.

Se ficaste com algumas dúvidas relativamente à história das igrejas e do museu, temos a sugestão perfeita para ti: uma visita a duas das mais originais livrarias do destino onde poderás esclarecer o que ficou por saber sobre aqueles monumentos. Conhecida como a Vila Literária, Óbidos tem, dentro das suas muralhas, várias livrarias criativas com motivos de visita prolongada. Destacamos, como dissemos antes, duas delas: a Livraria de Santiago e a Livraria do Mercado. Instagram, prepara-te, estas fugas a dois normalmente resultam sempre em muitas fotografias.

Esta escapadinha romântica a dois, em Óbidos, não pode terminar sem um passeio a cavalo: coloca a coroa, finge-te da família real e imagina-te senhor(a) do Reino de Portugal e dos Algarves durante o teu fim de semana romântico.

 

romântica só de passar por lá

Umas escapadinhas românticas até às Azenhas do Mar?Umas escapadinhas românticas até às Azenhas do Mar?

Eden Glorioso! Assim lhe chamou o poeta britânico Lord Byron. Património Mundial, classificou-a a UNESCO, séculos mais tarde. Perfeita para escapadinhas românticas, dizemos nós. Poderia não ser necessário escrever mais nada para te convencer a visitar esta vila, mas não, vamos continuar a escrever porque, é nossa convicção, Sintra vale cada letra, frase, capítulo ou livro.

A primeira grande vantagem competitiva de Sintra passa por se situar a menos de 30 minutos de distância da capital Lisboa. A segunda, tem que ver com a sua relativa diminuta dimensão. Mas, atenção: o mesmo alerta de Óbidos, ou seja, calçado confortável. Sobe-se e desce-se imenso por estes lados.

Tal como na Vila de Óbidos, o som dos cascos dos cavalos fazem parte do ambiente. O ar é fresco, a vegetação é densa e a concentração única de chalés por metro quadrado vai convencer-te que, sim, fizeste a escolha acertada para um fim de semana a dois.

A primeira paragem: o Palácio da Vila, verdadeiro cartão de visita para quem chega. Por outras palavras, o primeiro momento de queixo caído. Depois, prepara-te, vai ser sempre a subir. Palácio de Seteais, hoje um hotel de charme, Palácio Monserrate, onde te vais deslumbrar com os jardins e as espécies animais, o Castelo dos Mouros e, o Cristiano Ronaldo dos palácios: o Palácio da Pena, no cimo da Serra de Sintra e com vista para o oceano Atlântico, Cascais, Lisboa, Mafra… enfim, tudo o que nos pudermos lembrar!

Após esta subida a pique, sugerimos uma pequena paragem para um chá — pode ser o das cinco devido às semelhanças com o clima britânico — acompanhado de dois doces regionais: Queijadas e Travesseiros de Sintra.

Logo ali ao lado, e para dar uma amplitude ainda maior ao teu fim de semana romântico low cost, podes visitar a Praia das Maçãs, Praia da Adraga, as Azenhas do Mar e o Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa. Pronto, já tens tudo o que precisas: mostra ao teu amor o Eça de Queirós que há em ti e torna o teu fim de semana romântico inesquecível.

Aveiro: tão romântica como Veneza

Um passeio de Moliceiro: obrigatório em escapadinhas românticas por AveiroUm passeio de Moliceiro: obrigatório em escapadinhas românticas por Aveiro

Numa entrevista a um jornal de turismo, em tom bem disposto, José Ribau Esteves, atual presidente da câmara municipal de Aveiro, afirmou: “Não, Aveiro não é a Veneza portuguesa. É o contrário, acreditem!”. E tu, acreditas? Vamos tentar que sim!

Comecemos pelo óbvio: haverá fim de semana mais romântico do que aquele que inclui um passeio de barco? E, melhor ainda, num pequeno moliceiro que atravessa a ria pelo meio da cidade? A tua cara metade vai elogiar-te a coragem por teres escolhido um destino menos badalado mas igualmente romântico.

Vais descobrir os segredos dos vários canais da ria, observar a Arte Nova que constitui grande parte dos edifícios do centro da cidade e, havendo tempo — que haverá, certamente — darás um salto até ao Museu de Aveiro, instalado no Convento de Jesus da Ordem Dominicana Feminina, erguido na segunda metade do século XV. Nele, poderás contemplar um espólio significativo de obras de pintura, ourivesaria, escultura, talha e azulejo.

Para um passeio a pé — já que escapadinhas românticas pedem sempre uma caminhada — sugerimos uma visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. A avifauna será predominante, podendo ser possível avistares aves como o ganso patola, a gaivota tridáctila, a andorinha do mar, a cotovia de poupa, entre outras.

Depois, regressa ao centro de Aveiro, desfruta da vida urbana desta capital de distrito e não a abandones sem experimentar estas especialidades gastronómicas regionais: ovos moles e bolachas americanas na categoria dos doces, caldeirada de enguias para aproveitares o que de melhor vem do mar por estes lados e um leitão à Bairrada ou uma chanfana de borrego no que a carnes diz respeito. Feito isto, podes dizer que finalizaste mais uma das tuas escapadinhas românticas com a sensação de dever cumprido.

Ponte de Lima, onde há pontes há romance

O centro de Ponte de Lima é bastante pitoresco e ideal para umas escapadinhas românticas em PortugalO centro de Ponte de Lima é bastante pitoresco e ideal para umas escapadinhas românticas em Portugal

A ponte romana que atravessa o rio Lima deu o nome a esta aldeia considerada por muitos como a mais antiga do país. E tens já aqui o primeiro pretexto para a escolha deste destino como ideal para um fim de semana a dois.

Situada no Alto Minho, Ponte de Lima é perfeita para passeios de mão dada pelo seu centro histórico. As ruas são pitorescas, cheias de animação mas, ao mesmo tempo, de uma serenidade que vais adorar, sobretudo se estiveres farto de vida citadina. Locais de paragem obrigatória: a Igreja Matriz, erigida entre os séculos XII e XIII, Chafariz Renascentista na Praça Luís de Camões, a Capela do Anjo da Guarda e o Museu do Vinho Verde. Atravessar a ponte a pé, claro, está entre os must dodesta aldeia minhota.

A fome, já se sabe, irá apertar entre vários passeios a pé, mas em Ponte de Lima comer e beber bem é como respirar. Sempre com vinho verde a acompanhar, sugerimos os seguintes pratos tradicionais: arroz de sarrabulho com rojões de porco, bacalhau de cebolada e arroz de lampreia. Não precisas de experimentar tudo de uma vez, um fim de semana a dois dá tempo suficiente para provares estas delícias com a calma necessária.

Évora: mais muralhas, mais romance

As ruelas do centro de Évora são ótimas para passear e para tornar este vosso fim de semana romântico low costAs ruelas do centro de Évora são ótimas para passear e para tornar este vosso fim de semana romântico low cost

Mais um destino considerado Património Mundial pela UNESCO. A cidade de Évora, no Alentejo, também tem o seu centro histórico protegido por muralhas. É, no fundo, dentro destas que grande parte da sua e de outras escapadinhas românticas deve acontecer. É aqui que encontrarás o Templo de Diana/Templo Romano de Évora e que recorda a presença da civilização romana por estas bandas. Uma fotografia ou duas para a posteridade são imperativas!

Mas há mais para ver durante o teu fim de semana romântico: as ruas e os edifícios históricos, onde o branco se vai destacar, são cenário perfeito para uma caminhadas de mãos dadas. Os restaurantes, esses, são às dezenas e irás ser confrontado com as mais diversas especialidades da região: carne de porco e açorda à alentejana, migas e gaspacho são alguns dos pratos que poderás escolher. Ah, acompanha tudo isto com um vinho alentejano. Branco ou tinto. É obrigatório para tornares o teu fim de semana ainda mais romântico.

Outros locais que deves visitar: Universidade de Évora, antigo colégio do Espírito Santo, o Museu de Évora — que tem uma coleção de arqueologia, arte e o espólio dos conventos da cidade — e ainda o Museu de Arte Sacra na Sé de Évora e o Fórum da Fundação Eugénio de Almeida. Muita coisa para ver, devagar, como se quer no Alentejo e romântico como se pretende num fim de semana a dois.

 

Comporta, mesmo sem calor

Umas escapadinhas românticas na Comporta, são sinónimo de privacidade nesta épocaUmas escapadinhas românticas na Comporta, são sinónimo de privacidade nesta época © Tânia Sequinho

Continuamos no Alentejo, mas agora mais encostados ao Atlântico, com praia a perder de vista. A Comporta tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, não só na imprensa nacional, mas na que se consome além fronteiras. Quando assim é, parece-nos óbvio que entra diretamente para a lista de destinos a visitar numa escapadela romântica. E não te preocupes com a confusão: fevereiro é época baixa pelo que terás as ruas todas para ti.

A água na praia da Comporta não estará convidativa para um mergulho, mas um passeio no seu extenso areal deve fazer parte da tua to do list durante este fim de semana a dois. Depois, descansa naquele que já foi considerado o melhor bar de praia do mundo. Observa calmamente o pôr do sol, pede, lá está, um vinho alentejano e forra o estômago com alguns petiscos regionais.

Reserva tempo para visitares o Museu do Arroz para fazeres um 2 em 1: o espaço é perfeito para um jantar romântico e tens, também, uma espécie de tributo à orizicultura. É uma oportunidade de ouro para conheceres um pouco melhor a tradição desta região e a importância daquele cereal na história da Comporta.

Depois, perde-te nas ruas brancas da Comporta. Um fim de semana a dois, no Alentejo, passa sempre mais devagar. Aproveita cada recanto da aldeia, cada café, mercearia e restaurante para uma pausa e conversa com os locais. Escapadinhas românticas também contemplam uma imersão nas gentes e culturas.

Coimbra e o encanto na hora da despedida

O Páteo das Escolas e toda Coimbra vista da torre da Universidade de CoimbraO Páteo das Escolas e toda Coimbra vista da torre da Universidade de Coimbra

Cidades antigas = cidades românticas. É um chavão mas que não podemos deixar de sublinhar. Coimbra alberga a mais antiga universidade do país, é a cidade dos estudantes e do Conhecimento. Divide, com Lisboa, a paternidade do Fado pelo que chegados até aqui já entendeste por que razão escolhemos este destino como ideal para uma fuga a dois.

Cá em baixo, tens o rio Mondego e as suas margens onde podes passear com a tua cara metade. Daqui, podes avistar a cidade lá no alto e perceber que até lá chegares acima terás muito que calcorrear. Porém, não desistas já. Há muito para ver durante este fim de semana romântico.

A Universidade de Coimbra é uma das prioridades. Fica situada — nós avisámos! — na colina mais alta da cidade. Como escrevemos antes, é a mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelo rei D. Dinis. Chegado aqui, respira fundo, pois terás uma vista de 360º sobre a cidade. O cenário perfeito para umas escapadinhas românticas. Não deixes de visitar a Biblioteca Joanina com as suas mais de 300 mil obras datadas entre os séculos XVI e XVIII e dispostas em talha dourada.

Para tornar o teu fim de semana ainda mais virado para o romance, sugerimos que visites a Ponte Pedonal Pedro e Inês e a Quinta das Lágrimas, cenário do romance entre D. Pedro e D. Inês de Castro — lembras-te da matéria na escola? — o Portugal dos Pequeninos e, logo ali ao lado, o renovado Convento de Santa Clara.

Já falámos do Fado de Coimbra? Já? Não faz mal, nunca é demais: procura uma tasca onde este género musical de origem portuguesa seja a banda sonora e torna a tua escapadela irremediavelmente romântica.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal