15 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal


Podemos ter sido o país que iniciou a globalização mas, em muitos aspectos, somos uns autênticos desconhecidos pela maioria. Grande parte do mundo não faz a mínima ideia sobre os aspectos mais grandiosos da História de Portugal nem sobre as pequenas curiosidades históricas do nosso país. Descubra 15 coisas que a maioria dos estrangeiros não sabe sobre Portugal.

 

1. Você sabe por que os portugueses também são chamados de lusitanos? Por causa dos lusitanos, um conjunto de tribos que habitava desde a idade do ferro a região do actual Portugal. Na época da dominação romana, Portugal era chamado pelos romanos de Lusitânia.

 

2. O Reino de Portugal foi criado em 1143, com fronteiras definidas em 1249, o que faz de Portugal o Estado-Nação mais antigo da Europa.

 

3. Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

4. Em 1543, os 

5. Um dos primeiros europeus a ter contacto com os japoneses foi o santo católico de origem ibérica São Francisco Xavier. Nascido na Espanha, São Francisco Xavier trabalhou como missionário nas terras recém-descobertas pelos portugueses no século XIV como o Japão.

 

6. Palavras japonesas de origem portuguesa: botan (botão), buranco (balanço), joro (jarro), juban (gibão), karuta (carta), kappa (capa), konpeito (confeito), kirisutan (cristão), oranda (Holanda), orugan (órgão), pan (pão), shabon (sabão) e tabako (tabaco). A maior influência portuguesa na culinária japonesa foi o tempurá – pedaços de vegetais fritos.

7. Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança.

Chá das 5

 

8. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro nova-iorquino do Queens recebe esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

 

9. Cabo das Tormentas. Foi com esse nome que o navegador português baptizou o Sul da África quando o contornou pela primeira vez. De facto, os mares revoltos do litoral da actual África do Sul assustava muito os navegadores do século XV. Foi então que o rei de Portugal D. João II trocou o nome para Cabo da Boa Esperança, provavelmente numa tentativa de acalmar os marinheiros portugueses.

 

10. As primeiras habitações da cidade do Porto surgiram aproximadamente em 800 a.C..

 

11. O Porto foi, durante um bom tempo, chamado de Cale e, mais tarde, de Portucale. Vem daí o nome Portugal.

 

12. O vinho do Porto surgiu no século XVII, quando os britânicos passaram a importar a bebida em grandes quantidades de Portugal. Na intenção de fazer o produto resistir à viagem, os portugueses passaram a acrescentar álcool nos barris, o que acabou conferindo um sabor original ao vinho.

13. Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo do que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas (“silva”, em latim – o mesmo que selva). Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adoptaram o Silva quando emigraram para o Brasil, e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para a América do Sul.

14. Assim como o samba está para o Brasil, o fado está para Portugal. Considerado música típica do país, o fado é cantado por uma só pessoa acompanhada de um instrumento. A palavra fado significa “destino” (do latim “fatum”) e tem a mesma origem da palavra fada.

15. Países que tem o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal