As praias mais bonitas de Portimão


Praia do Alemão

Esta praia, mais conhecida como Praia do Alemão, tem no topo da arriba um pinhal que se transforma num verdadeiro corta-vento em dias de maior ventania. Limitada a poente pela formação rochosa da Ponta de João d’Arens e a nascente pela Praia do Vau, o areal da Praia do Alemão é tranquilo e com uma envolvente ainda muito natural.



Praia de João de Arens

A Praia de João de Arens localiza-se na base da ponta da falésia que lhe deu nome, na face Oeste. Segundo os populares, o nome surgiu por um pastor de nome João de Arens ter habitado as suas imediações.

O areal, de pequenas dimensões, está dividido por uma ponta da arriba em duas bolsas que quase se juntam, no pico da maré baixa. A poente, na bolsa mais a Norte, existe uma gruta de entrada para um algar na rocha. A nascente, na outra bolsa de areia e junto a um arco na rocha, é possível aceder à face Este da Ponta de João de Arens.



2. Prainha






Esta é uma das praias mais românticas do barlavento Algarvio. A Prainha é formada por pequenos areais em forma de concha isolados por formações rochosas fortemente esculpidas pela acção das águas doces e salgadas. E o resultado é um magnífico conjunto de arcos, leixões, algares e grutas, onde até se encontram promessas de amor escritas nas paredes. Contudo, recomenda-se precaução ao explorar os recantos desta praia de Portimão, uma vez que a queda de pedras e blocos é frequente.

 

Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como a precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do reborda da arriba. Embora a praia tenha uso balnear, está classificada como praia de uso limitado já que praticamente todo o areal se encontra inserido em zona de risco de derrocada.

Praia de Boião



A Praia de Boião localiza-se a a menos de 300 metros para Sul urbanização de Boião e a Oeste da Praia do Barranco das Canas. Esta praia, menos conhecida, é composta por três pequenos areais dispostos ao longo da Ponta de João de Arens que podem ser alcançados durante a maré baixa ou através do recurso a uma embarcação. Devido aos factores de acessibilidade, é comum encontrar um ou outro naturista em busca de um local mais recatado, quando comparado com as praias vizinhas a nascente.

 frente de mar é de uma beleza imperdível, pontilhada por uma armada de penedos que emergem do mar. As águas rasas, povoadas por maciços rochosos que abundam em vida marinha, são inúmeras vezes o alvo preferido de praticantes de snorkeling.

Praia dos 3 Irmãos



Quem já lá foi, sabe que aqui vai ver o mais bonito pôr-do-sol. Com uma dimensão ímpar, a Praia dos Três Irmãos situa-se numa longa e ampla barreira arenosa. As suas dunas abrigam diversas espécies de aves, micro-mamíferos, répteis e muitos insectos. Na frente do mar observam-se plantas delicadas como o feno-do-mar, a luzerna-das-areias ou o vistoso narciso-das-areias.

No lado nascente da Praia dos Três Irmãos surgem as arribas muito esculpidas, sendo visíveis alguns leixões mar a dentro. A baixa-mar dá acesso à Prainha e permite passeios cautelosos pelas enseadas e algares.

6. Praia de Alvor

A Praia de Alvor é um dos ex-libris da região de Portimão. Além da Bandeira Azul, foi também distinguida com a Qualidade de Ouro, prémios que confirmam tanto a qualidade ambiental das águas como das infraestruturas. O vasto areal é outro dos encantos desta praia situada a nascente da Ria de Alvor.

As barreiras arenosas de Alvor possibilitam a existência de uma laguna interior com bancos de sapal e canais de águas calmas, fazendo com que este habitat seja um santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas, residentes ou de passagem, e para muitas espécies de peixe e moluscos. O sistema dunar de Alvor foi alvo de uma requalificação e existe agora uma rede de passadiços e caminhos que contribui para a preservação do sistema dunar e dá acesso às praias e ao molhe. Um percurso de natureza, que é percurso acessível, oferece pontos de estadia e miradouros, permitindo contactar com os habitats típicos da Ria de Alvor: as dunas, os sapais e o estuário.

Praia da Rocha



A Praia da Rocha é uma das mais emblemáticas praias do Algarve. Com um vasto e espaçoso areal que se expande por mais de 1 km, protegido por arribas de tons quentes, a Praia da Rocha é o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes, sendo uma das praias mais conhecidas do país. Passeie nos largos passadiços de madeira que percorrem o areal, ao longo do qual se multiplicam diversos bares e restaurantes, incluindo uma área desportiva. Na avenida que acompanha a praia, poderá encontrar uma enorme oferta de alojamento, restaurantes, esplanadas, bares, discotecas e um casino que terminam na Marina de Portimão.

Surpreenda-se com a fabulosa vista panorâmica sobre a linha da costa que poderá desfrutar num dos dois miradouros da Praia da Rocha. Do alto da Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar ou do Miradouro dos Três Castelos, vislumbre a areia limpa e clara, as águas cristalinas que reflectem todos os tons de azul, as rochas caprichosas, o esplendor do sol, numa paisagem natural de cortar a respiração que se enaltece tanto pela imponência como pela beleza e descubra porque é que a Praia da Rocha continua a estar no top de Verão das melhores praias.

  • As praias mais bonitas de Portimão


Outros Artigos Populares no Blogue