Tem apenas 40 habitantes no interior das muralhas é conhecido como o castelo do anel pelo seu formato

Tem apenas 40 habitantes no interior das muralhas é conhecido como o castelo do anel pelo seu formato

Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada desde o renascimento até aos nossos dias. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo, e vigiadas por um sobranceiro castelo do século XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte à igreja renascentista.

 

Vila fronteiriça de fundação medieval, com foral concedido em 1228, Sortelha só perderá no século XIX este estatuto concelhio com a reorganização administrativa feita pelo estado liberal.


Referida na documentação mais antiga como Pena Sortelha, o seu castelo roqueiro terá sido construído nos inícios do séc. XIII, formando uma pequena cidadela de 670m2 acessível, desde o exterior, por um postigo, virado para sul, conhecido como Porta da Traição. O castelo foi reforçado por uma Torre de Menagem, autónoma, comum nos castelos românicos mais antigos. 




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por André Barroso (@exploringviewpt)




Em 1209 já existiriam aqui algumas estruturas habitacionais e militares, estas últimas com amplo controlo visual do vale. Na Idade Média as dificuldades de repovoamento da zona promoveram a atribuição régia de forais, garantindo assim, a defensa de uma fronteira em sobressalto pela pressão do Reino de Leão, que detinha o extenso alfoz da vila fortificada do Sabugal.







O foral é-lhe atribuído em 1228, por D. Sancho II, época em que terá sido construído o castelo, ou cidadela. Esta última corresponde a um castelo roqueiro, românico-gótico, com intervenção pontual do período manuelino, enquanto as muralhas, algo anteriores ao castelo, foram construídas tendo por base duas paredes fortes e paralelas, a modo de cofragem, entre as quais se preenchia o espaço com pedra grossa e gravilha.







A cidadela, situada no limite sul do perímetro amuralhado, tem uma torre de menagem situada no centro do recinto. De planta quadrada é maciça até à porta e conta com três seteiras. Como dado curioso referir um tabuleiro do Jogo do Moinho esculpido no maciço onde assenta esta torre. Também no interior deste castelo se conserva uma cisterna.







O acesso ao interior do castelo é assegurado por uma porta de arco abatido e em parte escavada no afloramento. Sobre ela, e como reforço defensivo, um balcão com mata-cães e, ao lado, as armas reais de D. Manuel I com esferas armilares. São também dignas de menção as troneiras que aí podemos observar (abertura para apoiar o tron, ou bombarda, uma peça de artilharia leve)







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores locais para visitar em Lagoa

Os 15 melhores locais para visitar em Lagoa

Praia do CarvoeiroO charme desta praia de pescadores advm da sua pequena baa de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turstico bastante cosmopolita. H barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediaes. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartame...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Peniche

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Peniche

Forte de So Joo Baptista das BerlengasO Forte de São João Baptista das Berlengas, ou simplesmente Fortaleza das Berlengas, localiza-se na ilha de Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, integrando o conjunto defensivo de Peniche, no distrito de Leiria, em Portugal. As Ilhas das Berlengas conta com a presença hu...
O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

Castelo de Penela na freguesia de Santa Eufmia CoimbraO Castelo de Penela localiza-se na vila de mesmo nome, na freguesia de Santa Eufémia, Distrito de Coimbra, em Portugal.  A ocupação militar deste outeiro é muito antiga, remontando pelo menos aos Romanos, que daqui vigiavam a estrada Mérida-Con&iacu...
Os 9 melhores locais para visitar em Santarém

Os 9 melhores locais para visitar em Santarém

Claustro de D. Joo III em TomarO Claustro de D. João III também chamado de Claustro Grande (século XVI), é parte integrante do Convento de Cristo, localizado na freguesia de São João Baptista, cidade de Tomar, Portugal. Classificado como Monumento Nacional (1910) e como Património Mundial (1983) en...