As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Sesimbra

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Sesimbra

Fica a menos de uma hora de Lisboa é uma pérola por descobrir





A Lagoa de Albufeira situa-se na orla Ocidental da Península de Setúbal, no arco litoral Caparica - Espichel, cerca de 20Km a Sul de Lisboa.



É um local de invulgar beleza, onde se conjuga o mar a lagoa e extensos pinhais.A Lagoa tem características invulgares e óptimas para a prática da pesca desportiva, vela e windsurf.











É formada por dois corpos lagunares principais ligados por um canal estreito, sinuosos e pouco profundo: a Lagoa Pequena, mais interior e menos profunda e a Lagoa Grande, com profundidades máximas de cerca de 15m.





Praia do Meco ou do Moinho de Baixo Sesimbra





A Praia do Meco (ou Praia do Moinho de Baixo) é uma praia situada junto à Aldeia do Meco, na costa ocidental do concelho de Sesimbra. Encostada a esta praia, fica a aldeia do Meco, tradicionalmente ocupada por agricultores e pescadores, cada vez mais raros, mas que vale a pena percorrer

Junto à aldeia do Meco, que lhe deu o nome que a popularizou, a Praia do Moinho de Baixo foi uma das primeiras a possuir uma zona devidamente assinalada e licenciada para a prática do naturismo, numa área que se estende para as Praias da Tramagueira e do Rio da Prata, as últimas do longo areal que tem início na Costa de Caparica.

Recatada, rodeada por dunas e com uma considerável extensão, a Praia do Meco ou Moinho de Baixo é um refúgio a sul do Tejo, mais precisamente no concelho de Sesimbra.  Conhecida desde sempre como a primeira praia de naturistas em Portugal - na época, ainda se chamavam nudistas - o Meco foi conquistando novos epítetos. Hoje, está legalizada para esta prática, embora esteja atualmente mais confinada à zona do Rio da Prata, a sul, numa área de algumas escarpas e de acessos mais difíceis.O mar, que por vezes tem uma ondulação muito forte, oferece boas condições para a prática de surf, bodyboard e windsurf.



Praia do Seixalinho Sesimbra





A Praia do Seixalinho situa-se numa pequena enseada.O areal é inexistente. Aqui, predominam os seixos rolados.Na zona Norte, existem rochas e um penedo que emerge da água, causando forte rebentação das ondas. A zona central contém uma aglomeração de calhaus de maior dimensão que divide a praia ao meio.



Praia do Ouro em Sesimbra





Localizada na Baía de Sesimbra, a Praia do Ouro apresenta geralmente o mar bastante calmo e areal com pouca inclinação, sem baixios, o que a torna ideal para famílias e crianças.É uma das praias portuguesas que hasteia a Bandeira Azul da Europa há mais anos, e também tem sido distinguida com a Bandeira de Praia Acessível, galardão que premeia as zonas balneares com acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, e Praia com Qualidade de Ouro, distinção atribuída às zonas balneares que apresentaram água de excelente qualidade.Oferece um conjunto de infraestruturas e serviços e, em 2013 foi objeto de um amplo projeto de requalificação que consistiu no melhoramento dos acessos, e na construção de um corredor pedonal sobrelevado com iluminação, estádio e novos sanitários.Entre maio e outubro realiza-se a Arte Xávega, pesca tradicional de cerco, feita num contexto turístico-cultural, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Parque Natural da Arrábida e os proprietários das embarcações.

Distinções Bandeira Azul; Praia com Qualidade Ouro; Praia Acessível. Equipamentos Sanitários; Chuveiros gratuitos; Estádio com bancada; Biblioteca de praia; Parque infantil; Estação de Vitalidade e Fitness; Concessionários de praia com serviço de restauração e zonas de sombra; Corredor pedonal desde a rampa em frente ao Hotel do Mar, até ao acesso junto do porto de abrigo. Estacionamentos mais próximos Rua Francisco da Conceição Silva (tarifado); Rua 4 de Maio (gratuito); Avenida dos Náufragos (concessionado aos Serviços Sociais do Pessoal da Câmara Municipal).

Sesimbra uma das melhores vilas a menos de uma hora de Lisboa





Sesimbra é uma encantadora cidade piscatória e um destino de férias muito popular por apresentar praias bonitas e variadas.

O litoral que circunda Sesimbra é protegido pelo parque nacional da Serra da Arrábida e a falta de desenvolvimento turístico permitiu à área reter a sua beleza natural.

Venha conhecer Sesimbra e descobrir que há mais que a praia para visitar. O Castelo de Sesimbra é um local impressionante e intrigante, que vai adorar descobrir.

 





Praia da Califórnia em Sesimbra





A Praia da Califórnia localiza-se na zona nascente da Baía de Sesimbra, e apresenta geralmente o mar bastante calmo e areal com pouca inclinação. Hasteia a Bandeira Azul da Europa há alguns anos.Em 2010 a Câmara Municipal levou a cabo a requalificação dos sanitários e construiu um novo acesso ao areal, que complementam as infraestruturas e serviços existentes.Entre maio e outubro realiza-se a Arte Xávega, pesca tradicional de cerco, feita num contexto turístico-cultural, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Parque Natural da Arrábida e os proprietários das embarcações.

Distinções Bandeira Azul Equipamentos Sanitários; Chuveiros gratuitos; Biblioteca de praia; Estação de Vitalidade e Fitness; Concessionários de praia com serviço de restauração e zonas de sombra; Corredor pedonal desde a rampa em frente ao Hotel do Mar, até ao acesso junto do porto de abrigo. Estacionamentos mais próximos Avenida 25 de Abril, Rua Heliodoro (tarifado); Largo do Calvário e edifício Mar da Califórnia (tarifado); Rua Navegador Rodrigues Soromenho (gratuito).

Castelo de Sesimbra





O Castelo de Sesimbra, também referido como Castelo dos Mouros, localiza-se na vila de mesmo nome, freguesia do Castelo, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal, em Portugal.

O castelo medieval ergue-se em posição dominante numa falésia, sobre uma enseada que se constitui em porto natural na pení­nsula de Setúbal, entre os estuários do rio Tejo e o do rio Sado, a poucos quilômetros do cabo Espichel.

Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.

As origens do Castelo de Sesimbra remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I, em 1199, monarca que atribui o primeiro foral à vila de Sesimbra, então sediada no interior do monumento.

Ao longo de toda a Idade Média, e dada a sua importância estratégica na defesa das fronteiras marítimas e terrestres do reino, o Castelo é alvo de inúmeras ampliações.



Praia do Moinho de Baixo Sesimbra





Junto à aldeia do Meco, que lhe deu o nome que a popularizou, a Praia do Moinho de Baixo foi uma das primeiras a possuir uma zona devidamente assinalada e licenciada para a prática do naturismo, numa área que se estende para as Praias da Tramagueira e do Rio da Prata, as últimas do longo areal que tem início na Costa de Caparica.O mar, que por vezes tem uma ondulação muito forte, oferece boas condições para a prática de surf, bodyboard e windsurf.

Caraterizada pelo extenso areal, a Praia do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco, é uma das mais frequentadas do concelho de Sesimbra. Reúne várias infraestruturas de apoio aos veraneantes próximo do principal acesso ao areal. Existem ainda zonas mais afastadas para a prática do naturismo.

Nos últimos anos o principal acesso foi melhorado e, em 2013, foi instalada à entrada da praia uma escultura alusiva à Arte Xávega, atividade piscatória praticada há muitos anos neste areal pelos habitantes da Aldeia do Meco, Alfarim e de outras localidades da zona rural.

Distinções: Bandeira Azul; Praia com Qualidade de Ouro. Equipamentos: Sanitários; Chuveiros; Biblioteca de Praia; Concessionários de praia com serviço de restauração e zonas de sombra.

Praia dos Medos





A Praia dos Medos de Albufeira possui um areal muito extenso com cerca de 2,1 Km.O laranja da Arriba Fóssil entrecorta o verde da vegetação na base e no cimo da falésia.É uma praia bastante remota, procurada por apreciadores do contacto com a natureza e aqueles que preferem estar mais privados.O acesso faz-se por um trilho no topo da falésia que tem início na base militar da N.A.T.O. (North Atlantic Treaty Organization) ou, se vier de Sul, através da areia, vindo da Lagoa de Albufeira.



Praia da Foz em Sesimbra





Localizada na costa ocidental, entre o Cabo Espichel e a Praia das Bicas, a Praia da Foz é ainda desconhecida para muitos.Tem um pequeno areal, ideal para quem prefere estar longe das multidões. O mar apresenta-se por vezes agitado e forma algumas correntes, aconselhando por isso alguma cautela por parte dos banhistas.

Estacionamento mais próximo Tem zona de estacionamento à entrada da praia.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Viseu

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Viseu

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas em TaroucaO Mosteiro de Santa Maria de Salzedas situa-se na freguesia de Salzedas, concelho de Tarouca, Portugal. Pertencente à Ordem de Cister, data do século XII, e o seu espaço foi doado ppr Teresa Afonso, filha do conde Afonso Nunes de Celanova, e mulher de D. Egas Moniz, o Aio. Nos s&eac...
Os 7 melhores lugares para visitar em Portimão

Os 7 melhores lugares para visitar em Portimão

Museu Municipal de PortimoO Museu de Portimão localiza-se na freguesia de Portimão, no concelho homónimo, em Portugal. Está instalado na antiga fábrica de conservas Feu, e abriu ao público em 17 de Maio de 2008   O Museu de Portimão assume-se como um observatório permanente e uma estru...
O que fazer no inverno nas Ilhas dos Açores os 18 melhores locais

O que fazer no inverno nas Ilhas dos Açores os 18 melhores locais

No precisa de viajar para muito longe para descobrir novos paraisos Lagoa do Fogo fica em PortugalSituada na maravilhosa e verdejante Ilha de São Miguel, no encantador Arquipélago dos Açores, a Lagoa do Fogo é a segunda maior Lagoa da Ilha de São Miguel, e também a mais alta, classificada desde 1974 como R...
As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Estremoz

As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Estremoz

Museu da Alfaia AgrcolaPequenas mostras de alfaias agrícolas nas Feiras de Artesanato de Estremoz, deram origem a uma grande exposição na Feira Internacional Agro-Pecuária e do Artesanato de Estremoz, que ocorreu de 1 a 8 de Maio de 1987, onde estiveram ao público mais de 4 mil peças recolhidas pelo Sr. Cr...