As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Almada

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Almada

Praia do Banheiro situada na Costa de Caparica





A Praia do Banheiro é uma praia situada na freguesia de Costa de Caparica, que integra o concelho de Almada, no litoral português.

Praia bem frequentada, rodeada por pequenas dunas. Existe um pequeno bar com muita animação onde é possível comer refeições ligeiras.



Praia da Riviera Costa da Caparica





Praia popular rodeada por pequenas dunas e arbustos. Tem uma pequena lagoa de água salgada. Praia limpa e cuidada, tem um mar calmo, não apresentando grande perigosidade.



Praia da Morena Costa da Caparica





A Praia da Morena possui um areal de extensão razoável, mais amplo defronte da concessão. Está integrada na unidade geográfica dos Medos. Tem um sistema dunar a todo o seu comprimento e as águas são, por vezes, mexidas.A maré baixa põe a descoberto várias poças ideais para as crianças brincarem em segurança.Esta praia é frequentada por famílias e amantes de desportos náuticos.Este é o sítio da paragem número catorze do Transpraia que percorre as praias na época de Verão.

É um dos sítios onde se come melhor em cima da areia da Caparica e tem uma esplanada preparada para as enchentes, principalmente ao fim-de-semana. O Borda d’Água é tão famoso que poucos se lembram que a praia onde está se chama Morena. Toda a gente lhe chama Praia do Borda d’Água, como se não ostentasse um belo bronze.



Praia da Sereia ou Praia do Waikik Costa da Caparica





O nome confunde-se com o do popular restaurante da praia, o Waikiki, com mesas e cadeiras brancas. É a ideal para quem adora festas. O restaurante, durante o dia frequentado por famílias e surfistas, nas noites de Verão transforma-se em discoteca e ali até se costuma organizar um festival de electrónica, o Les Plages Électroniques. É também a praia ideal para quem se esqueceu da toalha. Com vários puffs, cadeiras, camas e sofás do restaurante espalhados pela areia, pode ir dar um mergulho e voltar quando lhe trouxerem um hambúrguer ou uma sangria. 

A Praia da Sereia, também conhecida por Praia do Waikiki, tem um areal de extensão mediana que é acompanhado por um sistema dunar a todo o seu comprimento



Praia da Lareira Fonte da Telha





Praia de extenso areal onde é frequente encontrarmos grupos de jovens. Sendo vigiada, oferece condições para a prática de diversos desportos devido ao espaço de que dispõe.



Praia das Acácias Costa da Caparica





A seguir à vila da Costa da Caparica tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. O areal compreende três grandes áreas - as "Terras da Costa", as "Acácias" e os "Medos", que integram numerosas praias. Sem qualquer divisão natural, vão adquirindo nomes diversos em função do respetivo concessionário ou por terem uma entrada diferente a partir da estrada principal.Todas as praias têm parque de estacionamento e são servidas por um meio de transporte muito característico - o "Transpraia" - um pequeno comboio aberto, cuja linha tem início na vila da Costa da Caparica e termina na Fonte da Telha, com diversas paragens ao longo do percurso. Com areais muito vastos, oferecem boas condições para jogar futebol e voleibol ou simplesmente para fazer longas caminhadas. O mar, normalmente tranquilo e convidativo, por vezes tem uma ondulação mais forte propícia à prática de surf ou bodyboard.De uma ampla escolha, podemos referir as Praias da Morena e da Sereia, famosas pela animação das suas esplanadas, as Praias do Castelo, do Rei e da Rainha, mais familiares, e a Praia da Bela Vista, a primeira a ser reservada para o naturismo em Portugal. A Fonte da Telha, última paragem do Transpraia, está situada na ponta final deste extenso areal e possui uma área com cerca de 2 km de extensão, protegida por uma arriba com 70 m de altura, muito utilizada para descolagem de parapente.



Praia do Castelo Costa da Caparica





As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias. 

Diz-se que o nome da praia vem da casa em forma de castelo que se avista na estrada antes do acesso à praia. É uma das mais conhecidas da Caparica, frequentada por uma fauna mais jovem, que se costuma juntar no bar da praia. O restaurante que partilha o nome com o areal é popular para comer peixe fresco (linguado, besugo, chocos, ovas de pescada), mas prepare-se para esperar bastante tempo por mes



Praia Nova Costa da Caparica





Praia com águas calmas, muito procurada pelos veraneantes. Restaurante a servir pratos típicos.



Museu da Cidade de Almada





O Museu da Cidade abriu ao público a 1 de Novembro de 2003 como casa da história e memórias da cidade, da aprendizagem e da experiência urbana do concelho. Com uma exposição central agora renovada, o Museu tem-se afirmado como pólo central da rede de museus municipais, contando hoje com um papel reconhecido enquanto recurso educativo, equipamento especializado e um espaço aberto à comunidade.   Ao longo de 10 anos a sua programação temporária apresentou 18 exposições, das quais 14 resultaram de projetos próprios de investigação cruzando diferentes abordagens, de identificação e recolha de objetos, de imagens, de memórias orais, em processos participados por uma rede alargada de entidades e protagonistas locais que consubstanciam hoje parcerias informais e cúmplices de colaboradores e amigos do Museu.   A imagem e a oralidade revelaram-se centrais no espólio do Museu da Cidade, enquanto testemunhos documentais, suportes à investigação, mas também como meios privilegiados de mobilização da memória, facilitando os afetos e a intergeracionalidade, originando o Arquivo de Fotografia e o Arquivo Oral comuns à rede de museus municipais.

Forte de São Sebastião da Caparica





O Forte de São Sebastião de Caparica também denominado como Torre de São Sebastião de Caparica, Torre Velha e Fortaleza da Torre Velha, localiza-se na vila do Monte de Caparica, freguesia da Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal, em Portugal.

A Torre Velha de Caparica é um dos mais importantes exemplares da arquitectura militar renascentista no paí­s, uma vez que foi dos primeiros sistemas de artilharia integrando a defesa da barra do rio Tejo, juntamente com a Torre de Santo António de Cascais e a Torre de São Vicente de Belém.

A Torre Velha, situada na margem sul do rio Tejo, foi mandada erigir por D. João II, no lugar do antigo Forte da Caparica, construído no reinado de D. João I. A sua estrutura original, segundo as gravuras de Garcia de Resende, era composta por uma torre e um baluarte, no mesmo modelo desenvolvido alguns anos depois na Roqueta de Viana do Castelo e na Torre de Belém.   Em 1571, à semelhança do que aconteceu com diversos fortes ao longo da costa portuguesa, D. Sebastião mandou reformar a torre, ficando responsável pela obra Afonso Álvares, cujo projecto a transformou numa fortaleza de maiores dimensões.

Praia do Términus Costa da Caparica





Praia calma e de areal extenso, ideal para descansar. Boas condições para a prática de Surf e Bodyboard



Praia do Inatel Costa da Caparica





Em pleno areal da Costa de Caparica, a 500 metros das melhores praias da zona e inserido num parque florestal, o INATEL Caparica é o refúgio perfeito para uns dias de descanso em contacto com a Natureza a dois passos do centro da cidade e do mar.Os 35 espaçosos quartos estão totalmente equipados com aquecimento, televisão, minibar (mediante ativação na receção), varanda ou janela e wi-fi - disponível em toda a área do hotel.No verão não há dúvida, a piscina exterior é o ponto de encontro por excelência.No restaurante, um espaço arejado e luminoso que se propõe a oferecer verdadeiras experiências de palato, mantêm-se as referências à gastronomia da região, fortemente influenciada pela tradição piscatória.Aproveite o bar lounge para um copo ao final da tarde ou para um serão descontraído e, se procura animação, a sala de jogos está de portas abertas.



Praia do Albatroz na Costa da Caparica





Praia com óptimas condições balneares, ideal para famílias com crianças pequenas. O mar é calmo, mas o areal é pequeno. É vigiada e tem infra-estruturas de apoio.



Praia da Rainha Costa da Caparica





Tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante: 1,20€ por dia. Uma praia familiar, muito frequentada também por colónias de férias. Fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas.

A Praia da Rainha apresenta um areal extenso que se torna muito amplo na zona Norte. Insere-se na unidade geográfica das Acácias Norte.A característica mais exótica desta praia é possuir um heliporto, muito útil em situações de emergência. Este facto é um dos motivos pelo qual é eleita por muitas colónias de férias e colégios para levarem as crianças.



Praia da Cabana do Pescador Costa da Caparica





As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar, unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias.

Praia envolvida por vegetação e frequentada por jovens. Possui escola de surf e bodyboard. Existe aqui um restaurante de qualidade com pratos típicos.









O que visitar e conhecer em Portugal

10 locais grátis para visitar em Peniche

10 locais grátis para visitar em Peniche

Praa-forte de Peniche monumento nacionalA Fortaleza de Peniche, monumento nacional desde 1938, localiza-se na cidade de mesmo nome, no distrito de Leiria, em Portugal. É uma fortificação implantada na encosta sul da Pení­nsula de Peniche, por sobre as arribas, entre o porto de pesca, a leste, e a Gruta da Furninha a...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Sines

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Sines

Praia de Aivados Sines Com um areal muito extenso e uma beleza selvagem, a Praia dos Aivados está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, numa zona em que se preserva uma vegetação diversificada, que regista a presença de diversas espécies únicas no mundo.Pouco frequentada e b...
O que fazer em Viana do Castelo os 10 melhores sitios para visitar

O que fazer em Viana do Castelo os 10 melhores sitios para visitar

Museu Municipal de CaminhaO Museu Municipal de Caminha situa-se em pleno Centro Histórico Medieval da vila e está instalado num edifício datado, provavelmente, do séc. XVII/XVIII que, até ser adaptado a Museu e Biblioteca, em 1989, serviu de Tribunal e Cadeia da Comarca de Caminha. Hoje, o edifício alberga ...
Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira

Praia do EvaristoEsta pequena e rochosa praia tem vrios caminhos entrelaados que conduzem at ao topo das falsias. A pode-se admirar a praia e a costa circundante, so vistas de rara beleza dignas de um postal. Esta bela praia tambm tem estacionamento bem perto, restaurantes, casas de banho e vigiada durante o vero.Praia de VilamouraA atrae...