20 coisas para fazer e visitar no inverno em Viana do Castelo
Praia da Ínsua
Situada no extremo norte do longo areal da Praia de Afife, a Praia da Ínsua está rodeada por dunas que embelezam a paisagem e a protegem dos ventos fortes. Muito concorrida, esta praia é bastante apreciada pelas crianças devido às pequenas poças que na maré baixa se formam entre as rochas.
A norte, a praia da Carrasqueira desvenda alguns dos segredos da evolução natural do litoral, aqui encontramos uma praia antiga, constituída por areias e calhaus rolados resultante das pequenas oscilações da subida e descida do mar durante o período de algumas dezenas de milhares de anos.
Aqui e ao longo de todo o litoral norte, podemos encontrar antigas estruturas de pesca artesanal, as “câmboas”.
Ruinas da cidade velha de Santa Luzia
A Citânia de Santa Luzia é um notável exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão, como pelo planeamento urbanístico, tipologia construtiva e carácter defensivo.
Situado na coroa do Monte de Santa Luzia, num local geograficamente estratégico, de onde se domina toda a área envolvente, desde o estuário e foz do Rio Lima até à zona costeira atlântica, este povoado castrejo de tipo proto-urbano evidencia uma ocupação contínua entre os períodos da Idade do Ferro e Romanização.
Praia do Cabedelo Viana do Castelo
A praia é constituída por dois areais, separados por um pontão. Do lado direito de quem está virado para o mar, encontra-se o areal mais pequeno, e do lado esquerdo, o grande, que se estende até à praia seguinte (Praia do Rodanho). O local é bastante apreciado pelos banhistas, dada a proximidade da cidade de Viana do Castelo e as boas infra-estruturas de apoio, embora a baía esteja bastante exposta ao vento Norte (mais abundante durante o Verão).
A exposição ao vento torna a Praia do Cabedelo um local de eleição para os entusiastas de desportos de vento, principalmente Windsurf e Kitesurf, sendo inclusivamente considerada por muitos como umas das mecas desta última modalidade. No entanto, a praia é também largamente frequentada por praticantes de outros desportos náuticos, como o Surf e o Bodyboard.
Esta é a primeira praia, a sul do Rio Lima, sendo constituída por dois espaços:
Do lado sul, do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.
Praia da Amorosa Velha
Muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danificar as dunas que a envolvem.
Museu Municipal de Caminha
O Museu Municipal de Caminha situa-se em pleno Centro Histórico Medieval da vila e está instalado num edifício datado, provavelmente, do séc. XVII/XVIII que, até ser adaptado a Museu e Biblioteca, em 1989, serviu de Tribunal e Cadeia da Comarca de Caminha. Hoje, o edifício alberga o Museu Municipal de Caminha que expõe uma importante coleção de objetos arqueológicos que documentam a história da região desde a Pré-História à Romanização.
No Museu Municipal de Caminha o visitante será conduzido por entre segredos e mistérios de tempos remotos que o farão sorrir e sonhar com a vida na antiguidade desta região, espelhada em objetos pré-históricos, nas réplicas das gravuras rupestres de Lanhelas, na reprodução da Anta da Barrosa de Vila Praia de Âncora, e nos objetos da cultura castreja, bem documentada nos achados arqueológicos do Coto da Pena e da Cividade de Âncora. Finalmente, o visitante tem um contacto direto com o fascinante mundo romano através dos utensílios que utilizavam no seu quotidiano e nas suas trocas comerciais.
O Museu Municipal de Caminha é uma instituição dependente da Câmara Municipal de Caminha, sem fins lucrativos, que se dedica a, em benefício do público, colecionar, preservar, interpretar, expor e comunicar os valores patrimoniais do concelho de Caminha.
Praia da Rodanho Viana do Castelo
Esta praia, de uma elevada beleza natural, estende-se por dois quilómetros de costa arenosa.
É uma praia ampla com sistemas dunares bem desenvolvidos e uma mata adjacente, que induzem uma grande diversidade de habitats.
A Praia do Rodanho surpreende por ter uma das dunas de maior altitude do norte de Portugal.
Esta praia, uma beleza natural elogiada, se estende por dois quilômetros de costa arenosa. É uma grande praia com sistemas de dunas bem desenvolvidas e uma mata adjacente, que induzem uma grande diversidade de habitats. Praia do Rodanho surpresa por ter uma das maiores dunas do norte de Portugal. Esta praia com excelentes condições para desportos aquáticos apresenta: Surf (pranchinha e longboard), Body board e SUP (Stand Up Paddle). Praia com Prêmio da Praia Dourada
Praia da Arda Viana do Castelo
Também conhecida como Praia da Mariana, nome do restaurante que aqui existe, a Praia da Arda ou do Bico é uma das melhores do país para a prática de surf e bodyboard, sendo por esse motivo muito frequentada pelos jovens. O extenso areal desta praia enquadra-se num cenário de grande beleza natural, rodeado por um longo cordão de dunas, pontuadas aqui e ali por vegetação verdejante.
Chafariz da Praça da Rainha Praça da República centro histórico de Viana
O Chafariz da Praça da República está localizado na parte oriental da Praça da República (antiga Praça da Rainha), Situado no centro histórico de Viana, no centro da Praça da Rainha, o exemplar semelhante ao de Caminha ergue-se sobre uma escadaria de quatro degraus, com um tanque circular. No centro deste, imerso na água, assenta o pilar que suporta todo o resto da estrutura. Sobre este pilar está a bojuda coluna estriada e decorada com folhagens.
Surge um conjunto de três taças, que vão diminuindo de diâmetro à medida que são colocadas mais acima. A primeira taça é rematada por dois frisos a toda a sua volta, sendo o superior decorado com motivos denteados semelhantes aos do tanque. À volta desta existem seis carrancas que servem para escoar a água. A taça seguinte é semelhante à anterior, diferenciando pelas quatro cabeças aladas que também jorram água.
Este é um chafariz renascentista, o último de um conjunto de três projetos monumentais realizados pelo canteiro portuense João Lopes, o Velho no Minho e na Galiza. Terá substituído uma fonte mais antiga em que teriam trabalhado os canteiros Fernão Anes (1512) e João Gonçalves (1523).
Mercado Medieval Melgaço Viana do Castelo
Ano passado correu muitíssimo bem. Estamos convencidos de que este ano vai crescer ainda mais. Não temos dúvidas de que este mercado medieval vai afirmar-se como um dos maiores eventos na área medieval em todo o Alto Minho e, porventura, no Norte do país", disse o presidente da Câmara, Manoel Batista.
Este é o Santuário mais bonito de Portugal Santuário de Santa Luzia
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, é um santuário cristão católico localizado no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Assumindo-se como o ex libris e cartão-de-visita da cidade de Viana do Castelo, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente, panorama considerado o 3º melhor do mundo, segundo a National Geographic (1927).
Praia do Castelo do Neiva uma das melhores praias de Viana do Castelo
A costa e a praia formam uma linha marcada pela rebentação das ondas.
Um pequeno porto de pesca artesanal é o testemunho da faina do mar característica de uma comunidade piscatória, com os seus perigos e desafios.
Aqui, é fácil encontrarmos algumas das espécies de gaivotas que povoam o nosso litoral: a gaivota argêntea (Larus argentatus), a gaivota de asa escura (Larus fuscus L.), a gaivota pequena (Larus minutus) e a gaivota grande (Larus marinus).
O limite desta praia é o Rio Neiva que corre até ao mar, desaguando entre dunas e pinhais.
Praia de Castelo do Neiva
Numa região habitada desde tempos muito antigos, cujos testemunhos mais evidentes foram encontrados no Castro do Monte da Guilheta originário da Idade do Ferro, a Praia de Castelo do Neiva está inserida num ambiente rural. A par da agricultura, as atividades tradicionais da população incluíam também a apanha do sargaço, para fertilizar os campos de cultivo, e a pesca, faina que se mantém no extremo norte da praia, onde se situa o porto de pesca e a Lota. Para lá desta zona, o areal é extenso e está dotado de completas infraestruturas de apoio, que tornam a estada dos banhistas mais agradável.
Museu de Carros de Cavalos Viana do Castelo
O Museu de Carros de Cavalos localiza-se na Quinta da Bouça, na freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Constitui-se em um museu temático dedicado ao transporte de tração animal, em particular por carruagens.
Museu particular instalado num edifício junto a um belo solar do século XVIII, que alberga a colecção reunida pelo Dr Lopo de Carvalho, com mais de 50 carros de cavalos, especialmente do século XIX. Aqui pode ver desde carros de passeio a charretes familiares, passando por veículos de caça e de transporte público. Também tem uma vasta coleção de selas, selins e outros artefactos relacionados com os cavalos. Na sua coleção está incluída a carroça de Afonso de Bragança, Duque do Porto, conhecida por arreda.
Praia Azul Vila do Conde
A Praia de Vila Conde possui um longo areal que se estende por cerca de 6 kms até à foz do Rio Ave, quase sem interrupções. Neste espaço, que vai tomando diversos nomes conforme o concessionário e os frequentadores, destacam-se praias como a de Caxinas, utilizada pelos pescadores, a Praia do Turismo, muito concorrida por estar perto do centro urbano, e a Praia Azul, a mais procurada pelos surfistas. Terra de estaleiros de construção naval e de pescadores, Vila do Conde é conhecida pelas belíssimas rendas de bilros, fabricadas com muito saber e paciência pelas mulheres da região.
A Praia Azul em Vila do Conde é claramente uma praia que serve a população local dada a sua proximidade à zona habitacional. Os fáceis acessos e todas as infra-estruturas envolventes convidam não só a banhos como a agradáveis passeios pela marginal.Uma ciclovia e um passeio pedonal são seguramente opções saudáveis em alternativa a um mergulho.
Praia da Azurara Vila do Conde
Situada a sul de Vila do Conde e da foz do Rio Ave, a Praia de Azurara começa junto ao molhe que a protege dos ventos mais fortes.As suas areias brancas e finas estendem-se por quilómetros e estão rodeadas por um cordão de dunas preservadas, atravessado por passadiços de madeira que permitem o acesso dos banhistas sem danificar o meio envolvente. O mar de ondulação forte é muito apreciado pelos praticantes de surf.
Praia de Labruge Vila do Conde
A Praia de Labruge é uma praia marítima situada em Labruge, Vila do Conde, em Portugal continental.
Com boas infraestruturas de apoio, a Praia de Labruge está delimitada por um sistema dunar e possui alguns rochedos espalhados pelo areal. Nas imediações encontram-se campos agrícolas que acrescentam maior pitoresco à paisagem.
Praia do Pinhal em Vila Chã Vila do Conde
Uma acolhedora extensão de areia, que reúne todas as condições para passar um dia agradável de Verão.A Praia do Pinhal possui como apoios de praia, os tipicos toldos de lonas coloridas, balneários e duches.
Praia antecedida por areais cobertos por alguma vegetação, sendo que o acesso ao areal se faz pelas comuns passadeiras de madeira. É frequentada sobretudo por jovens, incluindo à noite, dado que o local tem alguns locais com animação noturna.
A Praia do Pinhal dos Eléctricos, também conhecida por Praia Nova, pertence à frente de mar do Bairro da Louça, a Norte de Vila Chã. Tem um areal extenso, delimitado a Sul por uma formação rochosa junto à linha de água.
Praia de Afife em Viana do Castelo
Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.
Praia da Amorosa Nova Viana do Castelo
Muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danificar as dunas que a envolvem.
Castelo de Melgaço
O Castelo de Melgaço localiza-se na freguesia de Vila, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Principal defesa raiana do Alto Minho no século XII, constitui-se na sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça, vigiando a travessia para a Galiza.
No cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, com três pisos e cobertura em telha, e parte da antiga cerca da Vila medieval.
Praia do Carreço Viana do Castelo
A praia de Carreço é um espaço muito procurado pelas famílias, protegida dos ventos fortes do norte pelo promontório de Montedor e, do mar, pelos afloramentos rochosos apresenta uma grande variedade de formações geológicas.
Nesta praia pode-se observar uma população de corvos marinhos de crista (Phalacrocorax aristotelis), assim como algumas outras espécies.
Com uma zona bastante rochosa entre as dunas e o areal, a Praia do Carreço possui boa qualidade ambiental e ótimas infraestruturas de apoio. Esta praia está integrada numa zona de grande beleza paisagística, que poderá ser admirada em toda a sua extensão a partir da colina do Montedor, onde se situa o farol mais a norte do território português. Nas imediações, não deixe de visitar os três Moinhos de vento de Montedor, recentemente restaurados.