A maior árvore de Natal da Europa já foi Portuguesa


Maior Árvore de Natal da Europa foi uma mega estrutura de aço e milhões de pequenas luzes, oferecida pelo Millenium BCP à Cidade de Lisboa em 2004, 2005 (com uma réplica em Varsóvia) e 2006, e à Cidade do Porto em 2007 (tendo contado com uma réplica em Bucareste)

Trata-se, mais uma vez, da maior Árvore de Natal da Europa com 76 metros de altura e 280 toneladas.

Para iluminar este monumento natalício serão instalados 2.400 micro lâmpadas, 13.000 lâmpadas bolinha, 28.000 metros de mangueira luminosa, 500 metros de néon e 600 strobes.

O projecto de solidariedade da Árvore de Natal Millennium tem como parceiro a “Fundação Porto Social”, que tem como objectivo coordenar a participação de organizações e instituições de solidariedade de modo a racionalizar os recursos, conjugar esforços, integrar a oferta e aumentar os níveis de qualidade da intervenção social realizada na cidade.

A Árvore de Natal vai, mais uma vez, ser certificada com o selo “CarbonoZero”, sendo as emissões associadas aos seus processos de montagem, funcionamento e desmontagem compensadas com o sequestro da mesma quantidade de dióxido de carbono, numa área de nova floresta autóctone em Portugal.

 

Em 2008, a árvore voltou para Lisboa, mas não para o Terreiro do Paço, desta vez a sua enorme estrutura foi montada no topo do Parque Eduardo VII, de onde era visível para toda a cidade. Desta vez a árvore era patrocinada pela Zon TV Cabo. Esta era uma maneira de a empresa fazer publicidade aos seus produtos televisivos.

 

Em 2009, a árvore voltou a ser montada no Parque Eduardo VII em Lisboa, tendo a sua construção sido iniciada a 19 de Outubro de 2009. Com um design diferente do ano anterior, as iniciativas voltaram a ser as mesmas, estando principalmente focadas na Tenda Zon a ser instalada no terreno. A inauguração da estrutura foi calendarizada para 29 de Novembro de 2009, e a árvore "brilhou" sobre Lisboa todos os dias das 17:30 à 01:00.

 

Para 2010 e anos seguintes era esperado que a árvore regressasse ao Terreiro do Paço, ano em que esta seria inaugurada completamente reformulada e "nova". No entanto também era esperado que a Zon continuasse com a edição no Parque Eduardo VII, deixando assim Lisboa com duas das maiores Árvores de Natal da Europa e do mundo, o que não ocorreu devido à falta de patrocinadores.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal