A lagoa mais bonita do Alentejo fica a 2 hora de Lisboa

A lagoa mais bonita do Alentejo fica a 2 hora de Lisboa

A lagoa de Melides, com cerca de 26 hectares e pequenas ilhas cobertas de vegetação hidrófila, é importante pelo seu encanto, pela sua função ecológica e pela sua história. Encontrando-se em grande parte assoreada, a lagoa esteve ligada ao mar e serviu de porto pesqueiro até ao século XVIII.




Ecossistema frágil, a lagoa tem servido como habitat a várias espécies animais, designadamente a enguias, pardelhas, tainhas, garças-pequenas, garças-brancas, garças-vermelhas, milhafres-pretos e tarambolas-douradas.




A oriente desta e até às imediações da aldeia de Melides, estende-se uma várzea, onde predomina a cultura do arroz.










A lagoa de Melides faz parte de um sistema de lagoas interiores localizadas ao longo da faixa litoral Alentejana. Estas lagoas costeiras têm uma elevada relevância ecológica, facto que levou à sua inclusão da Rede Natura 2000. 




A Lagoa de Melides situa-se na Costa Alentejana, nas proximidades da praia de Melides e estende-se até à aldeia de Melides.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Carla Telo (@telocarla)




Um local de uma beleza única com uma grande riqueza de fauna e flora. Para quem quer fugir à confusão da cidade e mergulhar num silêncio profundo que apenas têm como ruído de fundo o barulho dos animais que se escondem por lá, este é o local indicado. A paisagem inspira-o para um picnic, um passeio pedestre ou de cavalo.







A lagoa garanta-lhe actividades como a canoagem e convida-o a um mergulho refrescante num dia de verão. Outra das actividades possíveis é o bird watching, pois é possível observar várias aves, como as cegonhas por exemplo.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores locais para visitar monumentos de Viseu

Os 7 melhores locais para visitar monumentos de Viseu

Igreja Matriz de CrquereO Mosteiro de Santa Maria de Cárquere é um mosteiro localizada em Resende, Viseu, também conhecido por Igreja Paroquial de Cárquere, Igreja de Santa Maria de Cárquere ou Santuário de Nossa Senhora de Cárquere. Encontra-se classificado como monumento nacional. Integra, desde ...
Dicas dos 9 lugares grátis para visitar em Beja

Dicas dos 9 lugares grátis para visitar em Beja

Igreja de Nossa Senhora da Anunciao (Mrtola)A Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também referida como Igreja Matriz de Mértola, no Alentejo, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja, em Portugal. Destaca-se por ser o único exemplar de arquitetura religiosa islâmica...
As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Évora

As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Évora

Castelo de Viana do AlentejoO Castelo de Viana do Alentejo localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora, em Portugal. Aproximadamente equidistante das cidades de Évora e de Beja, o castelo ergue-se no sopé sul do monte de S. Vicente, em posição dominante sobre a parte antiga da vila....
Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Alcobaça

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Alcobaça

Praia da Lgua AlcobaaPraia com um extenso e largo areal, envolvido por uma encosta verde e muito procurada para pesca. As dunas albergam várias espécies, entre as quais bonitos exemplares de cardo marítimo. Praia isolada, situada no Pinhal de Leiria, com todas as condições para um agradável e sossegado d...