É o Carvalho mais antigo da Europa tem mais de 700 anos fica em Portugal

É o Carvalho mais antigo da Europa tem mais de 700 anos fica em Portugal

Esperávamos um carvalho-alvarinho Quercus robur L. monumental, não um parque construído em seu redor, tão natural que parecera de sempre. Mas a autarquia da Póvoa de Lanhoso não fez por menos: protegeu o seu monumento natural numa redoma idílica, onde nesta tarde crianças de um ATL brincam em actividades de férias organizadas pelo Centro Ambiental (CA) da Póvoa de Lanhoso, que tem a sua sede num edifício moderno, cheio de vidro, aqui.

 

Correm como se não houvesse amanhã sobre a erva prado impecavelmente aparada e não têm hesitações quanto a saltarem a pequena cerca que estabelece o perímetro de segurança do carvalho-alvarinho, que acompanha a projecção da copa e corresponde às suas raízes, cuja área não devia ser pisoteada.

Afinal, trata-se de um exemplar referenciado como tendo 500 anos (o que já faz dele o mais antigo da Europa), mas que um estudo posterior da Universidade de Coimbra datou em 700 anos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por ICNF (@icnf_oficial)

 

Foi há dois anos que um grupo inglês, de uma associação de apreciadores de árvores, questionou a “juventude” do carvalho; a reavaliação subsequente deu-lhes razão. “A idade não está actualizada no site do ICNF porque não demos feedback”, explica Manuela Freitas, engenheira florestal, a trabalhar no CA.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por José Martins (@gebelim)

 

A vetustez da árvore é perceptível claramente — as dimensões não enganam (29 metros de altura para 33,90 metros de diâmetro de copa), a cavidade é imensa e os ramos desdobram-se em ramos que se desdobram em mais.

 

 

Parece que o peso da idade já é grande (foi perdendo ramos devido ao peso, mas este literal) e, com as suas escoras, lembra um respeitável ancião de muletas.

Contudo, este é mais um caso em que as aparências enganam: já cresce pouco, nota Manuela Freitas, mas em termos de vitalidade nenhuma outra árvore em redor o bate: é aquele onde as folhas primeiro rebentam e onde são mais verdes.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Igreja de Santiago (Coimbra)A Igreja de São Tiago localiza-se na Praça do Comércio, na freguesia São Bartolomeu, cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal. Erguida entre o final do século XII e iní­cio do século XIII, é um dos grandes monumentos em estilo românico da cidade...
Visitar Monumentos no Porto os 25 melhores locais para conhecer

Visitar Monumentos no Porto os 25 melhores locais para conhecer

Igreja do Carmo (Porto)A Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, lIgreja construída na segunda metade do século XVIII, é um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense, tanto na arquitectura como na talha que lhe molda o interior. A sua fachada lateral foi...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno na Guarda

As 10 melhores coisas para fazer no inverno na Guarda

Castelo da GuardaO Castelo da Guarda localiza-se na cidade, concelho e distrito de mesmo nome, em Portugal. Em posição dominante sobre a cidade mais alta do paí­s, ergue-se a 1.056,3 metros do ní­vel do mar. Apesar de muito descaracterizado pelas intervenções particularmente a partir do sécu...
Os 9 melhores lugares para visitar em Peniche

Os 9 melhores lugares para visitar em Peniche

Praa-forte de Peniche monumento nacionalA Fortaleza de Peniche, monumento nacional desde 1938, localiza-se na cidade de mesmo nome, no distrito de Leiria, em Portugal. É uma fortificação implantada na encosta sul da Pení­nsula de Peniche, por sobre as arribas, entre o porto de pesca, a leste, e a Gruta da Furninha a...