É o Carvalho mais antigo da Europa tem mais de 700 anos fica em Portugal

É o Carvalho mais antigo da Europa tem mais de 700 anos fica em Portugal

Esperávamos um carvalho-alvarinho Quercus robur L. monumental, não um parque construído em seu redor, tão natural que parecera de sempre. Mas a autarquia da Póvoa de Lanhoso não fez por menos: protegeu o seu monumento natural numa redoma idílica, onde nesta tarde crianças de um ATL brincam em actividades de férias organizadas pelo Centro Ambiental (CA) da Póvoa de Lanhoso, que tem a sua sede num edifício moderno, cheio de vidro, aqui.

 

Correm como se não houvesse amanhã sobre a erva prado impecavelmente aparada e não têm hesitações quanto a saltarem a pequena cerca que estabelece o perímetro de segurança do carvalho-alvarinho, que acompanha a projecção da copa e corresponde às suas raízes, cuja área não devia ser pisoteada.

Afinal, trata-se de um exemplar referenciado como tendo 500 anos (o que já faz dele o mais antigo da Europa), mas que um estudo posterior da Universidade de Coimbra datou em 700 anos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por ICNF (@icnf_oficial)

 

Foi há dois anos que um grupo inglês, de uma associação de apreciadores de árvores, questionou a “juventude” do carvalho; a reavaliação subsequente deu-lhes razão. “A idade não está actualizada no site do ICNF porque não demos feedback”, explica Manuela Freitas, engenheira florestal, a trabalhar no CA.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por José Martins (@gebelim)

 

A vetustez da árvore é perceptível claramente — as dimensões não enganam (29 metros de altura para 33,90 metros de diâmetro de copa), a cavidade é imensa e os ramos desdobram-se em ramos que se desdobram em mais.

 

 

Parece que o peso da idade já é grande (foi perdendo ramos devido ao peso, mas este literal) e, com as suas escoras, lembra um respeitável ancião de muletas.

Contudo, este é mais um caso em que as aparências enganam: já cresce pouco, nota Manuela Freitas, mas em termos de vitalidade nenhuma outra árvore em redor o bate: é aquele onde as folhas primeiro rebentam e onde são mais verdes.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Almada

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Almada

Praia das Acácias Costa da CaparicaA seguir à vila da Costa da Caparica tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. O areal compreende três grandes...
Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Póvoa de Varzim

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Póvoa de Varzim

Praia do Quião Póvoa de VarzimA Praia do Quião é uma extensa praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Coim e o Cabo de Santo André, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Quião é uma praia pouco frequentada de areia branca, de dimensão fina a média dependendo ...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Faro

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Faro

Castelo de LouléO Castelo de Loulé localiza-se na freguesia de São Clemente, povoação e concelho de Loulé, distrito de Faro, em Portugal. O que nos resta do castelo e das suas muralhas atesta a importância que teve no contexto islâmico, quer pelas dimensões da cerca muralhada, quer pela relev&a...
15 locais grátis para visitar em Aljezur

15 locais grátis para visitar em Aljezur

Museu Municipal de AljezurO Museu Municipal de Aljezur é um espaço museológico situado na localidade de Aljezur, no Distrito de Faro, em Portugal. O Museu Municipal localiza-se no antigo edifício da Câmara Municipal de Aljezur, edificado no século XIX. O espólio deste museu encontra-se dividido em t...