O arquipélago das Molucas faz atualmente parte da Indonésia, sendo que estas ilhas são conhecidas como as ilhas das especiarias, sendo um dos segredos mais bem guardados do comércio oriental.




De 1511 a 1512, uma expedição nacional, capitaneada por António de Abreu, chegou com sucesso às Molucas, ficando neste local durante cerca de um mês. Regressaram com um barco carregado de especiarias raras na altura, como cravinho e noz-moscada.

Ilhas Molucas, de Maluco (ou Malucas, do árabe Jazirat al-Muluk, ilha dos reis são um arquipélago da Insulíndia que faz parte da Indonésia, localizado entre Celebes (Sulawesi) e a Nova Guiné.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por www.bali.bg (@bali.bg)

 

É limitado a sul pelo Mar de Arafura, a oeste pelos mares de Banda e das Molucas e a norte pelo Mar das Filipinas e a noroeste pelo Mar de Celebes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Bahasa Basudara (@bahasabasudara)

 

Nos séculos XVI e XVII, as ilhas correspondentes à atual província das Molucas do Norte eram chamadas Ilhas das Especiarias. Àquela época, a região era a única fornecedora mundial de noz-moscada e cravo-da-índia, especiarias extremamente valorizadas nos mercados europeus, vendidas por mercadores árabes à República de Veneza a preços exorbitantes, com os negociantes a nunca divulgarem a localização exata da origem, pelo que nenhum europeu conseguia deduzir a sua origem.

 

 

Em 1511–1512, os portugueses foram os primeiros europeus a chegar às Molucas, em procura das afamadas especiarias. Os Holandeses, os espanhóis e reinos locais, como Ternate e Tidore, disputaram o controle do lucrativo comércio de especiarias.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Roni (@iiron_iron)

 

 

As árvores de noz-moscada e cravo-da-Índia foram posteriormente transplantadas no mundo inteiro, o que reduziu a importância internacional da região.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Indonesia Turismo (@indonesiaturismo)

 




As ilhas Molucas são constituídas por cerca de 1 000 ilhas vulcânicas (com alguns vulcões ativos) localizadas na Placa Euroasiática, mas muito próximas dos limites das placas filipina e australiana.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal