A Praia Fluvial de Pego ausênte de algumas infraestruturas que caracterizam uma praia fluvial é compensada pela excelente qualidade da água e por uma paisagem tão imponente como as rochas que as sustêm. Há quem a apelide como piscina natural, há quem lhe chame de praia fluvial.
Contudo, a denominação pouco interessa quando nos depararmos com uma pequena queda de água entre as “montanhas” ao lado da Rota dos Fósseis de Penha Garcia. O Percurso Pedestre Rota dos Fósseis (PR3/3KM), que nos transporta por um dos mais mais impressionantes geomonumentos do Geopark Naturtejo e pelo centro desta aldeia, merecendo uma paragem na galeria Frágua Bar.
As rochas graníticas aqui presentes possuem fósseis com cerca de 480 mil milhões de anos. O açude está limitado por muros que originam uma piscina natural de águas límpidas.
A presença da magnífica cascata embeleza ainda mais este cenário e os mais aventureiros podem saltar dela. Do lado da cascata existe uma árvore que proporciona alguma sombra para puder contemplar a enorme paisagem que o envolve.
Após o passeio pela Rota dos Fósseis e mergulhos refrescantes nas águas da barragem de Penha Garcia visite os velhos moinhos de rodízio. Estes moinhos foram em tempos o maior conjunto de unidades moageiras do concelho estando abertos ao público onde podem ser visitados.
Apesar de pequena e quase só conhecida pelos seus conterrâneos, o Pego é um local que, por toda a sua envolvente, vale a pena descobrir.