A estrada Mágica Portuguesa onde os carros sobem sozinhos

A estrada Mágica Portuguesa onde os carros sobem sozinhos

Quem é de Braga, conhece bem a estrada mágica do Bom Jesus do Monte. Não é mais que uma pequena rampa que liga o Parque do Bom Jesus à estrada nacional que nos leva de volta à cidade ou em direção ao Sameiro.

 

Mas esta não é uma estrada igual às outras. Aqui, os carros sobem quando deviam descer e é fácil assistirmos a expressões de estupefação nas caras dos condutores que todos os dias põem à prova a magia” daquela estrada.

 

Não é para menos: imaginem-se a descer uma estrada e, quando põem o pé na embraiagem e deixam o carro em ponto morto, ele descai para a vossa retaguarda em vez de rolar levemente no sentido para que estão virados. É de deixar qualquer um pasmado!

 

 

Luis Cunha, professor de Física na Universidade do Minho, explica com bastante eficácia o que acontece ao certo naquela estrada. Inclusivamente recorre ao método da experimentação, afastando assim qualquer hipótese de erro na tese apresentada.

 



 

E o que Luis Cunha diz é muito simples. Há uma percepção de inclinação negativa – a ideia de estarmos a descer para uma zona mais baixa  que nos é dada pelo facto de a rampa desembocar numa estrada cuja inclinação é bastante acentuada.

 



 

O que de facto sucede é que a rampa está inclinada positivamente, ou seja, a subir para uma zona onde desemboca com outra estrada com ainda maior inclinação positiva. Como elas estão em paralelo e a inclinação de uma é bem maior que a outra, criamos a ilusão de que estamos a descer até ao cruzamento quando na verdade estamos a subir na sua direção.

 

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Visitar Barcelos os 18 melhores locais para conhecer

Visitar Barcelos os 18 melhores locais para conhecer

Convento de S. Salvador de Vilar de Frades (Areias De Vilar)Convento de S. Salvador de Vilar de Frades (Areias De Vilar) As suas origens deverão remontar ao século VI e ao bispo S. Martinho de Dume, da mesma época. Porém, não restam quaisquer vestígios. No século XI é, no local, edificad...
Os 9 melhores locais para visitar em Setúbal

Os 9 melhores locais para visitar em Setúbal

Castelo de Santiago do CacmO Castelo de Santiago do Cacém, no Alentejo, localiza-se na cidade, freguesia e concelho de mesmo nome, no distrito de Setúbal, em Portugal. Em posição dominante sobre uma modesta colina, vizinha à orla atlântica e ao porto de Sines, controlava a planí­cie vizinha. Atu...
Os 10 melhores locais para visitar em Matosinhos

Os 10 melhores locais para visitar em Matosinhos

Praia da Senhora Boa-Nova MatosinhosRodeada por rochas, a Praia da Senhora é pequena e abrigada, ideal para os dias mais ventosos.Nas suas imediações, destacam-se duas obras projetadas pelo arquiteto Siza Vieira - a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova, que se esconde entre os rochedos, sabiamente in...
Os 10 melhores lugares para visitar em Funchal

Os 10 melhores lugares para visitar em Funchal

Complexo Balnear do Lido FunchalO Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de co...