Os 10 melhores parques naturais em Portugal o melhor fica a 30 minutos de Lisboa

Os 10 melhores parques naturais em Portugal o melhor fica a 30 minutos de Lisboa

Portugal é bem conhecido pelas suas belas praias e mar. Mas existe todo um outro lado de parques naturais e paisagens deslumbrantes. No nosso território existem parques naturais espetaculares, que devem ser visitados por todos os amantes de natureza e viajantes aventureiros, pelo menos uma vez na vida. Se viver numa cidade ou se sentir falta do ar fresco e da tranquilidade dos espaços verdes, esta lista não o desiludirá.

 

Holidu elaborou um ranking dos dez principais parques naturais de Portugal. Prepare-se para começar a planear a sua próxima viagem a um destes locais espectaculares.







 
1. Parque Natural da Arrábida | Parque Score: 10




Em primeiro lugar o parque natural da Arrábida. As praias, as falésias rochosas, as montanhas baixas, a vegetação luxuriante são algumas das características naturais do Parque Natural da Arrábida.




O clima mediterrânico foi fundamental para a flora e fauna, o suficiente para pintar a paisagem em cores vivas. Figueirinha e Galapinhos são as praias imaculadas deste lugar, a zona cénica pode ser desfrutada dando um passeio pelos calmantes caminhos costeiros que podem acalmar a sua alma à medida que a brisa do oceano arrefece suavemente a sua pele. Faça um passeio de barco e experimente a beleza da costa à distância, e estando na água sob o sol deslumbrante será saudado por um panorama deslumbrante e interminável que se estende à sua frente.







Arrábida
Arrábida, crédito Sofia Guerreirinho, Flickr




2. Parque Natural da Peneda Gerês | Parque Score: 5.38




Em segundo lugar, situado no Norte de Portugal, o parque nacional Peneda-Gerês. Este parque foi criado para preservar e proteger a vida selvagem e as paisagens únicas. A Serra do Gerês é inóspita e fascinante de explorar. Os trilhos e caminhos por aqui serpenteiam o seu caminho para o ambiente perfeito do parque e em torno deste existe uma infinidade de locais interessantes que vão desde florestas até às formações rochosas únicas.







Peneda Gerês
Gerês, crédito Pedro Silva, Flickr




3. Parque Natural da Serra da Estrela | Parque Score: 4.18




No lugar mais baixo do pódio, o Parque Natural da Serra da Estrela. O que podemos dizer sobre este local? É constituído pela maior montanha de Portugal. Este parque alberga o pico mais alto de Portugal Continental com cerca de 2000 metros de altura e está rodeado por belos vales e por uma abundante variedade de flora e fauna. Os lagos e florestas aqui espalhados pelas montanhas e os caminhos florestais isolados que levam a águas cristalinas tornam a visita a este lugar uma experiência mágica.







Serra da Estrela
Serra da Estrela, crédito António da Silva Martins, Flickr




4. Parque Natural do Alvão| Parque Score: 4.18







Em quarto lugar, situado nos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, encontramos o Parque Natural do Alvão sendo uma área protegida e fundada em 1983. O parque é constituído por dois ecossistemas diferentes, a Zona Alta e a Zona do Basal. A Zona Alta é uma zona montanhosa com formações graníticas e falésias rochosas. Esta zona é popular entre os caminhantes e os amantes da aventura. A divisão é demarcada pela queda de água do Fisgal. O rio Olo que atravessa o parque é ladeado por leitos de rios rochosos e florestas







Parque do Alvão
Parque natural do Alvão, crédito Vitor Oliveira, Flickr




5. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | Parque Score: 4.03







Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina fica a meio da tabela. As intermináveis praias e as deslumbrantes falésias tirar-lhe-ão o fôlego. As praias são complementadas pelas areias suaves e a luz solar brilhante sobre o atlântico irão deixá-lo sem palavras. Este local é espetacular para relaxar e vai ajudá-lo descansar após um dia cheio de atividades.







Costa Vicentina
Costa Vicentina, crédito Paulo Valdivieso, Flickr




6. Parque Natural do Douro Internacional | Parque Score: 3.65




O Parque Natural do Douro Internacional encontra-se em sexto lugar. Estende-se pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. Curiosamente, está situado ao longo do rio que marca a fronteira de Portugal e Espanha. O rio serpenteia através das altas falésias rochosas, criando uma visão hipnotizante. O contraste é mesmo embelezado pela vegetação verde de ambos os lados do rio que cobre as superfícies rochosas das falésias.







Douro
Parque Natural do Douro Internacional, crédito jacinta lluch valero, Flickr




7. Parque Natural Sintra-Cascais | Parque Score: 3.65




O Parque Nacional Sintra-Cascais é um dos destinos turísticos mais populares em Portugal, espalhado por uma área de 145 quilómetros quadrados. Este parque contém uma série de atrações surpreendentes que atraem qualquer visitante. O parque é conhecido principalmente pelos seus locais históricos que o podem deixar surpreendido.

Algumas das atrações turísticas obrigatórias são o Castelo dos Mouros que remonta ao século VIII e o Palácio da Pena que se ergue acima das árvores que o rodeiam e que se situa no topo da colina







Sintra
Sintra, crédito Daniel Lerps, Flickr




8. Parque Natural do Tejo Internacional | Parque Score: 3.33







Ainda uma das paisagens mais selvagens de Portugal, este parque natural de 264 quilómetros quadrados sombreia o Rio Tejo e as bacias hidrográficas de três dos seus afluentes. Embora não seja esteticamente notável, abriga algumas das espécies de aves mais raras do país, incluindo cegonhas-negras, águias de Bonelli, águias-reais, abutres egípcios e abutres grifos.

Os condutores podem apreciar a beleza natural do parque seguindo a estrada não numerada entre Monforte da Beira e Cegonhas (sudeste de Castelo Branco), que passa por uma bela floresta de sobreiros de ambos os lados da Ribeira do Aravil.







Tejo
Parque Natural do Tejo Internacional, crédito CCDRC, Flickr




9. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros | Parque Score: 2.78







Em nono lugar, o PNSAC (Parque natural das Serras de Aire e Candeeiros) é uma área protegida criada em 1979 e abrange uma área de cerca de 39 mil hectares espalhados pelos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém. Este parque é o local para quem gosta da natureza, com locais únicos em Portugal. À medida que o dia atravessa a noite, outro tipo de mistério revela-se. Da fenda de Candeeiros, olhando para sul, pode-se facilmente ver o arco brilhante da Via-Láctea.







Serra de Aire e Candeeiros
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, crédito Francisco Monteiro, Flickr




10. Parque Natural de Montesinhos | Parque Score: 2.78







Por último, o parque Natural de Montesinho é um ponto de biodiversidade. A paisagem aqui, juntamente com o facto de ser um dos maiores parques do país, torna-a um ponto de visita obrigatória. As colinas e vales dão lugar a tranquilas lagoas e riachos que descem até às florestas cobertas de vegetação que certamente irão bloquear o seu caminho. Os trilhos sobem a montanha que dá nome ao parque e, do topo, pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre os arredores.







Montesinhos
Parque Natural de Montesinhos, crédito Vitor Oliveira, Flickr




Metodologia




Esta classificação foi criada em Outubro com base nos dados do Google. Todos os parques naturais que foram marcados como tal, no Google, foram tidos em conta. Os 10 primeiros foram elaborados com base no número de reviews no google, a classificação e o volume de pesquisa. Com estes números e valores criou-se, então, uma classificação final dos melhores parques naturais em Portugal. Os empates foram resolvidos através da verificação na quantidade de comentários













O que visitar e conhecer em Portugal

Visitar Barcelos os 7 melhores locais

Visitar Barcelos os 7 melhores locais

Casa da AzenhaCasa da Azenha Este imóvel reabriu ao público em 2015 revigorado e com outro objetivo. No piso superior, funciona um help point para acolhimento e apoio aos milhares de peregrinos que todos os anos cruzam o concelho, a caminho de Santiago de Compostela e outros com destino a Fátima. No piso inferior representa-se ...
Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Lisboa

Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Lisboa

Palcio Nacional de Belm LisboaO Palácio Nacional de Belém, simplesmente conhecido por Palácio de Belém, fica situado em Belém (Praça Afonso de Albuquerque), Lisboa, sendo a residência oficial do Presidente da República Portuguesa. O Palácio, localizado em Belém, outrora pal&aac...
7 lugares grátis para visitar em Faro

7 lugares grátis para visitar em Faro

Casa - Museu Pintor Jos CercasO pintor José Cercas (1914-1992) natural de Aljezur deixou em testamento a sua casa e todo o seu espólio à Câmara Municipal de Aljezur, com a condição de ali instalar uma Casa-Museu para perpetuar a sua memória e a sua obra. De facto assim sucedeu, tendo sido inaugurada ...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Viana do Castelo

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Viana do Castelo

Pelourinho de Soajo Arcos de ValdevezO Pelourinho de Soajo localiza-se no Largo do Eiró, na freguesia do Soajo, vila e concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Monumento Nacional desde 1910, o pelourinho do Soajo é um simples esteio ao alto, colmatado com uma face antropomórfica e um triâ...