A Europa abriga algumas das cidades mais bonitas do mundo e, todos os anos, milhões de turistas exploram as capitais como Paris, Barcelona, Berlim, Amsterdã e Viena, para citar alguns.




No entanto, a Europa também é conhecida por milhares de quilômetros de litorais imaculados e praias pitorescas. Algumas dessas praias são destinos familiares com várias atividades para crianças e pais ativos, enquanto outras apresentam falésias dramáticas e baías isoladas para aqueles que desejam ficar longe de multidões de turistas.




Das tranquilas praias da Croácia e Grécia com águas tão azuis como o céu, às selvagens e extensas praias de surf na costa atlântica de Portugal, há uma praia para todos os gostos e necessidades.

Para o ajudar a decidir onde ir nas suas próximas férias de verão na Europa, fizemos uma lista das 12 melhores praias da Europa




1. Cala Goloritze, Sardenha




Cala Goloritzé

Fonte: Krzyzak / shutterstock

Cala Goloritzé

Uma das praias mais tranquilas da Sardenha, Cala Goloritze foi criada por um deslizamento de terra ocorrido há 55 anos e, desde então, recebeu o título da UNESCO.

Pode ser bonito, mas não é tão fácil de chegar com a localização ao pé de um penhasco. É impossível acessar a praia de carro. A única maneira de chegar a Cala Goloritze é de barco alugado ou fazendo uma caminhada de 2 horas pela costa, mas vale a pena.

Os viajantes podem desfrutar de mergulho nas águas azuis profundas e relaxar na areia branca e brilhante. Existem também várias outras praias menores na área, incluindo Pedra Longa, Cala Mariolu e Cala Gabbiani. Todos valem a pena visitar.

 

2. Praia Zlatni Rat, Croácia

Praia Zlatni Rat, Croácia

Fonte: xbrchx / shutterstock

Praia Zlatni Rat, Croácia

A Croácia abriga algumas das praias mais bonitas da Europa e a Praia Zlatni Rat está lá com as melhores delas. Esta praia de areia branca está localizada em uma área protegida na ilha de Brac e é um local popular para kitesurf e outras atividades aquáticas.

É facilmente acessível de carro ou a pé e os pinheiros alinham-se nesta bela praia que proporciona uma sombra acolhedora num dia muito quente. A única desvantagem é que durante o verão a praia de Zlatni Rat fica superlotada de turistas.

Os turistas que desejam explorar atrações históricas devem visitar a cidade turística de Bol, que a apenas 2 km da Praia Zlatni Rat, é um ótimo destino para um jantar romântico.

 

 

3. Navagio, Ilha Zakynthos, Grécia

Navagio, Ilha Zakynthos

Fonte: turtix / shutterstock

Navagio, Ilha Zakynthos

Situado na ilha grega de Zakynthos, Navagio Beach, também conhecida como Shipwreck Beach, é cercada por dramáticas falésias brancas, tornando-a acessível apenas por barco-táxi de Porto Vromi. Mas não se deixe desanimar, os barcos partem a cada 30 minutos e o preço do bilhete é bastante acessível.

Quando chegar à praia, espere encontrar águas azuis brilhantes, perfeitas para nadar e mergulhar. As falésias protegem do vento, por isso não encontrará aqui muitos desportos aquáticos. Isso faz da Praia de Navagio um destino de praia tranquilo, sendo movimentada na maior parte do ano, principalmente entre maio e setembro.

4. Praia Cala Macarella, Espanha

Praia Cala Macarella, Espanha

Fonte: D.Bond / shutterstock

Praia Cala Macarella, Espanha

Aninhada na Ilha Balear de Menorca, a Praia Cala Macarella é uma enseada pitoresca com algumas das águas mais claras da Espanha. A maneira mais fácil de chegar à praia é fazendo uma curta viagem de barco saindo da pequena cidade de Ciutadella.

Desfrute de vistas espetaculares do topo das falésias ou relaxe com uma bebida no bar da praia nas proximidades. A praia de Cala Macarella costuma ficar lotada de turistas, mas se deseja encontrar um pouco de paz e sossego, dê um pequeno passeio e é possível encontrar um local isolado com mais privacidade nos dias de semana.

Algumas das atividades mais populares aqui incluem natação, mergulho com snorkel e banho de sol.

 

 

 

5. Praia de Porto Limnionas, Ilhas Jônicas, Grécia

Praia de Porto Limnionas, Ilhas Jônicas

Fonte: Fotografia / shutterstock de Samuel Borges

Praia de Porto Limnionas, Ilhas Jônicas

Se está procurando fugir das pessoas que passam férias em ilhas gregas como Mykonos e Kos, reserve uma passagem para Zakynthos e visite um dos segredos mais bem guardados da ilha, a Praia de Porto Limnionas.

Só há uma maneira de acessar a praia: caminhar por uma trilha acidentada que está sinalizada com instruções úteis. Por causa da acessibilidade desafiadora da praia, ela é habitada principalmente por habitantes locais que vêm aqui para nadar e explorar as cavernas subaquáticas.

Há uma pequena taverna local na praia onde pode pedir frutos do mar frescos, vinhos e cervejas geladas.

6. Praia de Marinha, Portugal

Praia de Marinha, Portugal

Fonte: Nessa Gnatoush / shutterstock

Praia De Marinha, Portugal

Situada entre falésias calcárias na popular região do Algarve, a Praia de Marinha tem sido frequentemente eleita em várias revistas de viagens como uma das melhores praias do mundo. Aqui encontrará formações rochosas irregulares, águas cristalinas e areias douradas.

O acesso à praia requer alguma escalada suave, descendo um caminho íngreme, então certifique-se de levar um par de sapatos decentes, pois chinelos não serão adequados.

A Praia de Marinha pode ser uma das praias mais tranquilas do Algarve durante a baixa temporada, mas no auge do verão, grandes multidões de veranistas povoam as areias. As águas do Atlântico fazem desta praia um destino fantástico para a prática de snorkeling e existem ainda várias grutas e grutas naturais que vale a pena explorar nas proximidades.

 

 

7. Vik Beach, Islândia

Praia Vik, Islândia

Fonte: Smit / shutterstock

Praia Vik, Islândia

A praia Vik é provavelmente a praia de areia preta mais famosa do mundo. Ele está localizado perto da pequena cidade de Vik e cercado por penhascos únicos. Lembre-se de que a praia de Vik não é a melhor opção para quem deseja nadar por causa de suas águas agitadas.

A Praia Vik é mais para quem quer tirar fotos dessa paisagem eipc ou observar animais selvagens como pássaros e animais do mar.

Este é um dos destinos imperdíveis ao visitar a Ilha, graças às suas formações de basalto e estranhas características geológicas, incluindo pilhas e aglomerados de mar agudos.

8. Praia de Ölüdeniz, Turquia

Praia de Ölüdeniz, Turquia

Fonte: Olena Rublenko / shutterstock

Praia de Ölüdeniz, Turquia

A Praia de Ölüdeniz, também conhecida como Lagoa Azul, é uma bela baía ampla que é um dos pontos mais pitorescos de toda a Turquia. Tanto a baía quanto a floresta circundante são reservas naturais, portanto, não há superdesenvolvimento aqui.

Se está se perguntando se a praia tem algumas comodidades básicas, ficará feliz em saber que banheiros, chuveiros e vários cafés estão disponíveis.

Graças à excelente visibilidade da lagoa, a praia de Ölüdeniz é um destino ideal para mergulho com snorkel e cilindro. Os parapentes também amam este lugar por causa do pico do Monte Badadag, que pega as condições de vento perfeitas para o planeio de uma vida.

Há também um mercado local de alimentos nas proximidades da praia, onde os turistas podem comprar peixe fresco para o piquenique na areia.

 

 

9. Myrtos Beach, Kefalonia, Grécia

Praia de Myrtos, Kefalonia

Fonte: Pawel Kazmierczak / shutterstock

Praia de Myrtos, Kefalonia, Grécia

Oferecendo muito espaço para brincar na areia e se bronzear, Myrtos Beach é uma baía semicircular de areia branca cercada por encostas verdes e o icônico Mar Jônico. Sabia que esta praia é uma das praias mais fotografadas de toda a Grécia? Não é à toa que costuma ficar lotado de turistas durante a temporada.

Esta faixa de areia de um quilômetro e meio não é prejudicada pelo desenvolvimento urbano, graças à lei que não permite a construção de estruturas permanentes neste local.

A natação é uma das únicas atividades aquáticas na praia, o que torna Myrtos uma das praias mais limpas e bem cuidadas do país.

10. Rabbit Beach, Lampedusa, Itália

Praia do Coelho, Lampedusa

Fonte: Matteo Fes / shutterstock

Praia do Coelho, Lampedusa

Localizada a mais de 160 quilômetros da costa continental italiana, Rabbit Beach é definitivamente uma das praias mais lindas do mundo. Sua localização distante desanima muitos viajantes, mas quem faz a viagem será recompensado por uma baía pitoresca com águas calmas e cristalinas. As condições da água aqui são perfeitas para atividades aquáticas, como natação e mergulho.

tiver sorte, poderá ter um encontro próximo com tartarugas marinhas, uma vez que a área é usada para proteger as espécies ameaçadas de extinção e seus locais de nidificação.

A melhor coisa da Rabbit Beach é que, graças à sua localização remota, a praia costuma estar vazia, especialmente durante a semana.

 

 

11. Sandwood Bay, Escócia, Reino Unido




Sandwood Bay, Escócia

Fonte: John A Cameron / shutterstock

Sandwood Bay, Escócia

Com areia rosa e dunas onduladas, Sandwood Bay na Escócia é uma praia de 2,4 km considerada uma das melhores praias do Reino Unido.

Junto com muitas dessas 15 melhores praias da Europa, a praia não é tão fácil de acessar. Para chegar à Baía de Sandwood,  deve fazer uma caminhada de 7,2 quilômetros da cidade vizinha de Blairmore. Felizmente, há apenas algumas colinas para escalar ao longo do caminho.

Assim que chegar à praia, com certeza vai querer tirar fotos da incrível pilha de mar que se destaca acima da água e dos penhascos escarpados que cercam a baía.

Os viajantes também podem desfrutar de vistas incríveis do Farol de Cape Wrath, que está localizado a seis milhas da costa de Sandwood Bay.




12. Playa Sa Caleta, Ibiza, Espanha

Playa Sa Caleta, Ibiza

Fonte: Alberto Loyo / shutterstock

Playa Sa Caleta, Ibiza

Quando chegar a hora de recarregar as baterias depois de uma grande festa em Ibiza, vá até a bela praia de Playa Sa Caleta. Esta não é uma praia comum para turistas em Ibiza, então é possível que os viajantes possam encontrar um pouco de privacidade aqui.

O cenário em si é suficiente para fazer  nunca mais querer sair deste lugar. A praia fica situada numa pequena fresta entre duas falésias e as águas aqui são cristalinas.

Passe um dia na Playa Sa Caleta relaxando ao sol, longe das praias lotadas do lado norte da ilha. Se ficar entediado, pode conferir as ruínas fenícias que podem ser encontradas a uma curta caminhada da praia.

 

 

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal