As 5 melhores praias fluviais a menos de 1 hora de Lisboa

As 5 melhores praias fluviais a menos de 1 hora de Lisboa

1 – Praia dos Moinhos – Alcochete

O Tejo e um areal relativamente extenso fazem desta praia um dos locais mais procurados em Alcochete durante o verão. Deve o nome aos moinhos de vento (já desativados) que existem no local, ajudando a compor um cenário bem diferentes das praias de mar. Nos últimos anos, ficou conhecida entre os praticantes dos desportos de vento, como o kitesurf, e até ganhou nos arredores um resort com piscina infinita e tudo.

O concelho de Alcochete tem ainda a Praia Fluvial do Samouco, onde existe um circuito pedonal, um parque infantil e uma zona de merendas.

Distância de Lisboa: 45 minutos

Foto: @CamaraMunicipalAlcochete

2 – Praia do Rosário – Moita

Partindo de Lisboa, em cerca de 45 minutos (se o trânsito ajudar) chegas a esta praia fluvial do Tejo, no concelho da Moita. Com cerca de 1 quilómetro de areal, tem apoios de praia, biblioteca estival, chuveiros, parque de merendas e parque infantil.

Encostado ao rio, existe também um restaurante – o Baía Tejo – com boas vistas e uma carta de pitéus bem tentadores.

Distância de Lisboa: 45 minutos

Foto: @andrade_js

3 – Praia da Alburrica – Barreiro

Praia de areias finas e claras, onde saltam à vista três moinhos tradicionais de vento, que testemunham o passado moageiro desta zona do Barreiro: o moinho de vento Gigante, o moinho de vento Nascente e o moinho de vento Poente. Além de bastante limpa, está equipada com chuveiros, um circuito de manutenção, um campo de voleibol, uma aranha para as crianças brincarem e parque de estacionamento dos arredores.

Aqui, os banhos são desaconselhados, mas não proibidos. Embora não esteja classificada oficialmente como praia fluvial, a autarquia vai solicitar a certificação da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), esperando que tal aconteça ainda este ano.

 

Foto: @green_hero_info

4 – Praia da Valada – Cartaxo

A povoação ribeirinha de Valada, no concelho do Cartaxo, em pleno Ribatejo, oferece esta pequena, mas agradável praia fluvial na margem direita do Tejo. Tem zona de merendas com grelhadores, parque infantil, cais de embarque e circuito de manutenção.

Do outro lado do rio fica a aldeia piscatória de Escaroupim, criada em meados dos anos 30 por pescadores da Praia da Vieira (Marinha Grande), que sazonalmente (no Inverno) vinham pescar no Tejo.

Distância de Lisboa: 1 hora

Foto: @bozsopeti

5 – Praia Doce – Salvaterra de Magos

Situada entre a vila de Salvaterra de Magos e a aldeia piscatória de Escaroupim, a 70 quilómetros de Lisboa, é uma praia tranquila, rodeada de vegetação que cresce à beira do Tejo. Tem parque de merendas, mesas, casas de banho e um areal não muito grande.

Requalificada em 2015, também é conhecida pelas gentes locais como “Praia Dos Tesos”.

Distância de Lisboa: 1 hora

Foto: @marcaltrindade







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores lugares para visitar em Vila do Bispo

Os 15 melhores lugares para visitar em Vila do Bispo

Praia de Santo Antnio (Vila Real de Santo Antnio)A Praia de Santo António é uma praia situada na freguesia e concelho de Vila Real de Santo António, sendo a mais oriental do Algarve e de Portugal. Situa-se a nascente da Praia de Monte Gordo e a oeste da foz do rio Guadiana, fazendo assim parte da costa da baí­a de ...
Os 7 melhores lugares para visitar em Vila do Bispo

Os 7 melhores lugares para visitar em Vila do Bispo

Praia da Manta Rota na Baa de Monte Gordo Ria Formosa AlgarveA praia da Manta Rota é uma praia integrada na Baí­a de Monte Gordo e situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, na freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve, Portugal. É ladeada a nascente p...
Dicas 15 lugares grátis para visitar em Barcelos

Dicas 15 lugares grátis para visitar em Barcelos

Ponte de BarcelosA Ponte medieval de Barcelos localiza-se sobre o rio Cávado, na freguesia de Barcelos, cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Braga, em Portugal. Constituiu-se em importante local de passagem para os peregrinos do Caminho Português de Santiago e para as grandes feiras que se realizavam em Barcelos desde a Alta I...
As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Póvoa de Varzim

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Póvoa de Varzim

Praia do Quio Pvoa de VarzimA Praia do Quião é uma extensa praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Coim e o Cabo de Santo André, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Quião é uma praia pouco frequentada de areia branca, de dimensão fina a média dependendo ...