O estudo revela ainda que, há uma maior satisfação com a segurança e a qualidade do ar e um maior descontentamento com os transportes públicos e espaços de saúde.

A primeira conclusão que tiramos ao olhar para o Top 25 da Dimensão Viver é que este ranking dominado pelos municípios com maior volume populacional.

19 dos municípios neste Top 25 estão também no top 25 de municípios mais populosos de Portugal. Entre as exceções a esta regra estão Portimão, que registou a maior subida no Top 25 pelo segundo ano consecutivo, e Faro, que recuperou as duas posições perdidas na edição passada do ranking.

Uma prestação muito positiva dos dois municípios algarvios presentes neste Top 25. Destaca-se a subida de Braga ao 4º lugar, ultrapassando Sintra e ficando apenas atrás de Lisboa, Porto e Cascais graças a uma excelente prestação nas três variáveis em análise e a reentrada de Oeiras no Top 10.

 



 

A maior descida registou-se no município de Guimarães, que - apesar da melhoria na performance - não foi o suficiente para acompanhar municípios como Aveiro, Faro e Odivelas neste Top 25 da Dimensão de Viver na 5ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. Viseu (que pela primeira vez ultrapassa Leiria) e Almada consolidaram a sua posição no Top 10, subindo 2 e 1 posições respetivamente muito graças à sua prestação na variável Digital Demand.

Mantem-se assim a contagem de 3 municípios do Centro no Top 10 da Dimensão Viver: Coimbra, Viseu e Leiria.