Algarve tem a temperatura da agua mais fria de Portugal Porque

Algarve tem a temperatura da agua mais fria de Portugal Porque

As regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental mas mesmo em algumas zonas do Algarve, a água do mar está mais fria do que no norte do país. A culpa é do vento norte que tem soprado com mais intensidade a sul do cabo Carvoeiro o que provoca o afloramento costeiro, levando as camadas de águas mais profundas, e mais frias, a subirem até à superfície junto à costa. Pode ser desagradável para os banhistas mas gera nutrientes e agrada aos peixes.

A culpa deste fenómeno é da acção da famosa nortada, que se faz sentir em Portugal Continental em particular nos meses mais quentes.

 

É de conhecimento geral que o Verão de 2019, pelo menos em Portugal Continental, tem sido muito inconsistente em termos meteorológicos, o que leva a ocorrência de fenómenos pouco habituais para a época do ano em que estamos.

 

A mais recente partida deste mal amado Verão é o facto da temperatura da água do mar na região Norte de Portugal, onde por tradição é mais baixa, estar de forma surpreendente acima da média de algumas zonas do Algarve, região que por estes dias é o destino de férias de muitos portugueses.

 

Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este é um fenómeno que acontece devido ao afloramento costeiro que também é conhecido como up-welling.

 

Quando o vento está de norte, na costa ocidental, empurra a camada superficial da água do mar. Com isso, a camada de água mais profunda vem à superfície junto à costa, explica a meteorologista do IPMA, Paula Leitão, ao site informativo do Diário de Notícias. Já a norte, tem havido muitos dias com nebulosidade e vento pouco intenso, o que impede a subida até à costa das camadas mais gélidas da água.

 

Assim percebe-se que, nos últimos dias, em algumas zonas do Algarve, Lisboa, Costa de Caparica a temperatura da água esteja entre os 15 e 16 graus, enquanto no Norte do país os registos incidem sobre os 17 e 18 graus.

 

 

Só em zonas como Faro ou Tavira é que a temperatura do mar é mais elevada, pois a influência do Mediterrâneo é mais imediata.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores locais para visitar em Odemira

Os 7 melhores locais para visitar em Odemira

Praia dos Alteirinhos OdemiraCom acesso por uma estrada de terra batida a sul da Zambujeira do Mar, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia dos Alteirinhos é uma praia tranquila, de areia fina e dourada. Abrigada por uma falésia alta, que a protege dos ventos, e no cimo da qual existe um parque de est...
Os 10 melhores locais para visitar no Funchal

Os 10 melhores locais para visitar no Funchal

Museu-Biblioteca Mrio Barbeito de VasconcelosEste museu exibe uma coleção particular de Mário Barbeito Vasconcelos sobre Vasco da Gama, nomeadamente mapas, gravuras, livros raros e moedas referentes a Cristovão Colombo.Praia e Piscinas das Palmeiras (Santa Cruz) MadeiraEsta praia, localizada em Santa Cruz, é muit...
Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Faro

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Faro

Runas romanas de MilreuAs Ruí­nas romanas de Milreu ou Ruí­nas de Estói, são um importante vestí­gio da época romana situados em Estói, no concelho de Faro, perto da estrada que segue para S. Brás de Alportel. Localizada a poente da aldeia histórica de Estoi, a 8km de...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Guarda

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Guarda

Museu do Po em Manteigas SeiaO Museu do Pão é um complexo museológico privado localizado em Seia, onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Abriu ao público a 26 de setembro de 2002. Está situado na Quinta Fonte do Marão, em Seia, junto &a...