O que fazer em Lisboa os 10 melhores locais para visitar


Panteão Nacional em Lisboa Alfama





O Panteão Nacional, criado por Decreto de 26 de setembro de 1836, encontra-se instalado em Lisboa, na Igreja de Santa Engrácia.

É ainda reconhecido o estatuto de Panteão Nacional, sem prejuí­zo da prática do culto religioso, ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e ao Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.

Fundado na segunda metade do século XVI, o edifício foi totalmente reconstruído em finais de Seiscentos pelo arquitecto João Antunes; embora nunca chegasse a abrir ao culto, conserva, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave, animada pela decoração de mármores coloridos, característica da arquitectura barroca portuguesa. Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo pontos e vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo



Elevador de Santa Justa um antigo elevador com vista para a cidade





Sobre os telhados do bairro da Baixa de Lisboa, o que parece um tanto incongruente é o estranho Elevador de Santa Justa, um elevador neo-gótico e o mais excêntrico e inovador meio de transporte público da cidade. À primeira vista, sua estrutura de ferro forjado rebitada e a pintura cinza-encouraçada conjuram imagens da Torre Eiffel em Paris e há uma conexão: o arquiteto francês Raoul Mésnier du Ponsard , um aprendiz de Gustave Eiffel, projetou o elevador, que era Inaugurado em 1901. Foi construído como um meio de ligar a Baixa ao Largo do Carmo, no Bairro Alto , uma zona moderna da cidade repleta de lojas caras, casas de Fado e pequenos restaurantes.



Oceanário de Lisboa - Visite o Aquário de Classe Mundial





Oceanário de Lisboa está entre os melhores e maiores aquários do mundo. Com 8000 criaturas marinhas e 7 milhões de litros de água do mar, é o lar de uma variedade inconcebível de peixes e animais marinhos, incluindo criaturas curiosas, como tubarões cinzentos, peixes-diabo, peixe-lua e peixe-palhaço. O Oceanário oferece uma experiência alucinante com seu gigantesco aquário que faz você se sentir como se estivesse debaixo dágua. É a atração mais popular para as famílias e, acima de tudo, uma atração de todos os tempos em Lisboa.



Mercado da Ribeira Mercado de primeira escolha no Cais do Sodré Time Out Market





Fazendo o comércio de frutas e vegetais frescos, peixes e flores desde 1892, este mercado de cúpula tem sido a palavra para todos desde que a Time Out transformou metade dele em uma praça de alimentação gourmet em 2014. Agora é Lisboa em um microcosmo caótico: Garrafeira Nacional vinhos, bifes do Café de São Bento, frios da Manteigaria Silva e criações de chefs de renome Michelin de Henrique Sá Pessoa.

Siga o exemplo dos moradores locais e venha para um passeio pela manhã seguido de almoço em um dos 40 quiosques. Precisa de dicas para navegar no caos? Os principais chefes de cozinha (Pessoa, Alexandre Silva, Miguel Laffan, etc.) ocupam a última fila do norte. 

Os quiosques ao longo dos lados oeste e leste têm assentos em estilo de balcão que abrem para um corredor muito menos movimentado em seus lados opostos (ótimo para jantares de solo); e alguns, como a marisqueira Marisqueira Azul, oferecem mesas ao ar livre em frente à bela Praça Dom Luís. Barracas de bar mantêm a corte no meio do mercado - prepare-se para ir à guerra por um lugar. 

Alguns restaurantes famosos, como PapAçorda , estão um pouco escondidos no primeiro andar.



Café A Brasileira e a estátua de bronze de Fernando Pessoa





Uma estátua de bronze de Fernando Pessoa saúda os visitantes no Café A Brasileira - o querido poeta freqüentava esse lugar para beber o absinto. Um dos cafés mais antigos e talvez mais famosos de Lisboa, esta instituição de 1905 foi, no seu apogeu, um grande local para escritores e intelectuais se reunirem. Hoje é um pouco uma armadilha turística, mas não deixe que isso te deter; O pano de fundo Art Deco, completo com madeira escura, salpicos de latão, espelhos e um piso preto e branco, é como um pedaço da herança de Portugal, renascida.



Igreja-Museu São Roque: Uma igreja simples com um interior ricamente decorado





igreja e o museu de São Roque, no Bairro Alto, combinam-se para oferecer uma experiência cultural envolvente - cada um complementa o outro. Fundada no final do século XVI pela Ordem dos Jesuítas, a fachada rústica e despretensiosa de São Roque esconde um sumptuoso interior, um dos locais religiosos mais impressionantes de Lisboa. Ricamente adornada com mármore, azulejos e trabalhos em madeira dourada, a igreja é celebrada pela sua série de capelas laterais, uma das quais, a Capela de São João Baptista , simplesmente encanta o espectador com a sua decoração ornamentada.



Sé a imponente catedral de Lisboa





No distrito de Castelo, perto do antigo bairro de Alfama, a catedral românica fortificada de Lisboa - a Sé - sofreu várias remodelações de design desde que a estrutura original foi consagrada em 1150 . Uma série de terremotos que culminaram no tremor devastador de 1755 destruiu completamente o que existia no século XII. O que você vê hoje é uma mistura de estilos arquitetônicos, sendo as características de destaque as torres de sino geminadas que embelezam o horizonte do centro da cidade - particularmente no fim da tarde, quando um sol poente assenta a alvenaria com um laminado dourado.



Memmo Alfama Melhor escolha de bares em Alfama, Castelo e Graça





Uau, que vista! Alfama desdobra-se como origami a partir do terraço elegante do Hotel Memmo Alfama . É um lugar perfeito para o pôr-do-sol, com vistas sonhadoras sobre os telhados, pináculos e até o Rio Tejo (e, infelizmente, o novo terminal de navios de cruzeiro). Cocktails custam € 7,50 a € 10.



Ruí­nas do teatro romano de Lisboa





As ruí­nas do teatro romano situam-se na encosta sul do Castelo de São Jorge, na freguesia de Santa Maria Maior, anteriormente na freguesia extinta da Sé, em Lisboa.

O teatro foi construí­do no século I, no tempo do imperador romano Augusto. Foi reconstruí­do no tempo do imperador Nero, e durante o reinado de Constantino foi parcialmente desmantelado. Abandonado no século IV, permaneceu soterrado até 1798, ano em que as ruí­nas foram descobertas após o terramoto de 1755.

Objecto de várias campanhas arqueológicas desde 1967, foi assim recuperado parte das bancadas, da orquestra, da boca de cena e do palco e grande número de elementos decorativos. Foi sob a alçada do arquitecto Francisco Xavier Fabri que começaram as primeiras escavações com vista a conhecer o estado das ruí­nas.

Museu de sítio, localizado na zona histórica da cidade, este núcleo do Museu de Lisboa pretende revelar o que foi um dos monumentos mais importantes de Olisipo.O museu encontra-se instalado em dois edifícios de distintas épocas, um setecentista e outro dos finais do séc. XIX, exemplar da arquitetura industrial e onde funcionou uma tipografia e uma fábrica de malas. Esta construção foi recuperada e adaptada para a  instalação do anterior Museu do Teatro Romano, inaugurado em finais de 2001.Após dois anos de encerramento, para a realização de novas campanhas arqueológicas, total remodelação museográfica e melhoria das condições de acessibilidade e de conforto, o Museu de Lisboa – Teatro Romano abriu ao público em 30 de Setembro de 2015.O Museu de Lisboa – Teatro Romano compreende área de exposição de longa duração e campo arqueológico.



Visita o Mosteiro dos Jerónimos o mais importante de Lisboa





Situado perto da Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos é uma obra-prima manuelina calcária construída para o Mosteiro dos Jerónimos no local de uma antiga igreja - onde Vasco da Gama e a sua tripulação passaram a última noite em Portugal antes da sua famosa estadia marítima Para a Índia. A estrutura maciça, que começou a ser construída em 1501, levou um século para ser concluída. Os geeks da história e os nerds da arquitetura apreciarão passear por aqui, mas não é difícil para ninguém sucumbir ao tamanho e à grandeza do local da UNESCO.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal