Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa


Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia de Carvoeiro Lagoa, no Algarve





A Praia de Carvoeiro é uma praia portuguesa situada na vila de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, no Algarve, Portugal.

Localizada na baixa da vila que já possuiu o mesmo nome, a Praia de Carvoeiro é conhecida por receber no seu areal fino os barcos de madeira dos pescadores locais, o que confere a esta praia os modos piscatórios desde sempre ali praticados, bem como atrai, por isso mesmo, novas vagas de turistas.

É amparada por duas enormes rochas: a da esquerda, que aponta para a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, e a da direita, que dá para o Monte Carvoeiro.

Carvoeiro tornou-se, nas últimas duas décadas, num cosmopolita centro turístico do Concelho mas, apesar disso, na vila são ainda frequentes as pitorescas janelas, açoteias e platibandas pintadas de tons de ocre e azul, contrastando com o branco do casario que cai em cascata até à praia.

No areal persistiam até há bem pouco tempo os coloridos botes de madeira das velhas fainas da pesca artesanal. Os tempos mudaram, e agora as vistosas embarcações foram substituídas por outras de materiais modernos, que aguardam grupos de turistas para visitas às grutas que o mar escavou na rocha sedimentar.

Ao longo das arribas, um conjunto de trilhos e miradouros oferece oportunidades de percursos pedonais à descoberta da orla costeira de Lagoa, de que se destaca o Passadiço de Carvoeiro.



Praia da Albandeira





O acesso a esta praia é feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira é também pouco frequentada, é quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Angrinha Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia da Angrinha situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo, concelho de Lagoa.

O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroí­das pelos elementos. As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas tí­picas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia.

A praia situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos.

O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito esculpidas, onde são visíveis galerias e grutas. As paredes rochosas fazem-se revestir de muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta que coloniza as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia. Um passadiço assente na areia percorre grande parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos.

É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.

A norte do Forte de São João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, onde surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua. Esta é uma pequena praia que possui uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.

 



Praia de Ferragudo Algarve





Com o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fortalezas das duas localidades, que podiam fazer fogo cruzado defendendo o território de ataques inimigos. Junto a Ferragudo, o areal de grande extensão é justamente designado por Praia Grande e possui ótimas estruturas para a prática de desportos náuticos, que incluem escolas de surf e windsurf.



Praia dos Beijinhos situada na Armação de Pera Lagoa Algarve





A Praia dos Beijinhos Apesar de se situar na extrema poente da baía arenosa de Armação de Pera, o areal de Vale Olival insere-se ainda numa zona tipicamente rochosa.

A arriba na envolvente da praia encontra-se muito ravinada, denunciando a existência de linhas de escorrência da água das chuvas, em torno das quais se desenvolvem caniçais e tamargais que alcançam a praia. Uma ribeira de caráter torrencial, marginada por densa vegetação ribeirinha, desagua no areal durante a época húmida.

Para poente as paredes rochosas elevam-se e é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba até à vizinha Praia dos Beijinhos.

O caminho é marginado por vegetação típica do litoral e oferece fabulosos panoramas sobre o oceano e sobre as formações rochosas esculpidas pelos elementos: leixões, arcos, algares e galerias subterrâneas delineiam a linha de costa.

Já na Praia dos Beijinhos, uma escadaria percorre a face da arriba até ao areal, ladeada pelo aromático tomilho e pela vistosa açafate-de-prata. No pequeno e acolhedor areal, dois enormes leixões cortam a linha do horizonte, aproximados à distância de uma fresta.



Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Praia da Cova Redonda Lagoa Algarve





ale a pena descer a longa e estreita escadaria de calçada portuguesa para chegar ao areal.

A brancura da areia, a transparência da água e a tranquilidade da praia são a generosa recompensa de quem se mete ao caminho

Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, a Praia Cova Redonda possui pequenas manchas de areia espalhadas entre formações rochosas esculpidas pela erosão. A praia é cercada por altas falésias e fica a leste da Praia da Senhora da Rocha, com acesso através de uma longa mas suave série de degraus entre vegetação exuberante.



Praia Grande (Lagoa) Ferragudo no Algarve





A Praia Grande localiza-se na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, no Algarve, em Portugal.

Esta praia situa-se para dentro da entrada do porto de Portimão, a leste do Castelo de São João de Arade. Como outras praias do Barlavento Algarvio, é rodeada de arribas carbonatadas originadas no miocénio inferior, muito ricas em fósseis marinhos.

No troço final do estuário do rio Arade, o areal desta praia tranquila encontra-se protegido pelos dois molhes da barra do rio, e enquadrado por arribas de cristas revestidas por uma vigorosa vegetação mediterrânica.

A Norte da praia ergue-se o Forte de S. João do Arade, estrutura que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, garantia a defesa do estuário perante as investidas da pirataria. Não longe, um pouco mais a montante, avista-se o casario branco de vila de Ferragudo, antiga aldeia de pescadores, hoje pequeno núcleo urbano a merecer uma visita.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal