Meia Praia
Esta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma série de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquáticos. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baía de Lagos nos séc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galeões que carregavam o tesouro de Montezuma, um imperador Azteca capturado pelos soldados de Herman Cortez, em 1522. O Hotel Tivoli Lagos encontra-se nas proximidades desta praia. Devido ao facto de ser uma praia já bastante mais frequentada tem bastantes infra estruturas como um acesso facilitado para deficientes, casa de banho, um parque de estacionamento bastante amplo e além de ser vigiada no verão tem um centro de saúde.
Praia do Pinhão
A praia do Pinhão está ligada à sua vizinha, a praia da Dona Ana por um pequeno acesso pedestre. separada por uma espécie de arco natural no seu estremo a este, esta praia é ideal para a prática de mergulho e exploração subaquática das suas aguas limpas. A capacidade para estacionamento desta praia é bastante limitada no entanto tem a presença de um salva-vidas durante o verão.
Praia da Luz
Envolta entre dois montes, e mesmo à beira da vila da Luz, este local apesar de ser um importante centro turístico, guarda ainda o seu caracter típico e tradicional que lhe dá à sua originalidade. O resort Porto Dona Maria encontra-se a 3 km desta praia. Esta praia devido à sua localização tem nas suas imediações um parque de estacionamento, cadeiras de praia para alugar e restaurantes. Outros serviços disponíveis incluem actividades de desporto náutico e a presença de um nadador salvador durante os meses de verão. Esta praia também tem um acesso facilitado para pessoas debilitadas.
Praia do Canavial
A praia do Canavial deve o seu nome ao tipo de vegetação na sua encosta, onde existes uma nascente que jorra em cascata. Conhecida peças suas aguas extremamente claras e de onde submergem formações rochosas que contribuem para a beleza paisagística desta praia. Devido ao facto de ser uma praia bastante isolada não tem qualquer infra estrutura e não é vigiada.
Igreja de Santo António (Lagos) Algarve
A
Igreja de Santo António é um edifício religioso localizado em Lagos, no Distrito de Faro, em Portugal.
Edificada em 1707, foi reconstruída em 1769. A decoração em talha dourada, barroca, é considerada das mais belas do país. As paredes são revestidas por painéis de azulejos em azul e branco, do século XVIII. A igreja em toda a sua extensão é coberta por uma abóbada em madeira, imitando uma abóbada de berço. A pintura desta, pelo seu colorido e justeza do desenho é uma maravilha. A perspectiva tão rigorosa dá-nos a impressão de realidade que encanta.
Praia do Porto de Mós
Apesar da praia estar relativamente perto da cidade de Lagos, só muito raramente se encontra super povoada, diz-se que o barro que se forma nas suas encostas durante a época das chuvas, tem propriedades medicinais benéficas para a saúde.Esta praia tem chuveiros, casas de banho, cadeiras de sol para aluguar e a presença de um salva vidas durante o período de verão.
Castelo de Lagos
O
Castelo de Lagos, no Algarve, localiza-se na cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Faro, em Portugal.
A evolução das fortificações de Lagos acompanhou a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha chegado até aos nossos dias e o conjunto da cerca medieval se encontre relativamente descaracterizado,
Lagos é a cidade algarvia com perímetro fortificado mais extenso. Este conjunto foi reforçado ao final do século XIII, pela construção de outras fortificações que cooperavam para a defesa da cidade e sua baía, entre as quais se destacam, entre outras, o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.
Arquitectura militar dos séculos XIV a XVII. Situado num local onde alguns historiadores supõem ter existido uma alcáçova islâmica. Porém, a existência do Castelo de Lagos só é confirmada, por fontes históricas, a partir do século XIV. À primitiva alcáçova de planta poligonal, foi exteriormente adossado um baluarte da Cerca Nova renascentista.
Após 1581, a secção medieval, mais fortificada, foi transformada em residência dos Governadores do Algarve, procedendo-se, então, a obras de adaptação desse espaço. A planta de Lagos desenhada por Alessandro Massay em 1617 é a mais antiga ilustração desta estrutura fortificada.
Praia da Luz ou Vila da Luz fica situada na Lagoa Algarve
Praia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos (Algarve, Portugal) na vila da Luz. Sendo uma aldeia piscatória, agora tem diversos complexos turísticos para férias. Povoação de pescadores de tradições antigas, a Luz torna-se durante o verão uma localidade muito concorrida que nunca perde o seu encanto. A praia, que tomou o nome da localidade, tem excelentes infraestruturas de apoio, como a possibilidade de alugar equipamento para desportos náuticos, acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida.
É uma zona de férias que recebe todos os anos turistas de diversas nacionalidades (sobretudo portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e alemães). Apesar da cintura de betão que continua a desenvolver-se em seu redor, a vila mantém parte do seu encanto, sobretudo nos dias de Verão, quando a praia é uma das mais concorridas.
A praia associa-se a uma povoação de veraneio muito cosmopolita, outrora uma vila piscatória de grande importância, sobretudo entre os séc. XIII e XVI. Uma marginal calcetada acompanha a frente de mar, oferecendo esplanadas solarengas e muita animação durante o verão.
Ladeada por grandes palmeiras, esta via funde-se a poente com as muralhas da fortaleza originalmente construída para proteger a Igreja da Luz dos ataques de piratas do norte de África.
No sopé da muralha, já na praia, uma extensa plataforma rochosa de cores quentes e muito esculpida pelo mar exibe fósseis marinhos e alguma da vida da faixa entre-marés: anémonas, lapas, búzios e algas coloridas.
Para nascente a arriba eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas. Nesta arriba esbranquiçada, uma formação rochosa muito escura sobressai na paisagem: é a chamada Rocha Negra, um filão vulcânico da Serra de Monchique que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é propícia à prática de desportos náuticos: windsurf, kitesurf, canoagem ou mergulho.
Praia do Porto de Mós Lagos Algarve
A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nas extremas por arribas altas. Do Miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba a poente, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres.
Para poente dominam os cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) muito laminadas e sustidas em equilíbrios precários.
Na época húmida acumula-se na base da arriba espessa camada de argila, a qual os locais dizem possuir propriedades medicinais. Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água.
Para nascente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a Ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, o areal possui troços muito tranquilos, sobretudo nas extremas da praia.
Praia da Batata
Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histórico de Lagos, a praia da Batata atraiçoa as suas ligações à civilização devido a algumas das suas características turísticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, além de ser vigiada durante o verão e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opções de restauração.