Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Ericeira

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Ericeira

Praia da Ribeira dIlhas Mafra Ericeira





500 metros para norte fica a onda mais mediática da Reserva, na praia que é considerada a “sala de visitas” do surf português.

Situada num vale onde desagua uma ribeira, a sua configuração geográfica é a de um anfiteatro natural, ideal para a realização de eventos. Não por acaso, tiveram aqui lugar os primeiros campeonatos nacionais e internacionais realizados em Portugal. Ribeira d`Ilhas é uma longa direita de pointbreak (as ondas acompanham o contorno da costa) que recebe todo o tipo de ondulações e funciona em todas as marés, sendo a onda mais consistente da região. Com ondulações de W/NO Ribeira d’Ilhas pode proporcionar direitas de até 200 metros de comprimento. É uma onda muito valiosa e competitiva, pois permite os mais diferentes níveis de abordagem por parte dos surfistas.



Praia do São Sebastião Ericeira





Velada pela ermida que lhe dá o nome, a Praia de São Sebastião situa-se no extremo norte da vila da Ericeira. Acede-se ao areal (comprido mas estreito, praticamente coberto pelo oceano durante a preia-mar) por uma belíssima escadaria de calçada portuguesa. Outro atrativo desta praia passa pelas ondas, muito frequentadas por surfistas e bodyboarders. Praia não vigiada, mas com sistema SOS Praia. O Parque Urbano contíguo disponibiliza estacionamento, bar com esplanada e um parque de manutenção e recreio. 



Praia da Pesqueira Ericeira - Mafra





A Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.



Praia do Forte da Ericeira





É uma praia ideal para quem quer estar fora da confusão.Sem apoios e não é vigiada. O acesso pode ser feito pela praia da Empa.



Praia do Portinho Correia





A Praia do Portinho Correia localiza-se numa pequena enseada junto à aldeia de Casais de São Lourenço. Está protegida contra ventos provenientes de todas as direções, à exceção de Oeste.



Praia dos Tombadoiros Ericeira Mafra





A Praia dos Tombadoiros localiza-se sobre uma enorme laje rochosa na base da falésia, nas imediações da Estrada Nacional 247.O areal reduz-se a pequenas tiras de areia entrecortada por inúmeros seixos.O mar é por norma agitado. Durante a maré alta, alcança a falésia, fazendo desaparecer o diminuto areal sob as suas águas.



Praia da Foz do Lizandro





Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.

Mais do que uma estância de veraneio, esta praia é um polo de lazer, integrando modernos bares e restaurantes com esplanadas. Os estabelecimentos encontram-se dispostos ao longo de um passadiço sobrelevado, paralelo à frente de rio/ mar e que permite efetuar a ligação a um amplo parque de estacionamento.

A praia conta ainda com outros equipamentos, entre os quais balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, zona desportiva no areal (e também no mar, já que as ondas desta praia são famosas além-fronteiras), duche, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira





Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira  
Desde a sua instituição no ano de 1678, a Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, vem acumulando recordações, documentos e espólios não só da sua actividade de solidariedade social, bem como de diversas doações que regularmente lhe concedem.

O extenso acervo deu corpo a uma iniciativa, também já com 75 anos, de o conservar em moldes museológicos actuais, abrindo-o à apreciação pública.

Museu   O Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira congrega uma apreciável colecção de Arte Sacra composta por paramentos, alfaias litúrgicas e outras peças religiosas, uma sala exclusivamente vocacionada para a actividade piscatória da Vila e um invulgar acervo documental reservado, com início no século XV.

O Museu abre ao público às quartas-feiras a partir da 10:30h durante todo o ano. Visitas de grupo noutro horário, deverão ser solicitadas à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira para marcação prévia.

O Museu da Misericórdia foi fundado em 01 de Junho de 1937. Inicialmente foram-lhe destinadas duas salas, ocupando hoje a totalidade das divisões do edifício, que estão organizadas nos seguintes núcleos museológicos:









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores locais para visitar no Funchal

Os 10 melhores locais para visitar no Funchal

Museu-Biblioteca Mrio Barbeito de VasconcelosEste museu exibe uma coleção particular de Mário Barbeito Vasconcelos sobre Vasco da Gama, nomeadamente mapas, gravuras, livros raros e moedas referentes a Cristovão Colombo.Praia e Piscinas das Palmeiras (Santa Cruz) MadeiraEsta praia, localizada em Santa Cruz, é muit...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lagoa

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lagoa

Praia dos Caneiros Ferragudo, Lagoa AlgarveA Praia dos Caneiros é uma praia portuguesa que está situada na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, com a peculiar (mas não exclusiva) Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinha...
Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Aveiro

Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Aveiro

Ncleo Museolgico da Torre de MenagemNo cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, co...
Os 15 melhores locais para visitar em Guimarães

Os 15 melhores locais para visitar em Guimarães

Pao dos Duques de Bragana (Guimares)O Paço dos Duques de Bragança (tipicamente designado de apenas Paço dos Duques) foi construí­do no século XV, em Guimarães, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança para a sua amante. Quando estivesse o rei com esta, já tinha uma residência lux...