Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Ericeira

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Ericeira

Praia da Pesqueira Ericeira - Mafra





A Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.



Praia da Calada vila da Ericeira





A Praia da Calada é uma praia localizada na freguesia da Encarnação, no concelho de Mafra. É uma bonita e abrigada praia, com bandeira azul, fica mais ou menos a 10km da pitoresca vila da Ericeira.

Esta pequena e abrigada baía, que também integra a freguesia da Encarnação, distingue-se pela sua beleza natural, rodeada por arribas altas e escarpadas. Apesar do relevo acidentado, é dotada de boas acessibilidades viárias e disponibiliza um generoso parque de estacionamento.

Conta com um moderno apoio de praia (que, além de balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, integra um apetecível bar com esplanada), duche, passadiços de acesso, zona desportiva no areal, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. As suas ondas são bastante procuradas por praticantes de surf e bodyboard. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia de São Julião (Ericeira)





A Praia de São Julião pertence aos Concelhos de Mafra (freguesia da Carvoeira) e Sintra. Com um extenso areal recortado por arribas, trata-se de uma das mais belas praias da região. Por ser bastante exposta às ondulações, faz parte do roteiro dos surfistas e bodyboarders, principalmente quando estes procuram ondas nos dias mais calmos do verão. Praia vigiada com nadador-salvador, dispõe de bares de apoio a banhistas.

Galardões: Praia de Ouro



Praia do Forte da Ericeira





É uma praia ideal para quem quer estar fora da confusão.Sem apoios e não é vigiada. O acesso pode ser feito pela praia da Empa.



Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira





Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira   Desde a sua instituição no ano de 1678, a Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, vem acumulando recordações, documentos e espólios não só da sua actividade de solidariedade social, bem como de diversas doações que regularmente lhe concedem.

O extenso acervo deu corpo a uma iniciativa, também já com 75 anos, de o conservar em moldes museológicos actuais, abrindo-o à apreciação pública.

Museu  
O Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira congrega uma apreciável colecção de Arte Sacra composta por paramentos, alfaias litúrgicas e outras peças religiosas, uma sala exclusivamente vocacionada para a actividade piscatória da Vila e um invulgar acervo documental reservado, com início no século XV.

O Museu abre ao público às quartas-feiras a partir da 10:30h durante todo o ano. Visitas de grupo noutro horário, deverão ser solicitadas à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira para marcação prévia.

O Museu da Misericórdia foi fundado em 01 de Junho de 1937. Inicialmente foram-lhe destinadas duas salas, ocupando hoje a totalidade das divisões do edifício, que estão organizadas nos seguintes núcleos museológicos:



Praia da Baleia ou praia do Sul na Ericeira Mafra





A Praia do Sul (ou Baleia), próxima do centro da vila e com fácil acessibilidade a pé, é um espaço familiar, onde toda a gente se conhece. Os toldos e barracas às riscas coloridas identificam as várias concessões balneares, abrigando autênticos clãs e criando uma sensação de recuo no tempo. O hotel Vila Galé (antes Hotel de Turismo) é um acarinhado ícone da paisagem.

Abrigada dos ventos de norte pela Ponta de Santa Marta, estamos perante uma das mais seguras zonas de banhos desta costa atlântica, mas nem assim lhe faltam ondas para fazer as delícias de surfistas e bodyboarders. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia, tem bares de apoio aos banhistas, balneários públicos e duche.

Galardão: Bandeira Azul; Praia Saudável; Praia de Ouro 



Praia do Penedo Mouro na Ericeira





A Praia do Penedo Mouro localiza-se numa reentrância pouco pronunciada da falésia. As rochas predominam neste cenário. Aqui, o areal é inexistente.Na zona Norte, existe uma enorme laje com cerca de 100 metros de comprimento que se estende desde a base da falésia e se prolonga mar adentro.



Praia do Pescador Ericeira - Mafra





A praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, localiza-se no centro histórico da Ericeira. Tem os apoios necessários no Verão e é bastante frequentada porque forma um baía, devido ao pontão, onde o mar aqui é sempre mais calmo. 



Praia da Foz do Lizandro





Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.

Mais do que uma estância de veraneio, esta praia é um polo de lazer, integrando modernos bares e restaurantes com esplanadas. Os estabelecimentos encontram-se dispostos ao longo de um passadiço sobrelevado, paralelo à frente de rio/ mar e que permite efetuar a ligação a um amplo parque de estacionamento.

A praia conta ainda com outros equipamentos, entre os quais balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, zona desportiva no areal (e também no mar, já que as ondas desta praia são famosas além-fronteiras), duche, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia dos Tombadoiros Ericeira Mafra





A Praia dos Tombadoiros localiza-se sobre uma enorme laje rochosa na base da falésia, nas imediações da Estrada Nacional 247.O areal reduz-se a pequenas tiras de areia entrecortada por inúmeros seixos.O mar é por norma agitado. Durante a maré alta, alcança a falésia, fazendo desaparecer o diminuto areal sob as suas águas.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores lugares para visitar em Funchal

Os 10 melhores lugares para visitar em Funchal

Complexo Balnear do Lido FunchalO Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de co...
As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Leiria

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Leiria

Igreja de So LeonardoA Igreja de São Leonardo de Atouguia da Baleia ou Igreja paroquial de Atouguia da Baleia ou Igreja matriz de Atouguia da Baleia (final do século XIII; séc. XIV) localiza-se no largo de São Leonardo, Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria, Portugal (lat: 39.336491 long:-9.325337)...
As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Cascais

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Cascais

Praia da Rainha CascaisA Praia da Rainha é uma praia de águas calmas e com um areal de pequena dimensão, encaixada entre falésias, em pleno centro da Vila de Cascais. Esta praia deve o seu nome à Rainha D. Amélia, que ali ia a banhos durante as estadas da família real em Cascais. Localizada na late...
Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Pelourinho de Soajo Arcos de ValdevezO Pelourinho de Soajo localiza-se no Largo do Eiró, na freguesia do Soajo, vila e concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Monumento Nacional desde 1910, o pelourinho do Soajo é um simples esteio ao alto, colmatado com uma face antropomórfica e um triâ...