Praia Do Aterro Lea Da Palmeira Matosinhos





A Praia do Aterro apresenta um extenso areal com cerca de 1,1 Km. Situa-se depois do Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e em frente do complexo industrial da refinaria.O mar agitado faz desta praia um local muito procurado e apreciado por amantes do surf e outras modalidades de desportos aquaticos. A norte, o limite da praia é a Ribeira da Boa Nova.A praia dispõe, igualmente, de um bar de apoio com restaurante e de parque de estacionamento público gratuito.



Praia da Amorosa Nova Viana do Castelo





Muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danificar as dunas que a envolvem.



Praia Fluvial do Aude Pinto em Aude Pinto Oleiros





Com um aproveitamento exemplar da Ribeira e das suas margens, a Praia Fluvial do Açude Pinto dispõe de todas as infraestruturas necessárias para que o visitante usufrua de belos dias de lazer e calma.

Com muitas sombras, relva e duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda, zona de solário, parque infantil, parque de merendas e esplanada, esta praia convida o visitante a usufruir de todos os espaços existentes.



Praia da Manta Rota





Localizasse junto da pequena aldeia de pescadores com o mesmo nome, mantm um ambiente bastante sereno e esta relativamente perto da aldeia para ter como suporte varias funcionalidades adequadas ao turismo e restaurantes de apoio.

Praias da Oura Poente & Oura Nascente





Estas praias ocupam uma grande parte da orla costeira. No seu extremo Oeste existem mais funcionalidades e estruturas tursticas e nuticas, ao passo que o seu lado a Este tende a ser mais deserto de qualquer actividade ou presena humana. O Hotel da Aldeia est localizado 500 metros a norte da praia. O parque de estacionamento pago, no entanto a praia tambm comporta casas de banho, restaurantes e a presena de um salva vidas com funo de vigiar a praia durante o vero.

Praia do Negrito Ilha terceira Aores





O Forte do Negrito localiza-se na Zona Balnear do Negrito, na freguesia de São Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores.

Construído por volta de 1560, este forte incorpora o plano do engenheiro Thomaz Benedito. Destinava-se a defender a parte sul da costa da ilha, a oeste da cidade de Angra, juntamente com os fortes da mesma linha, cruzando fogos entre si. Por ser de boas cantarias e por ter servido de habitação durante longos anos a tripulantes de canoas baleeiras, as muralhas do forte estão bem conservadas e as casas estão ainda em bom estado.

Com cais e piscina natural, a Zona Balnear do Negrito ocupa uma área ampla onde não falta espaço para relaxar e apanhar sol. Encontram-se aqui também restos das muralhas de uma fortaleza do século XVI, uma visita indispensável para todos os que se interessam por história.

 

Praia da Lota





Esta praia e bastante popular para a pratica da pesca de cana e comum encontrar vrios barcos de pesca ricamente ornamentados e pintados artesanalmente o que enriquece bastante a paisagem.

Praia de Santa Eullia Albufeira





A Praia de Santa Eulália localiza-se no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. Esta praia de arribas baixas encontra-se envolvida pelo verde e fresco do pinhal circundante. O areal é amplo com muitos recantos resultantes das formações rochosas.

Encantadora, entre as arribas douradas cobertas de pinhal e uma zona ajardinada, a Praia de Santa Eulália é uma das mais bonitas e cuidadas do Algarve.Junto ao areal, o complexo de lazer que dá apoio à praia, inclui bar, restaurante e uma discoteca que atrai os veraneantes das redondezas.

Em St.ª Eulália o azul marinho e os tons luminosos do areal encontram-se harmoniosamente envolvidos pela atmosfera verde e fresca do pinhal circundante.

Os pinheiros-mansos formam um bosque denso e surgem suspensos em equilíbrio precário à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento do solo nas arribas que se encontram intensamente ravinadas pela água das chuvas

Já no areal, a arriba encontra-se polida e desgastada pela ação das vagas e de uma linha de água que desagua no areal na época húmida, em torno da qual se forma um denso caniçal.

O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos desenhados pelas formações rochosas. Caminhando para nascente, alcançam-se troços de grande tranquilidade. Uma linha de palmeiras altas ladeia um pequeno passeio pedonal no troço central de praia. Para leste avista-se já a linha contínua de arribas brancas e rubras da Praia da Falésia.



Praia de Melides Costa Vicentina





Praia de Melides é uma praia situada na freguesia de Melides, concelho de Grândola, Portugal, distando da aldeia sede de freguesia cerca de 6km.

 

Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas com atribuição dos galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A sul da frente de praia encontram-se formações dunares com flora endémica e classificada e a norte arribas de arenitos proporcionando conjugações paisagísticas e ambientais de elevado interesse.

As características do mar e da linha de costa permitem a prática de variadas atividades desportivas, de entre elas o surf ou bodyboard, durante praticamente todo o ano.Nas imediações da praia surge uma lagoa (Lagoa de Melides), que se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas onde a riqueza da flora e da fauna garantem atividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.



Praia do Salgado (Nazar/Alcobaa)





A praia do Salgado fica situada em Famalicão, a Sul do concelho e a Norte de São Martinho do Porto, na região Oeste de Portugal. A praia estende-se num areal de cerca 6 km de comprimento por cerca de 100 m de largura

A praia do Salgado fica situada entre a Nazaré e S. Martinho do Porto. Na localidade de Famalicão (N 242), vira-se para uma estrada municipal que sobe a Serra da Pescaria em direcção ao Salgado. A zona de ocupação naturista fica para norte do parque de estacionamento e começa junto a uma grande duna. O mar é geralmente bravo e perigoso com um talude acentuado.

Praia dourada, com um extenso areal, situada no fundo de uma falésia. Esta praia, com zonas sem qualquer agitação perto da baía da Nazaré, encontra-se no sopé da Serra de Mangues, e tem ótimas águas balneares. Existe aqui uma escola que organiza saltos de parapente e asa-delta do alto da serra, lugar ideal para a prática de desportos radicais. Em 2012, a QUERCUS atribuiu-lhe a distinção de "qualidade de ouro", relativa à qualidade da água.



Praia da Rocha Baixinha





Uma vez que est bastante perto de zona agrcola e dada a progressiva ausncia de elevaes dada a sua eroso, esta praia tambm conhecida com a praia dos tomates, o que de certo modo acaba por ser difcil no esboar um sorriso quando se pensa na analogia ao nome. Esta praia tem aluguer de cadeiras de praia, bares e restaurantes, chuveiros, casas de banho e acesso facilitado para pessoas com dificuldades em deslocar-se.

Praia da Nazar das melhores praias de Portugal





A Praia da Nazaré é um bairro, à beira-mar, de uma das mais tradicionais vilas piscatórias portuguesas, a Nazaré, possuindo a praia de banhos mais concorrida do litoral Oeste, na região do Centro, onde ainda se podem encontrar, no areal, algumas mulheres vestidas com o tradicional traje de sete saias, a cuidar do peixe que seca ao sol, alinhado sobre estacas.

Sendo sem dúvida a praia mais concorrida do litoral Oeste, a Nazaré é uma das mais tradicionais vilas piscatórias, em que ainda se podem encontrar algumas mulheres vestidas com o tradicional traje de sete saias, a cuidar do peixe que seca ao sol, alinhado sobre estacas. A praia, completamente integrada na área urbana e rodeada pelo casario da marginal, conserva as tradicionais barracas de lona com riscas de cores fortes. Banhada por um mar normalmente bravio e com ondulação forte, é ideal para o surf e bodyboard. Para apreciar a beleza da praia em toda a sua extensão vale a pena subir ao Sítio, através do ascensor com mais de cem anos que liga o centro da vila ao seu ponto mais alto.

A praia de banhos, completamente integrada na área urbana pelo casario da marginal, é limitada a norte pelo promontório e a sul e pelo molhe do porto de abrigo, conservando no Verão as tradicionais barracas de pano com riscas de cores fortes. Banhada por um mar por vezes bravio e com ondulação forte, é ideal para a natação, o surf e o bodyboard.

As primeiras construções, umas pequenas barracas de madeira, na Praia da Nazaré, ou melhor dizendo naquela que então se designava por Praia da Pederneira datam do século XVIII, pois até esta época eram comuns os ataques de piratas, o que desaconselhava o povoamento da beira-mar. Nesta época o local estava incluí­do nos Coutos de Alcobaça, pelo que qualquer construção ali levantada necessitava da autorização do mosteiro de Alcobaça. A caracterí­stica organização da malha urbana da Praia da Nazaré, com ruas paralelas entre si a acabar na praia, dever-se-á provavelmente a directrizes urbaní­sticas dos monges de Alcobaça.

Para apreciar a beleza do areal em toda a sua extensão bem como o casario da Praia da Nazaré vale a pena subir ao Sí­tio da Nazaré, através do funicular da Nazaré com mais de cem anos, que liga o centro da vila ao seu ponto mais alto.

 

A Nazaré, praia integrada na área urbana pelo casario da marginal, limitada a norte pelo promontório e a sul e pelo molhe do porto de abrigo, apresenta, no Verão as tradicionais barracas de pano com riscas de cores fortes, possui uma beleza inigualável. É um dos locais mais procurados por visitantes, turistas e veraneantes, como destino de sol, mar, de areias claras e lazer.

Com um areal imenso, onde se instalaram, nos últimos anos, equipamentos modernos que aproveitam os benefícios o mar da Nazaré para o bem-estar e saúde, a Praia da Nazaré é, ainda, um local de forte presença de tradições, onde, se veem, por vezes, alguns pescadores, mais antigos, a coser redes ou simplesmente a contemplar o mar, por onde passam mulheres vestidas com o traje tradicional e onde se localizam os "paneiros", utilizados para secar o peixe (uma tradição antiga), perto do Centro Cultural (antiga lota).

Conhecida como uma das mais tradicionais vilas piscatórias portuguesas, a Nazaré possui a praia de banhos mais concorrida do litoral Oeste.

Prolongando-se pela marginal (entre a Avenida Manuel Remígio e Avenida da República), onde se localizam muitos estabelecimentos comerciais, entre as quais, restaurantes, cafés, bares e lojas de artesanato, a Praia da Nazaré convida a um passeio de contemplação do mar, a qualquer altura do dia.

Pelas suas condições de mar, as ondas da Nazaré são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard, de várias nacionalidades, mas é, sobretudo no verão, uma praia da família, oferendo excelentes condições de segurança para banhistas de várias idades e com diferentes condições de mobilidade.

Para apreciar toda a extensão desta beleza natural, vale a pena subir ao Sítio da Nazaré, pelo Ascensor, a funcionar há mais de um século como um meio de transporte de ligação entre centro da vila e aquela povoação, contemplar a paisagem dos vários miradouros ou seguir, para sul, para a Serra da Pescaria, em Famalicão, de onde se avista, igualmente, toda a costa e se respira o cheiro da liberdade, da vegetação e da maresia.

Aqui, localiza-se a Praia do Salgado, estância contemplada, durante algumas épocas, com a Bandeira Dourada, pelas suas qualidades naturais, que tem mantido ao longo de décadas.

Situada entre a Nazaré e S. Martinho do Porto (Alcobaça), na freguesia de Famalicão, a Praia do Salgado, com um areal de perder de vista, é, também, referenciada como praia naturista, área que se localiza mais norte do parque de estacionamento e começa junto a uma grande duna.

Com um areal de cerca 6 km de comprimento por cerca de 100 m de largura, tem um acesso principal, pelo qual se chega perto do areal. O mar é perigoso e esta é uma praia não vigiada.

A beleza selvagem deste local é o cenário privilegiado para a prática de desportos de natureza e de ar livre, com especial destaque para o parapente e asa delta.

Entre a Praia da Nazaré e a Praia do Salgado, encontramos a Praia do Sul. De acesso condicionado, entra-se, para este local, através do Porto de Pesca (entrada paga), chegando-se à praia através de uma estrada em terra.

Dadas as condições do mar, as ondas da Praia do Sul são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard. É aqui que se realizam, muitas vezes, Campeonatos Nacionais destas modalidades, quando as condições de mar, na praia urbana ou na praia do norte, o não permitem.

Dona de uma beleza única, a Praia do Sul é rodeada de dunas e, também, bastante procurada, durante a época balnear, por alguns banhistas que procuram o silêncio para apanhar banhos de sol.



Praia da Barranha Povoa do Varzim





A Praia da Barranha é uma praia marí­tima de Aguçadoura.

A praia é acedida pela rua da Codicheira e está localizada entre a Praia da Codicheira e a Praia do Rio Alto nas freguesias da Aguçadoura e Estela. A sul, destaca-se a Praia da Aguçadoura.

Nesta praia pratica-se essencialmente Surf, Body-Board (pois as condições naturais o permitem) e mais recentemente Beach Tennis.

Integra as frentes de praias da Barranha, Estela e Parque de Campismo.

Esta zona engloba uma bonita praia rural, possuindo uma rede de passadiços sobrelevados que percorre grande parte do areal, permitindo a preservação da vegetação dunar. Dadas as condições naturais, aqui praticam-se modalidades como o Surf, o Bodyboard e mais recentemente o Beach Tennis.

Acesso viário em cubo.

Serviços Disponíveis: Apoio mínimo; apoio de praia para a prática desportiva; parque de estacionamento.





Praia do Castelo do Queijo





A sua paisagem é dominada por afloramentos rochosos que envolvem o areal e os seus visitantes.O curioso nome desta praia deve-se ao facto de estar localizada junto ao Forte de São FranciscoXavier do Queijo, uma antiga fortificação defensiva construída no século XV. O pequeno forte deforma maciça, com a entrada em arco e rematada pelo escudo de armas portuguesas, tem adenominação popular de Castelo do Queijo. Segundo a tradição, no sítio onde foi edificadohavia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo

O nome da praia deve-se ao facto de estar localizada junto ao  Forte de São  Francisco Xavier do Queijo, uma antiga fortificação defensiva construída no século XV. O pequeno forte de forma maciça, com a entrada rasgada em arco e rematada pelo escudo de armas portuguesas, tem a denominação popular de Castelo do Queijo. Segundo a tradição, no sítio aonde foi edificado havia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo. Por ter sido assente sobre tal rochedo adveio-lhe o nome que sempre teve. Desde tempos imemoriais que se diz que o enorme rochedo onde o castelo  foi  construído era um lugar sagrado para os Draganes, tribo Céltica que veio para a Península Ibérica seis séculos antes de  Cristo.  A paisagem  da  Praia do Castelo do Queijo é dominada por afloramentos rochosos que envolvem o areal e os seus visitantes. 



Praia do Murrao Vila do Bispo Algarve





Já chamada de Joia Vicentina é uma praia de grande beleza natural e relativamente deserta. É assim das raras praias em que a vegetação dunar se estende até à linha de maré, combinando-se o verde pardo das dunas com o azul marinho.

A norte, uma arriba clara e muito esculpida, revestida por matos endémicos de zimbro, delimita uma pequena ribeira que desagua no areal na época das chuvas.

No troço central da praia, a arriba eleva-se e impõe-se na paisagem, talhada em xistos negros que se fazem atravessar por veios rubros e alaranjados. No topo longínquo desta arriba podem ainda observar-se rochas carbonatadas, rendilhadas e de tons mais claros, e, por vezes, pacatos rebanhos a pastar à beira do abismo.

No extremo sul da praia, a parede rochosa surge escavada por uma pequena e límpida linha de água que corre em cascata para a praia. Por todo o areal é possível encontrar rochas de formas e tonalidades curiosas, vestígios de antigos desmoronamentos.



Praia do Castelejo Vila do Bispo





Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia do Castelejo apresenta uma beleza deslumbrante em que as rochas negras de xisto contrastam com as areias douradas. O mar, de ondulação forte, oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard.

O concelho de Vila do Bispo, devido à sua localização geográfica, é o único concelho do país que possui dois tipos de costa: a costa meridional e a costa ocidental.  A costa meridional, que se estende até ao Cabo de S. Vicente, oferece enseadas e baías com boas condições de abrigo. Fazem parte desta costa, as praias do Burgau, Cabanas Velhas, Boca do Rio, Salema, Figueira, Furnas, Zavial, Ingrina, Barranco, Martinhal, Mareta, Tonel e Beliche. Telheiro, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Barriga e Murração são as praias da costa ocidental, localizada a norte do Cabo de S. Vicente, sendo bastante recortada e composta por arribas.  

Praia dos Pescadores





A Praia dos Pescadores é uma praia situada em Albufeira, Portugal.

Situada na zona urbana, serve a lota e seus pescadores - é, por isso, normal encontrar todos os instrumentos necessários à faina espalhados pelo chão. A água é de boa qualidade e as infraestruturas têm melhorado nos últimos anos.

No verão a temperatura da água ronda os 22ºC.

É muito frequentada no verão por turistas de várias nacionalidades europeias, entre os quais britânicos. É habitual, na passagem de ano, que esta praia seja palco de concertos e festas.

A Praia dos Pescadores surge na continuação do Peneco, enquadrada pelo casario luminoso disposto em anfiteatro a poente, cujos alicerces parecem diluir-se na rocha em que são talhadas as arribas, e pelo pontão a nascente. Fazendo justiça à longa tradição piscatória de Albufeira, até há poucos anos atrás encontravam-se nesta praia coloridas embarcações de pesca artesanal, as quais foram transferidas para o novo porto de abrigo na marina de Albufeira.

O acesso à praia faz-se através do Largo 25 de Abril que foi transformado numa ampla praça pavimentada onde se anda de patins, skate ou segway, ou então através das escadas rolantes que permitem descer a arriba que delimita a praia a nascente. Junto ao areal surge uma movimentada zona turística com inúmeros bares e restaurantes. A praia é muito frequentada, dado o seu caráter urbano.



Praia de Dunas Mar Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia Fluvial do Pessegueiro





A Praia Fluvial de Pessegueiro está inserida numa envolvência aldeã, tipicamente serrana. Avistam-se a igreja Matriz e o rústico casario xistoso.

Atravessada por uma ribeira de águas límpidas e cristalinas, a Aldeia do Pessegueiro e a sua praia fluvial são, com toda a certeza, um postal vivo e um retrato fiel da natureza no seu estado puro.

A qualidade das infraestruturas disponíveis, assim como a qualidade da água foram, em 2017, reconhecidas pelos dois principais galardões nacionais: classificação de ouro da Quercus e Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, que este ano se renovou.



Praia do Canavial





A praia do Canavial deve o seu nome ao tipo de vegetao na sua encosta, onde existes uma nascente que jorra em cascata. Conhecida peas suas aguas extremamente claras e de onde submergem formaes rochosas que contribuem para a beleza paisagstica desta praia. Devido ao facto de ser uma praia bastante isolada no tem qualquer infra estrutura e no vigiada.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal