Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lagoa

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lagoa

Praia dos Caneiros Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia dos Caneiros é uma praia portuguesa que está situada na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, com a peculiar (mas não exclusiva) Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório.

Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem.

Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica - Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.





Praia do Molhe Ferragudo, Lagoa (Algarve)





A Praia do Molhe situa-se em Ferragudo, no concelho de Lagoa (Algarve), no Algarve, Portugal.

O seu nome é devido ao facto de possuir um dos molhes que demarca o fim do rio Arade e o iní­cio do Oceano Atlântico.

Esta é uma pequena praia que se desenvolve em torno do molhe nascente do Rio Arade; o acesso ao areal faz-se através de uma altaneira zona de estadia, a partir da qual se desce uma íngreme escadaria de pedra escavada na face da arriba.

As arribas, de cores marcadamente quentes, encontram-se muito fissuradas e recortadas, sendo visíveis inúmeros blocos rochosos no areal, vestígios de antigos desmoronamentos.

Enormes arbustos de barrilha e salgadeira revestem as paredes rochosas, são plantas especialmente adaptadas à salsugem. Na direção do interior do estuário acumula-se exíguo areal junto ao molhe e as águas são calmas.

Já na face marítima do molhe, o areal é mais consistente e o mar também, sendo frequentes as vagas que galgam o molhe e os surfistas que sondam o horizonte em busca de ondas.



Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)





A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Trata-se da primeira praia marítima do concelho de Lagoa, após a foz do Arade; o areal desenvolve-se para norte da Ponta do Altar, um pontal estreito e alongado onde se construiu um farol.

Os matos ricos do barrocal algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas aos ventos marítimos.

O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha crescem envoltos num emaranhado de lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das grutas visíveis na base da Ponta do Altar.

Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar uma enorme abóbada com dois arcos. Orientado a poente, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a marina e a cidade de Portimão.



Praia da Angrinha Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia da Angrinha situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo, concelho de Lagoa.

O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroí­das pelos elementos. As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas tí­picas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia.

A praia situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos.

O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito esculpidas, onde são visíveis galerias e grutas. As paredes rochosas fazem-se revestir de muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta que coloniza as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia. Um passadiço assente na areia percorre grande parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos.

É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.

A norte do Forte de São João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, onde surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua. Esta é uma pequena praia que possui uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.

 



Praia da Senhora da Rocha





Ligada directamente à praia Nova por um túnel, este enclave é muitas vezes alvo de visita de barcos de pesca que compõe um cenário pitoresco com a capela no horizonte. Além de esta praia ter acesso directo a chuveiros, casas de banho e restaurantes, também há a possibilidade de alugar cadeiras de praia.

Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advém da sua pequena baía de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turístico bastante cosmopolita. Há barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediações. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solférias uns meros 800 metros a norte.

Praia do Barranquinho Lagoa, Algarve





A Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água.

Encontra-se situada ao lado da Praia da Malhada do Baraço e perto da estrada de acesso à Praia de Albandeira.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.



Praia Grande





A praia Grande, está localizada perto da vila de Ferragudo e separada da praia da Angrinha pelo forte de São João de Arade. Esta praia tem um parque de estacionamento bastante amplo. Também tem acesso directo a restaurantes, chuveiros e casas de banho. Existe uma área dedicada às crianças onde elas podem brincar em toda a segurança, visto que a praia é vigiada por um salva vidas.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Santarém

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Santarém

Museu Municipal de BenaventeO Museu Municipal de Benavente encontra-se instalado num palacete do século XVIII, mandado construir por Francisco José Colaço Lobo, antigo lavrador e capitão-mor da vila de Benavente. O edifí­cio funcionou como casa de habitação até meados do século XX, ...
As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Leiria

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Leiria

Vale do Lapedo uma depresso de grande valor arqueolgicoO Vale do Lapedo situa-se na Freguesia de Santa Eufémia, a cerca de 13 quilómetros de Leiria. É um local de grande interesse natural e cultural, localizado numa região predominantemente rural. As características naturais facilitaram a preservaç&ati...
Os 9 melhores sitios para visitar em Monumentos Viseu

Os 9 melhores sitios para visitar em Monumentos Viseu

Torre de Ucanha e ponte de Ucanha em TaroucaA Torre de Ucanha localiza-se na freguesia de Ucanha, concelho de Tarouca, distrito de Viseu, em Portugal. Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910. A mais conhecida passagem do rio Varosa é a ponte de Ucanha, provavelmente edificada durante os séculos XIV-XV, ...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Ilha de São Miguel

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Ilha de São Miguel

Baa do Refugo ilha TerceiraA Baía do Refugo é uma baia Portuguesa localizada na costa sul da ilha Terceira, na freguesia de Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo. Trata-se de uma zona balnear costeira cuja formação geológica teve origem na erupção do vulcão do Algar do Carvã...