Ginjinha - O Licor Favorito Portugus





Ginjinha, ou simplesmente Ginja, é um licor de ginja feito com infusão de ginja berries, geralmente servido em copo. É uma bebida muito típica em Lisboa e o licor favorito de muitos portugueses. Você pode optar por pedir um com uma cereja no seu interior - ginjinha com ginja, ou um sem - ginjinha sem ginja. Outra opção é tê-lo servido em uma xícara de chocolate. Simplesmente uma bebida incrível.



Teatro Nacional D. Maria II Lisboa





Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) é um teatro de Portugal localizado na Praça de D. Pedro IV em Lisboa.

O Teatro Nacional abriu as suas portas a 13 de Abril de 1846, durante as comemorações do 27.º aniversário de D. Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial. Na inauguração, foi apresentado o drama histórico em cinco actos O Magriço e os Doze de Inglaterra, original de Jacinto Heliodoro de Aguiar Loureiro.

Mas a história do Teatro Nacional D. Maria II, começou dez anos antes da sua inauguração. Na sequência da revolução de 9 de Setembro de 1836, Passos Manuel assume a direcção do Governo e uma das medidas que tomou nesse mesmo ano foi encarregar, por portaria régia, o escritor e polí­tico Almeida Garrett de pensar o teatro português em termos globais e incumbi-lo de apresentar

O Teatro Nacional abriu as suas portas a 13 de abril de 1846, durante as comemorações do 27.º aniversário da rainha Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial. Na inauguração, foi apresentado o drama histórico em cinco atos O Magriço e os Doze de Inglaterra, original de Jacinto Aguiar de Loureiro. Mas a história do Teatro Nacional D. Maria II começa dez anos antes da sua inauguração.   Na sequência da revolução de 9 de setembro de 1836, Passos Manuel assume a direção do Governo e uma das medidas que tomou nesse mesmo ano foi encarregar, por portaria régia, o escritor e político Almeida Garrett de pensar o Teatro português em termos globais e incumbi-lo de apresentar "sem perda de tempo, um plano para a fundação e organização de um teatro nacional, o qual, sendo uma escola de bom gosto, contribua para a civilização e aperfeiçoamento moral da nação portuguesa”.   Por esse mesmo decreto, Almeida Garrett ficou encarregue de criar a Inspeção-Geral dos Teatros e Espetáculos Nacionais e o Conservatório Geral de Arte Dramática, instituir prémios de dramaturgia, regular direitos autorais e edificar um Teatro Nacional "em que decentemente se pudessem representar os dramas nacionais".  

Aqurio Vasco da Gama





O Aquário Vasco da Gama é um dos mais antigos do mundo. Localiza-se no Dafundo, freguesia de Cruz Quebrada - Dafundo, municí­pio de Oeiras, distrito de Lisboa, em Portugal. Trata-se de um aquário público.

Em 1898, na altura da inauguração do Aquário Vasco da Gama, o Rei Dom Carlos I realizou numa das salas uma exposição temporária com os espécimes zoológicos por ele recolhidos nas campanhas oceanográficas de 1896-1897.

Curiosamente esses mesmos espécimes regressariam anos mais tarde ao Aquário Vasco da Gama, integrando a Coleção Oceanográfica do Rei Dom Carlos I, enriquecendo de tal forma o Museu, que ainda hoje este é essencialmente conhecido pelos espécimes raros associados ao monarca oceanógrafo.

Com o passar dos anos o Museu foi reunindo outros espécimes biológicos, num conjunto que hoje se designa genericamente Colecção Aquário Vasco da Gama e que inclui sobretudo moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos.



Igreja de Santa Engrcia-Panteo Nacional





Imediatamente identificada pela sua enorme cúpula branca, a igreja de Santa Engrácia é um dos edifícios mais conhecidos do horizonte de Alfama.

Iniciada em 1682, a construção da igreja levou surpreendentes 284 anos para ser concluída depois que a capela-mor foi profanada, desmontada em uma tempestade, abandonada e depois usada como arsenal e depois como fábrica de calçados. Em 1910, a igreja foi classificada como Monumento Nacional e seis anos depois escolhida como o Panteão Nacional de Portugal . A decisão de completar a estrutura só foi feita em 1956, e em 1966, o edifício foi finalmente inaugurado.



Museu Calouste Gulbenkian - Ba do Tesouro de Lisboa





O famoso Museu Calouste Gulbenkian alberga uma abundância de obras de arte de valor inestimável de todo o mundo, incluindo tesouros egípcios antigos, porcelana Qing, poltrona de Maria Antonieta e pinturas de mestres europeus. Uma visita a este museu facilmente fará com que você passe meio dia para se entregar à arca do tesouro da cidade.



Visita o Elevador de santa justa e o seu miradouro





Isso pode ser apenas o elevador mais bonito do mundo. Desenhado pelo português Raoul Mesnier du Ponsard, o elevador vertical - também conhecido como Elevador do Carmo - fez sua estréia em 1902. Mesnier du Ponsard foi aluno de Gustave Eiffel, então não é de surpreender que o elevador público, trabalhado a partir de ferro fundido e embelezada com filigrana, ostenta um estilo francês distinto da virada do século. Uma fila aparentemente interminável se traduz em uma multidão frustrada; ainda assim, os visitantes se sobressaem - a magnífica tira de transporte e história da arquitetura vale a pena.



Igreja-Museu So Roque: Uma igreja simples com um interior ricamente decorado





igreja e o museu de São Roque, no Bairro Alto, combinam-se para oferecer uma experiência cultural envolvente - cada um complementa o outro. Fundada no final do século XVI pela Ordem dos Jesuítas, a fachada rústica e despretensiosa de São Roque esconde um sumptuoso interior, um dos locais religiosos mais impressionantes de Lisboa. Ricamente adornada com mármore, azulejos e trabalhos em madeira dourada, a igreja é celebrada pela sua série de capelas laterais, uma das quais, a Capela de São João Baptista , simplesmente encanta o espectador com a sua decoração ornamentada.



Visita o Mosteiro dos Jernimos o mais importante de Lisboa





Situado perto da Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos é uma obra-prima manuelina calcária construída para o Mosteiro dos Jerónimos no local de uma antiga igreja - onde Vasco da Gama e a sua tripulação passaram a última noite em Portugal antes da sua famosa estadia marítima Para a Índia. A estrutura maciça, que começou a ser construída em 1501, levou um século para ser concluída. Os geeks da história e os nerds da arquitetura apreciarão passear por aqui, mas não é difícil para ninguém sucumbir ao tamanho e à grandeza do local da UNESCO.



Vai a caa ao tesouro na Feira da Ladra





Para uma experiência muito local, vá à caça do tesouro na Feira da Ladra , o mercado de pulgas mais famoso de Lisboa. Toda terça e sábado, das 9h às 18h, aqui você encontra centenas de barracas que vendem literalmente qualquer coisa.

Os amantes do vintage e não vão adorar a procurar lembranças estranhas, mas preste atenção aos seus objetos de valor enquanto caminhava ... deve haver alguma razão se o nome do lugar significa "mercado de ladrões"!

Como chegar à Feira da Ladra : a melhor maneira de chegar ao mercado é combinando-o com o passeio no eléctrico 28 e descendo no Arco de São Vicente.





Museu das Crianas no Jardim Zoolgico de Lisboa





O Museu das Crianças foi inaugurado em 1994, inicialmente instalado numa dependência do Museu de Marinha, ocupa agora um espaço no Jardim Zoológico de Lisboa.

O Museu das Crianças, constitui um espaço privilegiado de aprendizagem, onde se incentiva a curiosidade e a confiança das crianças.

Criar um espaço didático e pedagógico, onde as crianças possam aprender a brincar foi sempre a missão  deste Museu.  Queremos ser um local nacional de referência Infantil, que possa ensinar temas importantes para a vida das crianças  de forma divertida e inovadora.  Tocar, ouvir, explorar e brincar são as palavras-chave que tornam esta experiência mágica para qualquer criança.

Por aqui passam cerca de 20 mil crianças por ano, e por cada sorriso que aqui deixam torna-se mais importante a existência e o significado deste Museu.

 

A Exposição é a principal atividade do Museu, e muda a cada três anos, tentando sempre explorar  temas adaptados à curiosidade das crianças e aos planos escolares.  O Museu está aberto para visitas de segunda a domingo, das 10h as 18h. A nova exposição sobre a História de Portugal foi inaugurada em Outubro de 2018, e cada visita guiada tem a duração de 2 horas.



Museu de Lisboa





O núcleo-sede do Museu de Lisboa localiza-se no Campo Grande, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. Encontra-se instalado nas dependências e jardins do Palácio Pimenta.

O Museu de Lisboa, antigo Museu da Cidade, é composto por cinco núcleos: o Palácio Pimenta (núcleo-sede), o núcleo dedicado a Santo António, o Teatro Romano, o núcleo arqueológico da Casa dos Bicos e o Torreão Poente da Praça do Comércio.

O Museu de Lisboa, antigo Museu da Cidade, é um museu polinucleado no qual Lisboa e as suas histórias se revelam sob diferentes perspetivas. São cinco os núcleos do Museu de Lisboa: Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Torreão Poente e Casa dos Bicos. Cinco espaços distintos, com valências e objetivos complementares, que partilham uma missão, uma identidade e uma nova imagem. O propósito é o de revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.

Para além do Teatro, um outro monumento romano é gerido pelo Museu de Lisboa: as Galerias Romanas da Rua da Prata, descobertas no subsolo da Baixa de Lisboa, em 1771, na sequência do Terramoto de 1755. Abrem ao público duas vezes por ano.



Vai at baixa beber um copo de Ginjinha





A ginjinha é um licor tipicamente português feito de uma fruta parecida com uma cereja. Um tiro geralmente custa 1 euro e também pode usá-lo com uma bolacha de cereja ou chocolate, o que torna a experiência ainda mais doce.

O bar mais popular para experimentá-lo é o A Ginjinha  [no Rossio, Largo de São Domingos 8] , mas também é muito popular nos muitos cafés da Praça da Figueira.



Museu do Fado Alfama Lisboa





O estilo musical único de Portugal é devidamente homenageado no Museu do Fado através de uma exposição permanente que traça as origens da música de fado e da guitarra portuguesa desde o século XIX. O fado significa literalmente "destino" e é uma expressão de saudade e tristeza. 

Em Lisboa, esta música pungente foi cultivada em cafés e restaurantes há mais de 150 anos, e o bairro de Alfama é considerado o berço desta combinação muito portuguesa de voz e guitarra. A Mouraria , um dos bairros mais antigos de Lisboa, também está associada ao fado, uma vez que as suas linhas tristes ecoaram pelas ruas daqui há mais de um século.



S a imponente catedral de Lisboa





No distrito de Castelo, perto do antigo bairro de Alfama, a catedral românica fortificada de Lisboa - a Sé - sofreu várias remodelações de design desde que a estrutura original foi consagrada em 1150 . Uma série de terremotos que culminaram no tremor devastador de 1755 destruiu completamente o que existia no século XII. O que você vê hoje é uma mistura de estilos arquitetônicos, sendo as características de destaque as torres de sino geminadas que embelezam o horizonte do centro da cidade - particularmente no fim da tarde, quando um sol poente assenta a alvenaria com um laminado dourado.



VISITE O MAAT Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, junto ao rio Tejo





Não perca o MAAT, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, junto ao rio Tejo. Não é apenas um edifício arquitetônico excepcional, mas também um lugar incrível para ver exposições nacionais e internacionais de artistas e arquitetos contemporâneos. Os dois edifícios, a central eléctrica icónica e o novo salão moderno, podem ambos ser visitados com um bilhete combinado de 9 € ou separadamente a 5 € cada. O programa cultural oferecido é bastante diversificado: desde instalações de arte e projetos arquitetônicos até plataformas vivas e exibições de vídeo e filmes, há algo para todos. Não perca o telhado do MAAT, uma área de jardim completa que oferece belas vistas do rio e da ponte.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal