Praia do Molhe Ferragudo, Lagoa (Algarve)





A Praia do Molhe situa-se em Ferragudo, no concelho de Lagoa (Algarve), no Algarve, Portugal.

O seu nome é devido ao facto de possuir um dos molhes que demarca o fim do rio Arade e o iní­cio do Oceano Atlântico.

Esta é uma pequena praia que se desenvolve em torno do molhe nascente do Rio Arade; o acesso ao areal faz-se através de uma altaneira zona de estadia, a partir da qual se desce uma íngreme escadaria de pedra escavada na face da arriba.

As arribas, de cores marcadamente quentes, encontram-se muito fissuradas e recortadas, sendo visíveis inúmeros blocos rochosos no areal, vestígios de antigos desmoronamentos.

Enormes arbustos de barrilha e salgadeira revestem as paredes rochosas, são plantas especialmente adaptadas à salsugem. Na direção do interior do estuário acumula-se exíguo areal junto ao molhe e as águas são calmas.

Já na face marítima do molhe, o areal é mais consistente e o mar também, sendo frequentes as vagas que galgam o molhe e os surfistas que sondam o horizonte em busca de ondas.



Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)





A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Trata-se da primeira praia marítima do concelho de Lagoa, após a foz do Arade; o areal desenvolve-se para norte da Ponta do Altar, um pontal estreito e alongado onde se construiu um farol.

Os matos ricos do barrocal algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas aos ventos marítimos.

O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha crescem envoltos num emaranhado de lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das grutas visíveis na base da Ponta do Altar.

Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar uma enorme abóbada com dois arcos. Orientado a poente, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a marina e a cidade de Portimão.



Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advm da sua pequena baa de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turstico bastante cosmopolita. H barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediaes. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solfrias uns meros 800 metros a norte.

Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de guas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma rea onde possvel jogar volley. Tambm h restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Marinha Lagos Algarve (informaes)





A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, considerada, ainda, como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin, tendo chegado inclusivamente a ser distinguida com o galardão

Rodeada por uma falésia alta esculpida pela erosão, a belíssima Praia da Marinha é considerada uma das cem melhores praias do mundo, num recanto de natureza preservada, quase mesmo em estado selvagem.Antes de descer à praia, deslumbre-se com a paisagem que se avista do alto da falésia que lhe dá acesso e depois percorra a longa escadaria. O seu esforço será recompensado pela tranquilidade que encontra neste areal banhado por um mar suave.

Uma enorme e suave escadaria dá acesso a uma pequena enseada; ao avançar até à linha da arriba o visitante depara-se com um areal que se alonga para poente.

Arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas, envolvem a praia, exibindo uma diversidade notável de curiosos modelados rochosos: arcos, grutas, leixões e algares.

Também a diversidade de habitats marinhos é assinalável: ambientes rochosos e campos de ervas marinhas abrigam coloridos ouriços e anémonas, cardumes de sargos e safias, curiosos polvos e chocos, ou delicados cavalos-marinhos.

É possível realizar aqui um percurso subaquático, acessível de máscara e barbatanas ou com escafandro autónomo.

De volta a terra firme, deixe-se seduzir pelos campos de orquídeas que florescem na primavera, visíveis nas imediações do parque de merendas no topo da arriba, ou por uma caminhada no percurso de natureza que percorre a linha das arribas entre esta praia e Vale Centeanes.



Praia da Albandeira





O acesso a esta praia feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira tambm pouco frequentada, quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia do Barranco (Lagoa) Algarve





As águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços mínimos ou mesmo inexistentes, não afastam os banhistas. São as Praias Naturais de Lagoa.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal