Os 9 melhores locais para visitar em Lagoa


Praia dos Beijinhos situada na Armação de Pera Lagoa Algarve





A Praia dos Beijinhos Apesar de se situar na extrema poente da baía arenosa de Armação de Pera, o areal de Vale Olival insere-se ainda numa zona tipicamente rochosa.

A arriba na envolvente da praia encontra-se muito ravinada, denunciando a existência de linhas de escorrência da água das chuvas, em torno das quais se desenvolvem caniçais e tamargais que alcançam a praia. Uma ribeira de caráter torrencial, marginada por densa vegetação ribeirinha, desagua no areal durante a época húmida.

Para poente as paredes rochosas elevam-se e é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba até à vizinha Praia dos Beijinhos.

O caminho é marginado por vegetação típica do litoral e oferece fabulosos panoramas sobre o oceano e sobre as formações rochosas esculpidas pelos elementos: leixões, arcos, algares e galerias subterrâneas delineiam a linha de costa.

Já na Praia dos Beijinhos, uma escadaria percorre a face da arriba até ao areal, ladeada pelo aromático tomilho e pela vistosa açafate-de-prata. No pequeno e acolhedor areal, dois enormes leixões cortam a linha do horizonte, aproximados à distância de uma fresta.



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Senhora da Rocha





Ligada directamente à praia Nova por um túnel, este enclave é muitas vezes alvo de visita de barcos de pesca que compõe um cenário pitoresco com a capela no horizonte. Além de esta praia ter acesso directo a chuveiros, casas de banho e restaurantes, também há a possibilidade de alugar cadeiras de praia.

Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Praia da Albandeira





O acesso a esta praia é feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira é também pouco frequentada, é quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia da Cova Redonda Lagoa Algarve





ale a pena descer a longa e estreita escadaria de calçada portuguesa para chegar ao areal.

A brancura da areia, a transparência da água e a tranquilidade da praia são a generosa recompensa de quem se mete ao caminho

Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, a Praia Cova Redonda possui pequenas manchas de areia espalhadas entre formações rochosas esculpidas pela erosão. A praia é cercada por altas falésias e fica a leste da Praia da Senhora da Rocha, com acesso através de uma longa mas suave série de degraus entre vegetação exuberante.



Praia do Barranco (Lagoa) Algarve





As águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços mínimos ou mesmo inexistentes, não afastam os banhistas. São as Praias Naturais de Lagoa.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal