Os 7 melhores locais para visitar em Vila Nova de Gaia
Ponte de D. Maria Pia Porto e Gaia
A Ponte de D. Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária, que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, no Norte de Portugal. Foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877 e foi encerrada em 24 de Junho de 1991, tendo sido substituída pela Ponte de São João. É considerada, junto com o Viaduto de Garabit, como as maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eiffel.
Praia da Aguda em Vila Nova de Gaia
Aguda é uma estância balnear é uma praia situada na freguesia portuguesa de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto A Praia da Aguda para além de convidar a banhos, convida sobretudo a contemplar uma vastidão de areal e mar a perder de vista. A grande extensão de praia, faz fronteira com uma bonita paisagem dunar e de vegetação natural.Não se pode deixar de fazer uma longa caminhada pelos agradáveis passadiços de madeira.
Situada a meio da distância entre Gaia e Espinho, a Praia da Aguda possui um extenso areal que se estende desde Miramar a norte, e se prolonga para a Granja, mais a sul.Com ondulação forte, esta praia é procurada pelos praticantes de surf e oferece também boas condições para a pesca submarina, pelos muitos espécimes que se abrigam nos seus fundos rochosos.
Praia do Mar e Sol (Vila Nova de Gaia)
Início: Interceção da Avenida Sacadura Cabral com a Avenida Gomes Guerra | Fim: Temple Beach Bar, na Praia da Areia Branca, AgudaExtensão: 714 m.Descrição: Este troço de ciclovia contorna o limite Sul do Clube de Golfe de Miramar e percorre o litoral de Vila Nova de Gaia até à Praia da Areia Branca, na Aguda. Apresenta pavimento colorido e encontra-se fisicamente separado das vias motorizadas, permitindo a circulação do ciclista em maior segurança.Pontos de interesse: Clube de Golfe de Miramar e Parque das Dunas da Aguda. Praias de Mar e Sol e da Areia Branca, na Aguda.Serviços disponíveis: bares, restaurantes, caixa Multibanco, estacionamento automóvel, passadiço para pedestres na praia, bebedouros e estacionamento para bicicletas.
Praia do Senhor da Pedra Vila nova de Gaia
Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686.
Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo,
A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguint
A cidade de Miramar, que se estende para as traseiras da praia, é uma das preferidas dos residentes do Porto e tem um ambiente distintamente português. Miramar é um destino discreto, com um punhado de cafés, restaurantes e lojas, e não reflete a maravilhosa praia que está perto.
Miramar está situada no extremo norte da Costa de Prata, e as praias são características desta região, com areias douradas, poderosas águas atlânticas e ventos frequentes. Este artigo fornecerá um guia para as praias de Miramar e inclui informações sobre viagens.
Praia da Granja Vila Nova de Gaia
Teve origem no lugar da Granja, freguesia de São Félix da Marinha, com a construção de uma quinta, em 1758, denominada a Quinta da Granja, mais tarde Quinta dos Ayres e hoje conhecida por Quinta do Bispo. Pertença dos frades crúzios do Mosteiro de Grijó, utilizavam-na como estância de convalescência e repouso, nas épocas de maior calor. É de notar, porém, que embora em Portugal o termo
Nos finais do séc. XIX e início do séc. XX, a Praia da Granja era a mais aristocrática estância de veraneio do Norte de Portugal, frequentada pela realeza, pela corte e por alguns dos mais importantes escritores portugueses da época, como Ramalho Ortigão e Eça de Queirós. São originários desses tempos muitos dos chalés antigos, rodeados de vegetação, que conferem à Granja um charme que se manteve até aos nossos dias.
Praia da Madalena Vila nova de Gaia
Casa-Museu Teixeira Lopes Vila Nova de Gaia
A Casa-Museu Teixeira Lopes é um núcleo museológico localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal. Foi criado a partir da residência e do ateliê do próprio escultor António Teixeira Lopes (1866-1942), a que, posteriormente, se juntou um espólio do escultor, museólogo e escritor Diogo de Macedo. O conjunto das coleções de Diogo de Macedo e de Teixeira Lopes permite uma visão abrangente das artes visuais do século XIX e das primeiras décadas do século XX.
A construção do edifício teve início nos finais do século XIX e foi seu arquiteto José Teixeira Lopes, irmão do patrono da casa. Foi aqui que o Mestre António Teixeira Lopes (1866-1942) habitou e trabalhou no seu atelier, tendo sido doado à Câmara Municipal de Gaia e aberto ao público como Casa-Museu em 1933.
Na Casa-Museu estão expostas as obras de maior relevo de António Teixeira Lopes, incluindo exemplares de escultura monumental (A Verdade, Flora), tumular (História, Caridade, Dor e Túmulo de Almeida Garrett), arquitetónica (Portas da Candelária), de vulto (A Viúva, Caim e Ofélia) e de caráter religioso (Rainha Santa Isabel e Santo Isidoro).