Os 12 melhores locais para visitar em Cascais


Praia de São Pedro (Cascais)





A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente.

A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade. É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha.

Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Windsurf Segurança: Praia vigiada/sinalizada Acesso à Praia: De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia. De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas e rampa.

Praia localizada em ravinas de beleza considerável, sendo limitada a nascente pelo pontão existente e a poente pela Ponta do Sal. Encontra-se prevista a construção, na zona envolvente, de um Centro de Interpretação Ambiental.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem

Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,28kmEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de WindsurfSegurança: Praia vigiada/sinalizada

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé

Acesso ao areal por escadas e rampa.





Praia da Duquesa Cascais





itua-se no centro da Vila de Cascais, sendo limitada a nascente pelo "Chalet Palmela" e a poente pelo "Chalet Faial".   Dispõe de bons acessos, entre os quais o paredão (passeio marítimo), onde estão localizados os restaurantes, os bares e as esplanadas. Existe um parque de estacionamento.   Localização: Cascais Extensão da linha da praia: 0,17km Segurança: Praia vigiada/sinalizada Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Desportos Náuticos (aluguer de barcos de recreio, gaivotas e ski aquático); Escola de Mergulho   Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé

Praia do Tamariz Estoril Cascais





A praia do Tamariz é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada no Estoril, em Cascais. Considerada a praia por excelência da Costa do Estoril, possui um areal de declive suave e 190 metros de extensão, bem como uma piscina oceânica no seu extremo nascente. De afluência média a muito alta, conta com um posto médico e de primeiros socorros e está classificada como acessí­vel a pessoas de mobilidade reduzida, sendo vigiada e sinalizada durante a época balnear. Para além disto, possui também apoios de praia, bares e restaurantes.

O acesso à praia é feito exclusivamente a pé, através do paredão ou dos acessos à Estrada Marginal e à estação ferroviária do Estoril.

Situada ao fundo da Alameda do Casino do Estoril, a Praia do Tamariz foi em tempos conhecida como a Praia Elegante, frequentada pela alta sociedade que passava os verões na linha do Estoril. Atualmente, é uma das praias mais concorridas desta zona por ser muito central e estar situada junto à linha de comboio. 



Praia da Rainha (Cascais)





A Praia da Rainha é uma praia de águas calmas e com um areal de pequena dimensão, encaixada entre falésias, em pleno centro da Vila de Cascais.

Esta praia deve o seu nome à Rainha D. Amélia, que ali ia a banhos durante as estadas da família real em Cascais. Localizada na lateral de uma das ruas mais antigas do centro histórico de Cascais – a Rua Frederico de Arouca, mais conhecida por rua Direita – esta praia tem uma envolvente única onde permanece o comércio de rua e se pode desfrutar de um leque variado e diversificado de serviços, desde restaurantes a hotéis, lojas, entre outros.

O acesso é exclusivamente pedonal, fazendo desta praia um local privilegiado para os turistas que estão alojados na zona envolvente. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação. Acesso à Praia: De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas.

Praia com areal de dimensões reduzidas, encaixada entre falésias no cimo das quais existem habitações.

Localizada no Centro de Cascais é uma praia escondida de águas calmas. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação.





Praia da Poça Cascais





A praia da Poça é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada perto da Estrada Marginal, delimitada por duas encostas onde se situam o Forte Velho e o Forte de São Teodósio da Cadaveira. A sua frente de praia é arenosa, de declive suave. O acesso à praia pode ser feito a pé, através da Estrada Marginal, do Paredão de Cascais ou do túnel que a liga ao Vale de Santa Rita. Existem parques de estacionamento no Vale de Santa Rita e nas encostas que a limitam. Está dotada de restaurantes e bares, um posto médico e de primeiros socorros, sendo vigiada na época balnear.

Para além dos fortes, possui como pontos de interesse os imponentes casarões na sua envolvente e o edifí­cio que alojava os Banhos Termais da Poça.

À semelhança de outras praias do concelho, encontra-se encaixada entre duas elevações da costa, podendo observar-se o Forte Velho, o Forte da Cadaveira e os antigos banhos da Poça. Possui bons acessos, parque de estacionamento e uma zona pedonal que permite a comunicação com as outras praias.

Localização: S. João do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior do Estoril ou Poça. Acesso pedonal pelo túnel desde o Vale de Stª Rita onde há estacionamentoDe comboio - Sair na estação do Estoril e fazer o percurso a pé pelo Paredão

Acesso ao areal por escada e rampa.



Praia da Baforeira Cascais





A Baforeira é uma água balnear de uso suspenso situada a nascente da praia de São Pedro do Estoril, da qual está separada por um pontão e formações rochosas. Ladeada de arribas, a sua faixa de areia, estreita, limitava-se apenas a uma zona de risco no seu sopé, classificada como instável. O seu uso balnear foi suspenso a 4 de julho de 2017, devido à instabilidade destas e à inexistência de areal, que poderia comportar riscos de segurança para os seus utilizadores. Forma o limite poente da Zona de Interesse Biofí­sico das Avencas.

Possui um parque de estacionamento, no topo da arriba que lhe dá acesso, bem como um restaurante e bar.

O nome da praia deriva do latim tardio biferaria, com o significado de figueira brava, étimo hoje em desuso na lí­ngua portuguesa.

Localizada a nascente da praia de S. Pedro do Estoril e separada desta por um pontão e formações rochosas. Está envolvida por arribas, tendo como principal acesso uma enorme escadaria. Dispõe de um restaurante e bar, que funciona também como discoteca.

Possui, ainda, um parque de estacionamento, localizado na zona envolvente.

Localização: S. Pedro do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia, pela praia de S. Pedro.De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé



Praia do Avencas na linha de Cascais





Rodeada por arribas que se podem apreciar a partir da Estrada Marginal, a Praia das Avencas possui flora e fauna marinha de importância reconhecida, estando prevista a criação de uma zona de interesse biofísico neste local.Esta praia de extensão reduzida situa-se junto à Praia da Parede e o seu acesso faz-se pela passagem subterrânea que a liga ao Parque de estacionamento, situado a norte da estrada marginal.

pesar do seu pequeno tamanho, a Praia das Avencas agrada a qualquer um. A areia é fina e branca e a àgua cristalina. A vista para a baía de Cascais, quanto a atmosfera está limpida, é muito bonita. Esta praia dispõe de um bar



Praia das Moitas Cascais





A Praia das Moitas é uma praia portuguesa situada entre Cascais e o Estoril, nomeadamente no Monte Estoril.

 

Tem um pequeno areal, limitado por um pontão e pelo passeio marítimo. A poente da praia está localizada uma piscina Atlântica.

Existem, ainda, ao longo do passeio marítimo, bares com esplanada.

Localização: Monte EstorilExtensão da linha da praia: 0,17kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Centro de Cascais ou Monte Estoril, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praiaDe comboio - Sair na estação do Monte Estoril e fazer o percurso a pé pelo Paredão



Praia de Santo Amaro de Oeiras





A praia de Santo Amaro de Oeiras situa-se na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na Grande Lisboa. A praia, de tipologia urbana e afluência alta, é a maior do concelho de Oeiras, e localiza-se entre a foz da ribeira da Laje e o Forte de São Julião das Maias. O seu areal, de 700 m e declive suave, é atravessado pelo Passeio Marí­timo de Oeiras e possui iluminação noturna, para além de apoios de praia e espaços de restauração. Dispõe também de sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resí­duos e eco-cinzeiros de praia.

A praia é indicada para a prática de atividades desportivas como o surf, bodyboard e kitesurf, e também se disputam durante o verão torneios de voleibol de praia e de futebol de praia.

 

Encaixada entre o paredão oeste do Porto de Recreio e o Forte de São Julião das Maias, esta praia sofreu um conjunto de intervenções permitindo apresentar-se hoje como uma ótima opção para o usufruto de momentos de lazer e veraneio.É envolvida pelo Passeio Marítimo de Oeiras, onde se pode caminhar, correr, andar de patins e de bicicleta (em horário definidos), e à noite, graças à sua potente iluminação artificial, revela-se também um espaço propício à diversão e animação.

Dispõe ainda de apoios de praia e espaços de restauração, num convite aos sabores locais e à contemplação da costa e orla ribeirinha.Nesta praia é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores, existe uma estrutura de apoio ao banhista, é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.Nos meses de julho e agosto dispõe ainda de um espaço e apoio especializado para pessoas com mobilidade reduzida através do projeto Praia Acessível.



São Pedro do Estoril





São Pedro do Estoril é uma aldeia da freguesia de Cascais e Estoril, concelho de Cascais, em Portugal. Situada no litoral atlântico, no extremo oriental da freguesia, a sua costa escarpada dá lugar a uma pequena baí­a onde se localiza uma praia homónima. Limita a oeste com São João do Estoril (Castelinho Nossa Senhora de Fátima), a norte com o Murtal e a leste com a Parede, estas últimas pertencentes à freguesia de Carcavelos e Parede. Abí­lio Nunes dos Santos, proprietário dos antigos Armazéns do Chiado, foi o responsável pelos impulsos ao desenvolvimento da zona. Originalmente denominada Cai água, pela azenha e casebres existentes na foz da Ribeira de Caparide, viu o seu nome alterado para o atual pelo Decreto n.º 11228, datado de 31 de agosto de 1926, por petição de um grande número de habitantes.

 

A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente. A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade.

É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha. Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros.

Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação. Acessos de boa qualidade, entre os quais uma passagem Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Windsurf Segurança: Praia vigiada/sinalizada Acesso à Praia: De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. Pedro do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia. De comboio - Sair na estação de S. Pedro do Estoril e fazer o percurso a pé Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia da Conceição (Cascais)





Situada entre o "Chalet Faial" e a capela de Nossa Senhora da Conceição apresenta um areal não muito extenso, que em condições de baixa-mar fica comunicável com a praia da Duquesa.

Possui bons acessos (paredão, escadas e rampa). Existem ainda restaurantes, bares e esplanadas ao longo do paredão.

Extensão da linha da praia: 0,11kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Centro de Cascais, estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.De comboio - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.De autocarro - Sair na estação de Cascais e fazer o percurso a pé.

Acesso ao areal por escadas e rampa.



Praia da Azarujinha São João do Estoril





A praia da Azarujinha é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada numa pequena reentrância da costa, rodeada de falésias, onde termina o Paredão de Cascais. A sua frente de praia, arenosa e rochosa e de declive suave, é a menor da Costa do Estoril, com apenas 45 m de extensão. O acesso à praia é feito exclusivamente a pé, através do paredão, ou em alternativa pelas escadas localizadas a montante da praia (Travessa da Praia da Azarujinha e Av. Marques Leal).

 

 

Está localizada num recanto, rodeada de falésias preenchidas com construções, denotando um carácter intimista. De salientar que as massas rochosas que envolvem as águas de banho, formam uma espécie de anfiteatro natural.

O acesso à praia é exclusivamente pedonal e faz-se através de escadas localizadas a montante da Praia (acesso pela Av. Marques Leal) ou então através do passeio marítimo proveniente da Praia da Poça. Pelas suas características geográficas não dispõe de parque de estacionamento.

Localização: S. João do EstorilExtensão da linha da praia: 0,045kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de S. João do Estoril. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia, pela Praia da PoçaDe comboio - Sair na estação do Estoril e fazer o percurso a pé



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal