Os 7 melhores locais para visitar em Lagos


Meia Praia





Esta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma série de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquáticos. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baía de Lagos nos séc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galeões que carregavam o tesouro de Montezuma, um imperador Azteca capturado pelos soldados de Herman Cortez, em 1522. O Hotel Tivoli Lagos encontra-se nas proximidades desta praia. Devido ao facto de ser uma praia já bastante mais frequentada tem bastantes infra estruturas como um acesso facilitado para deficientes, casa de banho, um parque de estacionamento bastante amplo e além de ser vigiada no verão tem um centro de saúde.

Praia do Porto de Mós Lagos Algarve





A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nas extremas por arribas altas. Do Miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba a poente, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres.

Para poente dominam os cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) muito laminadas e sustidas em equilíbrios precários.

Na época húmida acumula-se na base da arriba espessa camada de argila, a qual os locais dizem possuir propriedades medicinais. Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água.

Para nascente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a Ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, o areal possui troços muito tranquilos, sobretudo nas extremas da praia.



Praia do Pinhão





A praia do Pinhão está ligada à sua vizinha, a praia da Dona Ana por um pequeno acesso pedestre. separada por uma espécie de arco natural no seu estremo a este, esta praia é ideal para a prática de mergulho e exploração subaquática das suas aguas limpas. A capacidade para estacionamento desta praia é bastante limitada no entanto tem a presença de um salva-vidas durante o verão.

Praia da Dona Ana





A praia da Dona Ana é uma das mais famosas na área. É também um lugar popular para mergulho sem botija, tem um aceso até à praia do pinhão através da arriba. Embora esta praia seja bastante isolada é possível encontrar um pequeno parque de estacionamento, casas de banho e um restaurante nas suas imediações.

Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Praia da Batata Lagos Algarve





A poucos metros do centro histórico da cidade de Lagos, a acolhedora Praia da Batata é ideal para quem não gosta de se sentir isolado. Com ótimas infraestruturas de apoio e rodeada de diversos equipamentos de lazer, entre os quais o Clube de Vela de Lagos, esta praia é palco de regatas e de campeonatos de voleibol e andebol de praia durante o verão.

A praia situa-se entre a Praia dos Estudantes e o molhe sul da ribeira de Bensafrim, a escassos metros do centro histórico de Lagos, possuindo já características urbanas: grande parte da arriba para trás do areal encontra-se enrocada e ocupada por uma solarenga praça pavimentada. Para além do molhe surge o diminuto areal da Solaria e a Fortaleza da Ponta da Bandeira, mesmo à entrada da barra.

O areal exibe muitas reentrâncias e recantos abrigados dos ventos dominantes, como é próprio do desenho das arribas ocres da Costa de Ouro, muito trabalhadas pelos elementos.

É uma praia bastante frequentada, surgindo na continuação da longa marginal de Lagos que acompanha a foz da ribeira de Bensafrim e o colorido dos veleiros da marina e dos barcos de pesca artesanal do porto de pesca.As fascinantes formações rochosas que a decoram dão acesso, entre grutas, às praias dos Estudantes e do Pinhão, pequenas conchas de areia entre arribas coloridas e águas transparentes e tranquilas.



Praia dos Pinheiros Lagos Algarve





Situada em Lagos, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, a Praia dos Pinheiros possui um pequeno areal em forma de concha, que na maré alta mede cerca de 30 a 40 metros. Com um acesso difícil, por degraus escavados nas rochas escarpadas que a abrigam dos ventos e projetam sombras convidativas no areal, esta é uma praia tranquila, procurada pelos praticantes de naturismo.Entre as formações rochosas recortadas, merece destaque a gruta que dá acesso a um algar, cuja visita é obrigatória.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal