Praia da Gal Albufeira, no Algarve





A Praia da Galé localiza-se no concelho da Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.

Esta praia é constituí­da por duas componentes que estão divididas por uma falésia, contudo encontram-se ligadas por escadas. A praia da Galé Oeste estende-se até à praia dos Salgados, enquanto que a praia da Galé Este está confinada por falésias, exceto na maré baixa dos meses mais soalheiros.

De lotação quase sempre esgotada, trata-se de uma praia para todos os gostos, com arribas a este e dunas a oeste. O areal é extenso e água de boa qualidade. Predominam os banhistas portugueses.

Diz-se que a origem do nome se deve ao facto de ter naufragado uma galé na praia, prevalecendo então o nome de Praia da Galé.

Existe uma outra Praia da Galé no concelho de Grândola.

 

A Praia da Galé configura o extremo leste da ampla baía arenosa de Armação de Pera. Nesta praia as formações rochosas características do barlavento algarvio emergem de novo das areias, proporcionando recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o setor poente mais exposto.

Estas rochas carbonatadas de cores quentes e muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior. Atualmente encontram-se muito esculpidas pelas águas da chuva e polidas pelo mar, revestidas por plantas adaptadas à salsugem como a barrilha. 



Praia do Evaristo Albufeira Algarve





A praia do Evaristo é uma pequena praia situada em Albufeira, Algarve. Deve o seu nome ao restaurante homónimo do local.

A praia é agradável e rochosa, com um areal reduzido que, no verão, se assemelha a um centro comercial num dia de chuva. O acesso é feito pela mesma estrada que conduz ao elitista Clube Casa do Castelo, onde se acotovela o jet set português.

O areal é de pequenas dimensões e há, por todo o lado, formações rochosas de topo plano que criam pequenas enseadas. A falésia baixa que circunda a praia está repleta de vegetação, sobretudo pinheiros que trazem o verde quase até à areia.

 

Esta é uma pequena praia rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos revestidos de algas dispersam-se pela linha da maré e zona imersa, impregnando o ar de maresia. O areal quente e seco encontra-se enquadrado por vegetação, sobretudo pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras. Mais próximo do areal, domina a barrilha, planta resistente à salsugem. 



Praia da Oura Albufeira





A Praia da Oura é uma praia situada no sí­tio denominado Oura, em Areias de São João, concelho de Albufeira. Dispõe de Bandeira Azul Situa-se a leste da Praia dos Aveiros e a oeste da Praia de Santa Eulália. Tem cerca de 900 m de comprimento por 450 metros de largura na maré vazia. Tem todos os apoios e serviços de praia, existindo comércio em toda a zona.

É uma das praias mais frequentadas pelos turistas que visitam o Algarve devido à presença de numerosos hotéis e aparthotéis em Areias de São João. É acessí­vel pela Rua Ramalho Ortigão.

Muito perto de Albufeira, mesmo no centro de uma das zonas mais animadas do Algarve, a Praia da Oura oferece excelentes condições para uns belos dias de férias à beira-mar.O mar tranquilo, que convida ao relax ou à prática de desportos náuticos como o windsurf e o mergulho, é complementado pela agitação noturna de muitos bares, restaurantes e discotecas, em que difícil é só mesmo a escolha.

   

Praia da Falésia





Quilmetros de praias douradas at perder de vista, apenas lascadas por pinheiros que do o tom esverdeado aliados as rochas de cor avermelhada, poderiam ser na verdade a definio literal das cores da bandeira portuguesa. Nas suas encostas, h infra estruturas tursticas e desportivas disponveis como tambm tem um acesso fcil para pessoas com dificuldades de locomoo. O Sheraton Algarve tem o seu Beach Club privado nesta praia.

Praia de Aveiros





A Praia dos Aveiros é uma pequena praia de bandeira azul na área chamada Areias de São João ou Areias de São João, na cidade de Albufeira, Algarve, Portugal. A praia é cercada por uma pequena enseada e é composta de areias finas e douradas e é ladeada por penhascos e formações rochosas.

Esta pequena enseada surge após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste e a orientação da praia permite contemplar o panorama da linha de costa até Vilamoura.

O areal encontra-se encaixado entre arribas, dando forma a uma tranquila piscina rochosa. É possível fazer um passeio sobre a plataforma rochosa na base da arriba a poente, alcançando depois um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, até ao areal do Forte de S. João. A arriba encontra-se intensamente desgastada pelos elementos e ao longo deste passeio observa-se uma profusão de galerias, grutas e algares.

Uma pequena linha de água desagua no areal na época húmida, ladeada por canavial e por uma linha de choupos. Na envolvente da praia a vegetação abunda, desde os típicos elementos bem adaptados à salsugem, como a salgadeira e a barrilha, até às plantas dos matos de barrocal como a palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa



Praia Olhos de gua





A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água ou olheiros, batizaram a povoação e a praia.

Os olhos d´água são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar, na extrema nascente da praia. Mas são também as arribas calcárias que distinguem Olhos d´Água, já que esta é a primeira praia rochosa na passagem do sotavento arenoso para o barlavento rochoso, e onde se pode observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas.

As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.

Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.



Praia do Peneco





A praia do Peneco a primeira praia a Este da cidade de Albufeira. Localizada no antigo centro da vila tem um caf que dada a sua proximidade uma tentao e um incentivo preguia depois de um reconfortante banho de sol matinal.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal