Praia de Quarteira





Dantes era uma simples aldeia de pescadores mas hoje em dia, Quarteira tornou-se um centro turstico de cracter urbano. a sua identidade passada poderia ser vista num flash se olharmos com ateno Igreja do sc. XIV ou nas casas tpicas decoradas com faixas coloridas a volta. Alm disto a praia tem uma grande oferta de restaurantes e bares, h tambm a possibilidade de alugar cadeiras de sol. Durante o vero esta praia vigiada. O Hotel Quarteira Sol encontra-se bastante prximo desta praia.

Praia do Inatel





Esta praia deve o seu nome ao edifcio do Inatel localizado no seu extremo oeste. Chega a ser muito povoada durante o vero devido sua proximidade a Albufeira. H estacionamento, restaurantes, casas de banho, salva vidas no vero e com acesso facilitado para pessoas com limitaes motoras.

Praia Manuel Loureno Albufeira





O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.

Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.

Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias; já perto do areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.



Praia de Arrifes Albufeira





Situada a oeste de Albufeira, a Praia dos Arrifes é uma das mais pequenas do concelho. Esta pequena enseada está abrigada dos ventos por arribas baixas esculpidas onde se podem observar alguns algares, tão característicos da região. O areal é dominado por três imponentes rochedos, que estão na origem do outro nome pelo qual a praia é designada "Três Penecos".O acesso á praia faz-se por escadas de madeira, e na área envolvente revestida de pinhal, encontra-se o parque de estacionamento em terra batida.



Praias da Galé (Este e Oeste)





So uma expanso de areia que se prolonga por vrios quilmetros, entre falsias. Esto equipadas com uma enorme variedade de equipamentos hoteleiros. Na direco de Albufeira h duas pequenas praias muito sossegadas e pouco frequentadas. H casas de banho, um parque de estacionamento e um acesso facilitado para pessoas com dificuldades fsicas, como tambm vigiada durante o vero.

Praia do Castelo de Albufeira





No Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre paredes pedregosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Na extrema leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um castelo fantasioso, batiza a praia.

Trata-se dum pequeno promontório muito recortado, com leixões destacados que constituem núcleos rochosos mais resistentes à erosão. Na envolvente da praia domina o verde profundo dos pinhais. No topo aplanado dos leixões também domina o verde, desta feita de plantas adaptadas ao ambiente marinho como a barrilha, a salgadeira e o funcho-do-mar. Diversas aves marinhas, como os falcões ou os corvos-marinhos, apreciam estes locais inacessíveis a predadores terrestres.

As caminhadas pelas arribas estão aqui favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas e observando-se geoformas geradas pela erosão, sobretudo algares e grutas. Recomenda-se, porém, cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia do Forte Novo





Encontra-se no extremo da praia de Quarteira, a praia do Forte Novo apresenta um cenrio mais natural e mais selvagem, tendncia que se vai observando medida que nos vamos afastando das proximidades de Vilamoura. No entanto tem todas as infra estruturas de base que possam contribuir ao comforto. H um parque de estacionamento, casas de banho, restaurantes, e um salva vidas durante os meses de vero.

Praia Rocha Baixinha Leste Albufeira Algarve





Popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, devido às plantações que existiam junto a um dos caminhos que lhe dá acesso, a Praia da Rocha Baixinha é uma zona tranquila no extremo leste da extensa Praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses. Muito perto da Marina de Vilamoura, um dos polos de maior animação do Algarve, esta Praia divide-se em duas áreas - Oeste e Leste.A sua qualidade ambiental reconhecida pela atribuição da bandeira azul ao longo dos anos, foi confirmada em 2003 pela certificação ambiental ISO 14001, que obteve após a candidatura apresentada pela Lusotur, empresa que gere Vilamoura.

Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias.

Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates.

O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro.

A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.



Praia da Coelha Albufeira





A Praia da Coelha é uma praia perto da localidade da aldeia das Sesmarias que se encontra dentro do Concelho de Albufeira, no Algarve, Portugal. Esta praia está localizada a cerca de 6,2 km por estrada a oeste do centro histórico da cidade de Albufeira e fica a 31,5 km a oeste da capital da região, Faro 

Aninhada entre arribas douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos que o mar banha suavemente.Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.

O caminho para a praia é pedonal e segue ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar surgem exuberantes matos litorais, com zimbro, carrasco, aroeira e palmeira-anã (a única palmeira nativa da Europa), os quais envolvem uma zona de estadia a cerca de 100 m da praia. Uma vez na praia, o visitante depara-se com uma pequena enseada protegida por altas paredes rochosas, com o Alto da Coelha a nascente.

Nas arribas de cores quentes são visíveis fósseis marinhos, bem como grutas e galerias resultantes da erosão das águas doces e salgadas sobre a rocha calcária.

Mais uma vez apetece caminhar sobre o topo das arribas, a envolvente da praia conserva a rica vegetação original e as formações rochosas esculpidas pelo tempo e pelos elementos fascinam. Uma escadaria em madeira parte do apoio de praia e dá acesso às arribas a poente da praia, recomendando-se porém cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia de Santa Eullia Albufeira





A Praia de Santa Eulália localiza-se no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. Esta praia de arribas baixas encontra-se envolvida pelo verde e fresco do pinhal circundante. O areal é amplo com muitos recantos resultantes das formações rochosas.

Encantadora, entre as arribas douradas cobertas de pinhal e uma zona ajardinada, a Praia de Santa Eulália é uma das mais bonitas e cuidadas do Algarve.Junto ao areal, o complexo de lazer que dá apoio à praia, inclui bar, restaurante e uma discoteca que atrai os veraneantes das redondezas.

Em St.ª Eulália o azul marinho e os tons luminosos do areal encontram-se harmoniosamente envolvidos pela atmosfera verde e fresca do pinhal circundante.

Os pinheiros-mansos formam um bosque denso e surgem suspensos em equilíbrio precário à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento do solo nas arribas que se encontram intensamente ravinadas pela água das chuvas

Já no areal, a arriba encontra-se polida e desgastada pela ação das vagas e de uma linha de água que desagua no areal na época húmida, em torno da qual se forma um denso caniçal.

O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos desenhados pelas formações rochosas. Caminhando para nascente, alcançam-se troços de grande tranquilidade. Uma linha de palmeiras altas ladeia um pequeno passeio pedonal no troço central de praia. Para leste avista-se já a linha contínua de arribas brancas e rubras da Praia da Falésia.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal