Roteiro 15 lugares grátis para visitar em Matosinhos


Praia Do Aterro Leça Da Palmeira Matosinhos





A Praia do Aterro apresenta um extenso areal com cerca de 1,1 Km. Situa-se depois do Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e em frente do complexo industrial da refinaria.O mar agitado faz desta praia um local muito procurado e apreciado por amantes do surf e outras modalidades de desportos aquaticos. A norte, o limite da praia é a Ribeira da Boa Nova.A praia dispõe, igualmente, de um bar de apoio com restaurante e de parque de estacionamento público gratuito.



Praia de Angeiras Norte Matosinhos





Praia de areal extenso, que mantém as dunas e o seu aspecto selvagem. Existem muitas rochas ao longo da praia, mas não são impeditivas da realização de desporto.

Facilidade de Estacionamento: Tem parque de estacionamento.

Localização e acessos: EN13, Angeiras

Serviços de apoio disponíveis: praia vigiada, bar, instalações sanitárias, duches, aluguer de toldos, espreguiçadeiras, bodyboard, surf, voleibol de praia, futebol de praia, acesso a deficientes, parque de campismo, pesca desportiva



Praia do Marreco





Junto à povoação de Perafita, a Praia do Marreco possui um areal amplo e situa-se numa zona em que a costa faz uma espécie de baía. Esta praia é ideal para famílias com crianças, já que durante a maré cheia, as rochas existentes no areal formam pequenas poças onde os mais pequenos adoram brincar e nas suas imediações não falta sequer um Parque infantil.

   

Praia de Pedras do Corgo Matosinhos





A Praia Pedras do Corgo, é o que se pode chamar de uma praia "bem arrumada". com uma vista desafogada. Toda a extensão de areia combina na perfeição com a riqueza dunar que envolve a praia e que se encontra protegida por entre passadiços de madeira. Encontra-se separada da Praia das Pedras do Funtão por rochas. De areal extenso e águas frias, é também conhecida por Praia das Pedras do Corgo. Com boas infraestruturas propícias à prática de desportos, é geralmente frequentado pela população de Agudela. De salientar o passadiço de madeira que conduz à praia, no qual estão integrados cinzeiros cónicos que o banhista pode levar consigo para a praia.

Praia do Cabo do Mundo Perafita - Matosinhos





Rodeada de dunas atravessadas por passadiços de madeira que facilitam o acesso ao areal, a Praia do Cabo do Mundo tem a particularidade de possuir uma zona rochosa que parece fazer a separação entre o mar e a areia e lhe acrescenta uma beleza especial.

A Praia do Cabo do Mundo tem a particularidade de ter uma fronteira rochosa entre o areal e o mar, o que lhe confere uma beleza única.Toda a extensão de praia está rodeada por uma zona dunar, que se mantém protegida por passadiços de madeira que levam os veraneantes à beira-mar.

   

Padrão do Bom Jesus de Matosinhos





O Padrão do Bom Jesus de Matosinhos localiza-se em Matosinhos, Portugal.  Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tarde conhecida por Senhor de Matosinhos.

Monumento de fortíssimo impacto visual até inícios do século XX, este zimbório encontrava-se isolado no meio do areal da “Praia do Espinheiro” sendo visível a muitos quilómetros de distância quer do lado da terra quer do lado do mar.

Praia da Memória (Matosinhos)





A Praia da Memória é uma praia portuguesa situada no lugar de Arnosa de Pampelido, em Perafita, a norte das cidades do Porto e de Matosinhos, onde se deu o chamado Desembarque do Mindelo.

A 8 de julho de 1832, na praia junto a Arnosa do Pampelido, entre as freguesias de Perafita e de Lavra do concelho de Matosinhos, teve lugar um acontecimento que iria alterar decisivamente o curso da história e marcar o início do fim do absolutismo em Portugal. Organizada a partir dos Açores uma esquadra comandada por D. Pedro IV com um exército de 7500 homens desembarca nesta praia com o objetivo de pôr-instaurar no país um regime moderno e liberal. A escolha deste local apanhou de surpresa o exército absolutista uma vez que esperando um ataque a Lisboa a defesa do Norte tinha sido desguarnecida. Após o desembarque o “Exército Libertador” seguiu para o Porto onde entrou pacificamente a 9 de julho e onde resistiu heroicamente durante um ano no “Cerco do Porto”.   Assinalando o local do desembarque foi erguido, por iniciativa de António José de Ávila e subscrição pública um obelisco destinado a perpetuar a memória deste acontecimento. A sua localização foi feita com base no testemunho de elementos do “Exército Libertador” que, de resto, estiveram presentes, ao lado da rainha D. Maria II no lançamento da sua primeira pedra a 1 de dezembro de 1840. Contudo seriam necessários 24 anos para se dar por concluído o obelisco, tendo sido proposta a sua classificação como monumento nacional em 1880.   O obelisco em granito inclui referências à data do desembarque em duas coroas metálicas observáveis no topo. Quatro painéis calcários na sua base registam referências à iniciativa da construção do monumento, alguns dos comandantes do “Exercito Libertador” e a famosa proclamação que D. Pedro IV fez aos soldados antes do desembarque.   Restaurado em 2001 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o Obelisco da Memória é elemento fundamental do património histórico da região e integra-se numa área dunar igualmente protegida pela autarquia.

Praia de Fuzelhas (Leça da Palmeira) Matosinhos





Apesar de ter muitas rochas, esta praia torna-se muito agradável para as crianças pela quantidade de poças que se formam na maré baixa, cenários muito apreciados para todo o tipo de brincadeiras. A Praia de Fuzelhas possui completas infraestruturas de apoio, bem como equipamentos para a prática de atividades desportivas que garantem uma animação constante.

  Praia com muitas rochas,torna-se agradável com poças que se formam na baixa-mar. Sendo abrigada e tendo boas infraestruturas convidam a um dia bem passado.

Os apoios de praia, vão desde o aluguer de toldos, animação constante, atividades desportivas, todo um conjunto de infraestruturas que satisfazem as necessidades de alquer veraneante.

Facilidade de estacionamento: Tem parque de estacionamento.

Localização e acessos: Leça da Palmeira.

Serviços de apoio disponíveis: praia vigiada, bar, duches, instalações sanitárias, aluguer de toldos, espreguiçadeiras.



Praia da Senhora Boa-Nova Matosinhos





Rodeada por rochas, a Praia da Senhora é pequena e abrigada, ideal para os dias mais ventosos.Nas suas imediações, destacam-se duas obras projetadas pelo arquiteto Siza Vieira - a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova, que se esconde entre os rochedos, sabiamente integrada na paisagem natural.



Praia de Leça da Palmeira em Matosinhos





Com um areal extenso, banhado pelo mar de ondulação forte, a Praia de Leça da Palmeira oferece excelentes condições para a prática de surf, bodyboard e kitesurf, especialmente no seu extremo norte, onde vai confinar com a Praia do Aterro. Muito frequentada por jovens, esta área regista grande animação, que se prolonga pela noite dentro nos bares e discotecas das redondezas. Quem prefere águas calmas, pode optar pela Piscina das Marés, uma belíssima piscina de água salgada projetada por Siza Vieira. Também da autoria deste arquiteto português de renome internacional, a Casa de Chá/Restaurante da Boa Nova foi construída nos anos 60 entre os penedos, harmonizando-se de tal forma na paisagem, que parece sempre lhe ter pertencido.

 

Praia da Quebrada Matosinhos Porto





Situada numa pequena enseada e protegida por dunas, a Praia da Quebrada possui um areal amplo, com muitas rochas o que exige redobrada atenção para quem vai a banhos já que o mar tem correntes fortes. Nas proximidades, pequenas casas de pescadores acrescentam um tom pitoresco a esta zona balnear



Praia do Funtão em Matosinhos





ambém conhecida como simplesmente Praia do Funtão, apresenta-se com um areal considerável, mas sobretudo a sua beleza encontra-se na envolvente de vegetação natural e na proximidade a pequenos bairros pitorescos. Tem um mar pouco calmo e muita areia. Com boas infraestruturas é uma das praias mais procuradas pelos habitantes de Lavra. Galardoada com Bandeira Azul.  Facilidade de Estacionamento: Tem parque de estacionamento.

Localização e acessos: EN 13, Lavra, a praia está sinalizada.

Serviços de apoio disponíveis: instalações sanitárias, acesso a deficientes, parque de campismo, pesca desportiva, aluguer de toldos, espreguiçadeiras, bar, duches, restaurante, praia vigiada, voleibol de praia, futebol de praia 

Situada em frente à povoação de Lavra, a Praia do Funtão possui um grande areal com poucas rochas. Com boas infraestruturas de apoio, que incluem áreas para a prática de voleibol ou futebol de praia, esta é uma área de lazer muito procurada pelos habitantes da região.



Praia de Angeiras Sul Matosinhos





Também conhecida como Praia Azul, tem rochas que começam no areal e terminam no mar. O mar não é calmo, mas não tem correntes fortes. É uma praia de ventos de norte.

Localização e acessos: EN13, por Angeiras.

Serviços de apoio disponíveis: acesso a deficientes, parque de campismo, pesca desportiva, aluguer de toldos, espreguiçadeiras, bar, duches, instalações sanitárias, praia vigiada, restaurante 

Praia de Angeiras Sul

Praia da Lugar das Pedras Matosinhos





A Praia das Pedras do Corgo possui um areal muito extenso, banhado pela ondulação forte do mar. O acesso ao areal é facilitado por um longo passadiço de madeira e a praia possui boas infraestruturas de apoio, onde não faltam toldos e barracas de lona para alugar ou redes de voleibol, para aqueles que procuram mais atividade do que simplesmente ficar deitado a apanhar sol.

   

Praia Azul (Conchinha) Leça da Palmeira





Situada no concelho de Matosinhos, a Praia Azul ou Praia da Conchinha, como também é designada, está situada junto à avenida marginal, o que torna os acessos mais fáceis e proporciona diversos tipos de infraestruturas de apoio. O mar, que está quase sempre muito agitado, oferece boas condições para a prática de desportos como o surf ou o bodyboard, mas exige aos banhistas algum cuidado. 

A Praia Azul, tem um agradável areal, todo ele circundado por uma marginal que permite bons acessos e que fornece muitos dos apoios de praia aos veraneantes. O mar da Praia Azul, tem como característica principal o ser agitado, o que lhe confere uma beleza única, mas também cuidados redobrados para os banhistas. Encontra igualmente uma área de zona rochosa que vai desde o areal ao mar.   Localização e acessos: Leça da Palmeira, rua Belchior Robles.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal