7 lugares grátis para visitar em Viana do Castelo


Museu de Carros de Cavalos Viana do Castelo





O Museu de Carros de Cavalos localiza-se na Quinta da Bouça, na freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Constitui-se em um museu temático dedicado ao transporte de tração animal, em particular por carruagens.

Museu particular instalado num edifício junto a um belo solar do século XVIII, que alberga a colecção reunida pelo Dr Lopo de Carvalho, com mais de 50 carros de cavalos, especialmente do século XIX. Aqui pode ver desde carros de passeio a charretes familiares, passando por veículos de caça e de transporte público. Também tem uma vasta coleção de selas, selins e outros artefactos relacionados com os cavalos. Na sua coleção está incluída a carroça de Afonso de Bragança, Duque do Porto, conhecida por arreda. 



Museu Municipal de Caminha





O Museu Municipal de Caminha situa-se em pleno Centro Histórico Medieval da vila e está instalado num edifício datado, provavelmente, do séc. XVII/XVIII que, até ser adaptado a Museu e Biblioteca, em 1989, serviu de Tribunal e Cadeia da Comarca de Caminha. Hoje, o edifício alberga o Museu Municipal de Caminha que expõe uma importante coleção de objetos arqueológicos que documentam a história da região desde a Pré-História à Romanização.

No Museu Municipal de Caminha o visitante será conduzido por entre segredos e mistérios de tempos remotos que o farão sorrir e sonhar com a vida na antiguidade desta região, espelhada em objetos pré-históricos, nas réplicas das gravuras rupestres de Lanhelas, na reprodução da Anta da Barrosa de Vila Praia de Âncora, e nos objetos da cultura castreja, bem documentada nos achados arqueológicos do Coto da Pena e da Cividade de Âncora. Finalmente, o visitante tem um contacto direto com o fascinante mundo romano através dos utensílios que utilizavam no seu quotidiano e nas suas trocas comerciais.

O Museu Municipal de Caminha é uma instituição dependente da Câmara Municipal de Caminha, sem fins lucrativos, que se dedica a, em benefício do público, colecionar, preservar, interpretar, expor e comunicar os valores patrimoniais do concelho de Caminha.



Praia do Cabedelo (Viana do Castelo)





A Praia do Cabedelo está localizada na margem sul do estuário do rio Lima, à vista da cidade de Viana do Castelo.

A praia é constituí­da por dois areais, separados por um pontão. Do lado direito de quem está virado para o mar, encontra-se o areal mais pequeno, e do lado esquerdo, o grande, que se estende até à praia seguinte (Praia do Rodanho). O local é bastante apreciado pelos banhistas, dada a proximidade da cidade de Viana do Castelo e as boas infra-estruturas de apoio, embora a baí­a esteja bastante exposta ao vento Norte (mais abundante durante o Verão).

A exposição ao vento torna a Praia do Cabedelo um local de eleição para os entusiastas de desportos de vento, principalmente Windsurf e Kitesurf, sendo inclusivamente considerada por muitos como umas das mecas desta última modalidade. No entanto, a praia é também largamente frequentada por praticantes de outros desportos náuticos, como o Surf e o Bodyboard.

Esta é a primeira praia, a sul do Rio Lima, sendo constituída por dois espaços:

Uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caracterizada por ventos fortes, sendo ideal para a prática de desportos radicais e windsurf. Aqui realizam-se diversas competições de âmbito internacional.

Do lado sul, do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.



Praia Azul (Vila do Conde)





A Praia de Vila Conde possui um longo areal que se estende por cerca de 6 kms até à foz do Rio Ave, quase sem interrupções. Neste espaço, que vai tomando diversos nomes conforme o concessionário e os frequentadores, destacam-se praias como a de Caxinas, utilizada pelos pescadores, a Praia do Turismo, muito concorrida por estar perto do centro urbano, e a Praia Azul, a mais procurada pelos surfistas. Terra de estaleiros de construção naval e de pescadores, Vila do Conde é conhecida pelas belíssimas rendas de bilros, fabricadas com muito saber e paciência pelas mulheres da região.

A Praia Azul em Vila do Conde é claramente uma praia que serve a população local dada a sua proximidade à zona habitacional. Os fáceis acessos e todas as infra-estruturas envolventes convidam não só a banhos como a agradáveis passeios pela marginal.Uma ciclovia e um passeio pedonal são seguramente opções saudáveis em alternativa a um mergulho.



Praia da Rodanho Viana do Castelo





Esta praia, de uma elevada beleza natural, estende-se por dois quilómetros de costa arenosa.

É uma praia ampla com sistemas dunares bem desenvolvidos e uma mata adjacente, que induzem uma grande diversidade de habitats.

A Praia do Rodanho surpreende por ter uma das dunas de maior altitude do norte de Portugal.

Esta praia, uma beleza natural elogiada, se estende por dois quilômetros de costa arenosa. É uma grande praia com sistemas de dunas bem desenvolvidas e uma mata adjacente, que induzem uma grande diversidade de habitats. Praia do Rodanho surpresa por ter uma das maiores dunas do norte de Portugal. Esta praia com excelentes condições para desportos aquáticos apresenta: Surf (pranchinha e longboard), Body board e SUP (Stand Up Paddle). Praia com Prêmio da Praia Dourada



Praia da Arda Viana do Castelo





Também conhecida como Praia da Mariana, nome do restaurante que aqui existe, a Praia da Arda ou do Bico é uma das melhores do país para a prática de surf e bodyboard, sendo por esse motivo muito frequentada pelos jovens. O extenso areal desta praia enquadra-se num cenário de grande beleza natural, rodeado por um longo cordão de dunas, pontuadas aqui e ali por vegetação verdejante.



Castelo de Melgaço





O Castelo de Melgaço localiza-se na freguesia de Vila, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Principal defesa raiana do Alto Minho no século XII, constitui-se na sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça, vigiando a travessia para a Galiza.

No cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, com três pisos e cobertura em telha, e parte da antiga cerca da Vila medieval.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal