Os 10 melhores locais para visitar em Lagoa

Os 10 melhores locais para visitar em Lagoa

Praia Grande (Lagoa) Ferragudo no Algarve





A Praia Grande localiza-se na freguesia de Ferragudo, concelho de Lagoa, no Algarve, em Portugal.

Esta praia situa-se para dentro da entrada do porto de Portimão, a leste do Castelo de São João de Arade. Como outras praias do Barlavento Algarvio, é rodeada de arribas carbonatadas originadas no miocénio inferior, muito ricas em fósseis marinhos.

No troço final do estuário do rio Arade, o areal desta praia tranquila encontra-se protegido pelos dois molhes da barra do rio, e enquadrado por arribas de cristas revestidas por uma vigorosa vegetação mediterrânica.

A Norte da praia ergue-se o Forte de S. João do Arade, estrutura que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, garantia a defesa do estuário perante as investidas da pirataria. Não longe, um pouco mais a montante, avista-se o casario branco de vila de Ferragudo, antiga aldeia de pescadores, hoje pequeno núcleo urbano a merecer uma visita.



Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia da Cova Redonda Lagoa Algarve





ale a pena descer a longa e estreita escadaria de calçada portuguesa para chegar ao areal.

A brancura da areia, a transparência da água e a tranquilidade da praia são a generosa recompensa de quem se mete ao caminho

Considerada uma das praias mais bonitas da Europa, a Praia Cova Redonda possui pequenas manchas de areia espalhadas entre formações rochosas esculpidas pela erosão. A praia é cercada por altas falésias e fica a leste da Praia da Senhora da Rocha, com acesso através de uma longa mas suave série de degraus entre vegetação exuberante.



Praia Grande





Esta extensa e comprida praia faz juz ao seu nome. a sua distancia é de tal ordem que se perde o fim no horizonte, dunas que ocupam 3 quilómetros de comprimento, criando uma paisagem deslumbrante em que as vezes se torne raro nos cruzarmo-nos com alguém, a praia também é conhecido pela possibilidade de observação das aves locais e a sua vegetação costeira. Infra estruturas disponíveis incluem estacionamento, restaurantes e casas de banho. A praia é vigiada durante o verão.

Praia do Barranquinho Lagoa, Algarve





A Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água.

Encontra-se situada ao lado da Praia da Malhada do Baraço e perto da estrada de acesso à Praia de Albandeira.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.



Praia do Barranco (Lagoa) Algarve





As águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços mínimos ou mesmo inexistentes, não afastam os banhistas. São as Praias Naturais de Lagoa.



Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Senhora da Rocha





Ligada directamente à praia Nova por um túnel, este enclave é muitas vezes alvo de visita de barcos de pesca que compõe um cenário pitoresco com a capela no horizonte. Além de esta praia ter acesso directo a chuveiros, casas de banho e restaurantes, também há a possibilidade de alugar cadeiras de praia.

Praia da Marinha





Uma pequena praia que se alcança ao longo da costa circundante através das rochas e túneis naturais, muito pouco visitada e logo bastante calma. Há a possibilidade de alugar cadeiras de sol. Há também casas de banho e a praia é vigiada durante o verão.







O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer em Guimarães os 8 melhores pontos turisticos

O que fazer em Guimarães os 8 melhores pontos turisticos

Padro do Salado no Centro Histrico de GuimaresO padrão do Salado localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, no Centro Histórico de Guimarães, no distrito de Braga, em Portugal. Situa-se em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Passear por Guimarães é respirar cultura e aprender histó...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Conde

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Vila do Conde

Praia da Luzimar Vila do CondeCom a preocupação de permitir que possam ser usufruídas por todos, o Município tem vindo a criar condições de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada. Desde 2006, data em que recebeu o primeiro galardão de Praia Acessível, com a Praia do Turismo...
As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Bragança

As 9 melhores actividades para fazer e visitar em Bragança

Igreja de Castro de AvelsA Igreja de Castro de Avelãs é um pequeno templo na freguesia de Castro de Avelãs, no concelho de Bragança. A sua importância advém do reaproveitamento da cabeceira mudéjar do antigo e monumental mosteiro beneditino de São Salvador construí­do no s&eacu...
Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Beja

Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Beja

Museu Rainha Dona Leonor em BejaO Museu Rainha Dona Leonor também referido como Museu Regional de Beja, no Alentejo, localiza-se nas dependência do antigo Convento da Conceição, na freguesia de Santa Maria da Feira, na cidade e concelho de Beja, distrito de mesmo nome, em Portugal. Trata-se do do mais antigo museu, n&atil...