Os 9 melhores locais para visitar em Grândola

Os 9 melhores locais para visitar em Grândola

Praia do Carvalhal Grândola





Distinguida com o galardão Bandeira Azul sucessivamente desde 2002, praia com “Qualidade de Ouro” desde 2004 e Praia Acessível desde 2007, foi ainda finalista das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria Praias de Dunas. Aqui encontra-se um areal contíguo a um sistema dunar que se estende até aos pinhais característicos da região. A presença contígua de antigas lagoas, agora transformadas em campos agrícolas e arrozais, confere a esta praia uma diversidade de paisagens únicas e biodiversidade muito própria e rica.

Equipada com um apoio de praia (restaurantes/bares, instalações sanitárias completas) e um parque de estacionamento de grandes dimensões e sombreado garantem uma qualidade de serviços de excelência.

A qualidade da água do mar, bem como as características da praia promovem a prática de atividades como a natação ou a pesca para além de, em determinadas épocas do ano, surf, bodyboard ou kitesurf. Nas imediações é ainda possível fazer passeios pedestres ou bird watching.

Arroz e massa de peixe, marisco, peixe grelhado, amêijoas à Bulhão Pato e batata-doce.



Praia da Costa da Galé





A praia da Galé-Fontaínhas localiza-se na zona intermédia do arco litoral Tróia-Sines, cujo areal é contínuo, ao longo de toda a extensão. É uma praia com boas condições ambientais reconhecidas com a atribuição do galardão Qualidade de Ouro.

A praia dispõe de apoio de praia, que assegura os serviços públicos de vigilância, comunicações de emergência, sanitários e limpeza do areal. O acesso processa-se pelo interior do Parque de Campismo da Galé. O declive da zona de banhos é relativamente suave. Durante a época balnear a temperatura média da água oscila entre os 16ºC e os 19ºC, com ventos dominantes de Noroeste e precipitação pouco frequente.

Património natural Arriba Fóssil: Praia de rara beleza cujo areal é confinado a nascente por uma arriba de formação de idade Plio-Quaternária (idade inferior a 5 milhões de anos), constituída por arenitos argilosos, geralmente pouco permeáveis, que atingem altitudes superiores a 50 m.



Praia do Pego Carvalhal - Grândola





Praia com um extenso cordão dunar e um imenso areal, de qualidade superior em termos ambientais, equipada com um apoio de praia (restaurante, bar e instalações sanitárias completas), acessos pedonais e estacionamentos sombreados, condições essas que garantem a manutenção dos vários galardões de excelência que lhe são anualmente atribuídos como o da Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A praia é ainda certificada pela Norma de qualidade ambiental ISO 14001.

O mar garante ótimas condições para banhos, sendo a qualidade da água uma garantia para a prática da natação, ou pesca desportiva para além de, em determinadas épocas do ano, o surf  e o bodyboard.

Gastronomia Existe uma vasta oferta de restauração onde se pode encontrar pratos confecionados com produtos da região (batata-doce, arroz e peixe).

Património arquitetónico Exemplares recuperados de antigas construções em colmo, características da região e que são também transportadas para o artesanato local enquanto miniaturas feitas no mesmo material.

Mar sereno, areal espaçoso e dunas de areia branca fazem da Praia do Pego a imagem da tranquilidade. Situada a sul da Praia do Carvalhal, e sem que exista qualquer separação no areal, a Praia do Pego tem acesso a partir da mesma estrada, mas beneficia de infraestruturas de apoio próprias e restaurante.Esta praia é bem conhecida dos adeptos da pesca desportiva que aqui costumam realizar concursos e campeonatos.



Praia do Bico das Lulas em Troia





Praia de características urbanas com apoio de praia constituído, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Tróia. A praia reúne condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, e está galardoada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtêm-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.

Na urbanização contígua é possível obter alguma oferta de restauração e alojamento.

A Praia do Bico das Lulas é uma das praias da península de Troia, com areias finas banhadas por um mar muito calmo, quase sem ondulação. O seu extenso areal rodeado de dunas, possui infra-estruturas de apoio que incluem espaços delimitados e equipados para a prática de voleibol, futebol e rugby.



Praia de Melides Costa Vicentina





Praia de Melides é uma praia situada na freguesia de Melides, concelho de Grândola, Portugal, distando da aldeia sede de freguesia cerca de 6km.

 

Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas com atribuição dos galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A sul da frente de praia encontram-se formações dunares com flora endémica e classificada e a norte arribas de arenitos proporcionando conjugações paisagísticas e ambientais de elevado interesse.

As características do mar e da linha de costa permitem a prática de variadas atividades desportivas, de entre elas o surf ou bodyboard, durante praticamente todo o ano.Nas imediações da praia surge uma lagoa (Lagoa de Melides), que se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas onde a riqueza da flora e da fauna garantem atividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.



Praia Atlântica Tróia





Praia da Atlântica é uma praia situada na urbanização turí­stica e residencial Soltróia em Portugal.

Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Soltroia. Galardoada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtém-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.

Na urbanização contígua é possível obter  oferta de restauração e alojamento.



Praia da Aberta Nova





Praia da Aberta Nova é uma praia situada na freguesia de Melides, no concelho de Grândola, em Portugal.

Praia de excelência paisagística e ambiental reconhecida através dos galardões Bandeira Azul e Qualidade de Ouro está equipada com um apoio de praia simples (bar e instalações sanitárias). Possui ainda dois pequenos parques de estacionamento a que se acessa desde a EN 261-2 através de um caminho, parcialmente em terra batida, ladeado por pinhais e vegetação endémica. Junto aos parques de estacionamento encontra-se um miradouro/parque de merendas de onde se pode desfrutar uma paisagem única desde Sines até a Serra da Arrábida.

O areal, de acesso difícil para pessoas com mobilidade reduzida, é limitado por arribas de arenitos que permitem a prática de voos com asa delta embora sem qualquer tipo de apoio logístico. O mar garante atividades como o surf e o bodyboard ou a pesca desportiva praticamente todo o ano.



Praia de Troia mar





Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar/restaurante, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Tróia. A praia reúne condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, e está galardoada com Bandeira Azul e Praia Acessível sendo ainda reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtêm-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida. Os acessos são feitos por passadiços em madeira, com várias áreas de repouso, que por si só são incentivos a prolongados passeios pedestres.

Situada na área mais urbana da península de Tróia, onde a oferta turística reflete uma sábia ocupação do território com total respeito ambiental, poder-se-á encontrar uma variada disponibilidade em termos de alojamentos, restauração e lazer, onde a presença do Casino de Tróia, a Marina e espaços verdes de excelência marcam a diferença.

Situada na península de Troia, mas do lado virado ao Oceano Atlântico, a Praia de Troia-Mar oferece um deslumbrante panorama sobre a Serra da Arrábida, mesmo em frente. É uma praia de fácil acesso, pois fica perto dos empreendimentos turísticos, da estrada e do cais onde atraca o ferry-boat que assegura a ligação regular a Setúbal.Banhada por um mar sem ondas, a Praia de Troia-mar possui infraestruturas de apoio que incluem escola de vela e windsurf e espaços equipados para a prática de voleibol, futebol e rugby.



Praia da Comporta





Inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que lhe permite preservar toda a sua beleza natural. Desde as dunas, areal, qualidade da água do mar de excelência, bem como pelo apoio de praia que garante restauração/bar, instalações sanitárias completas, acesso e serviço dedicado a utentes com mobilidade reduzida e estacionamentos sombreados, a praia, tem o privilégio de reunir condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, tendo sido a primeira praia do concelho de Grândola a ser galardoada com a Bandeira Azul da Europa juntamente com a Praia de Tróia-Mar e Tróia-Galé. Nesta praia é possível praticar surf, bodyboard, kitesurf e pesca desportiva. Os passeios pedestres nos pinhais ou arrozais contíguos permitem a prática de bird watching.

Situado no extremo sul da Península de Troia, o enorme areal da Praia da Comporta, é muito procurado pelos veraneantes pela facilidade de acessos, aliado a um amplo espaço de estacionamento.Estando nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, esta praia é um espaço natural preservado, onde se conserva a vegetação dunar original, rodeada por pinhal. O mar com alguma ondulação, tem boas condições para a prática de kitesurf, realizando-se aqui algumas competições.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores lugares para visitar em Loulé

Os 7 melhores lugares para visitar em Loulé

Castelo de LoulO Castelo de Loulé localiza-se na freguesia de São Clemente, povoação e concelho de Loulé, distrito de Faro, em Portugal. O que nos resta do castelo e das suas muralhas atesta a importância que teve no contexto islâmico, quer pelas dimensões da cerca muralhada, quer pela relev&a...
Os 12 melhores locais para visitar em Guimarães

Os 12 melhores locais para visitar em Guimarães

Pao dos Duques de Bragana (Guimares)O Paço dos Duques de Bragança (tipicamente designado de apenas Paço dos Duques) foi construí­do no século XV, em Guimarães, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança para a sua amante. Quando estivesse o rei com esta, já tinha uma residência lux...
O que fazer em Lagos os 9 melhores locais para visitar

O que fazer em Lagos os 9 melhores locais para visitar

Praia da Ponta da PiedadeA Ponta de Piedade é um monumento natural turístico de Lagos, no Algarve em Portugal. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da re...
Os 9 melhores locais para visitar em Sines

Os 9 melhores locais para visitar em Sines

Praia da OliveirinhaA Praia da Oliveirinha é composta por duas bolsas de areal distintas: a Norte, e mais pequena, um acolhedor recanto de areia em forma de concha; a Sul, após os rochedos, uma faixa de areal ligeiramente mais extensa que durante a maré alta fica quase toda submersa.Praia da Vieirinha SinesSituada em ...