Os 12 melhores locais para visitar na Costa da Caparica


Praia da Riviera Costa da Caparica





Praia popular rodeada por pequenas dunas e arbustos. Tem uma pequena lagoa de água salgada. Praia limpa e cuidada, tem um mar calmo, não apresentando grande perigosidade.



Praia da Morena Costa da Caparica





A Praia da Morena possui um areal de extensão razoável, mais amplo defronte da concessão. Está integrada na unidade geográfica dos Medos. Tem um sistema dunar a todo o seu comprimento e as águas são, por vezes, mexidas.A maré baixa põe a descoberto várias poças ideais para as crianças brincarem em segurança.Esta praia é frequentada por famílias e amantes de desportos náuticos.Este é o sítio da paragem número catorze do Transpraia que percorre as praias na época de Verão.

É um dos sítios onde se come melhor em cima da areia da Caparica e tem uma esplanada preparada para as enchentes, principalmente ao fim-de-semana. O Borda d’Água é tão famoso que poucos se lembram que a praia onde está se chama Morena. Toda a gente lhe chama Praia do Borda d’Água, como se não ostentasse um belo bronze.



Praia da Princesa Costa da Caparica





Praia com menos dunas que as praias vizinhas, sendo um local onde é possível encontrar colónias de férias da parte da manhã. 

O Praia da Princesa apresenta-se agora mais descontraído, em tons de branco e azul, a convidar para dias de relax e divertimento na praia, com espreguiçadeiras, colmos, refeições ligeiras saudáveis ou mais consistentes, festas sunset, cocktails e, acima de tudo, muita alegria e bem-estar.



Praia do Rei Costa da Caparica





A Praia do Rei apresenta um areal extenso e amplo. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Acácias Sul.O sistema dunar é de grandes dimensões e está protegido por passadiços de madeira.

A Praia do Rei, situada na famosa Costa da Caparica, é conhecida por ser frequentada por muita juventude e, nos meses de verão, por diversas crianças e jovens em colónias de férias. As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros.O comboio, a funcionar unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias.

Ideal para crianças. Com pequena lagoa de água salgada que se forma na maré baixa. Permite a prática de atividades desportivas, tais como o voleibol, surf e windsurf. Restaurante com boa variedade de pratos.



Praia Nova Costa da Caparica





Praia com águas calmas, muito procurada pelos veraneantes. Restaurante a servir pratos típicos.



Praia do Términus Costa da Caparica





Praia calma e de areal extenso, ideal para descansar. Boas condições para a prática de Surf e Bodyboard



Praia da Lareira Fonte da Telha





Praia de extenso areal onde é frequente encontrarmos grupos de jovens. Sendo vigiada, oferece condições para a prática de diversos desportos devido ao espaço de que dispõe.



Praia da Bexiga na Costa da Caparica





Praia de areal extenso, frequentado por colónias de férias no verão. É limitada por dois pontões, tem vigilância assegurada e boas infra-estruturas de apoio



Forte de São Sebastião da Caparica





O Forte de São Sebastião de Caparica também denominado como Torre de São Sebastião de Caparica, Torre Velha e Fortaleza da Torre Velha, localiza-se na vila do Monte de Caparica, freguesia da Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal, em Portugal.

A Torre Velha de Caparica é um dos mais importantes exemplares da arquitectura militar renascentista no paí­s, uma vez que foi dos primeiros sistemas de artilharia integrando a defesa da barra do rio Tejo, juntamente com a Torre de Santo António de Cascais e a Torre de São Vicente de Belém.

A Torre Velha, situada na margem sul do rio Tejo, foi mandada erigir por D. João II, no lugar do antigo Forte da Caparica, construído no reinado de D. João I. A sua estrutura original, segundo as gravuras de Garcia de Resende, era composta por uma torre e um baluarte, no mesmo modelo desenvolvido alguns anos depois na Roqueta de Viana do Castelo e na Torre de Belém.   Em 1571, à semelhança do que aconteceu com diversos fortes ao longo da costa portuguesa, D. Sebastião mandou reformar a torre, ficando responsável pela obra Afonso Álvares, cujo projecto a transformou numa fortaleza de maiores dimensões.

Praia do Castelo Costa da Caparica





As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias. 

Diz-se que o nome da praia vem da casa em forma de castelo que se avista na estrada antes do acesso à praia. É uma das mais conhecidas da Caparica, frequentada por uma fauna mais jovem, que se costuma juntar no bar da praia. O restaurante que partilha o nome com o areal é popular para comer peixe fresco (linguado, besugo, chocos, ovas de pescada), mas prepare-se para esperar bastante tempo por mes



Praia das Acácias Costa da Caparica





A seguir à vila da Costa da Caparica tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. O areal compreende três grandes áreas - as "Terras da Costa", as "Acácias" e os "Medos", que integram numerosas praias. Sem qualquer divisão natural, vão adquirindo nomes diversos em função do respetivo concessionário ou por terem uma entrada diferente a partir da estrada principal.Todas as praias têm parque de estacionamento e são servidas por um meio de transporte muito característico - o "Transpraia" - um pequeno comboio aberto, cuja linha tem início na vila da Costa da Caparica e termina na Fonte da Telha, com diversas paragens ao longo do percurso. Com areais muito vastos, oferecem boas condições para jogar futebol e voleibol ou simplesmente para fazer longas caminhadas. O mar, normalmente tranquilo e convidativo, por vezes tem uma ondulação mais forte propícia à prática de surf ou bodyboard.De uma ampla escolha, podemos referir as Praias da Morena e da Sereia, famosas pela animação das suas esplanadas, as Praias do Castelo, do Rei e da Rainha, mais familiares, e a Praia da Bela Vista, a primeira a ser reservada para o naturismo em Portugal. A Fonte da Telha, última paragem do Transpraia, está situada na ponta final deste extenso areal e possui uma área com cerca de 2 km de extensão, protegida por uma arriba com 70 m de altura, muito utilizada para descolagem de parapente.



Praia do Paraíso Costa da Caparica





A Praia do Tarquínio-Paraíso apresenta uma faixa de areal extensa, da qual boa parte fica imersa durante a maré alta. Encontra-se inserida na unidade geográfica da Vila da Costa. À semelhança das praias vizinhas, é delimitada por pontões que fazem as delícias dos pescadores de linha.Na zona Sul, a rampa é utilizada para pôr pequenas embarcações pesqueiras na água.

Praia típica frequentada essencialmente por pescadores e locais. A norte encontram-se as embarcações da actividade piscatória. Com vigilância, tem boas infra-estruturas de apoio.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal