Os 12 melhores locais para visitar na Costa da Caparica

Praia da Riviera Costa da Caparica

Praia popular rodeada por pequenas dunas e arbustos. Tem uma pequena lagoa de água salgada. Praia limpa e cuidada, tem um mar calmo, não apresentando grande perigosidade.
Praia da Morena Costa da Caparica

É um dos sítios onde se come melhor em cima da areia da Caparica e tem uma esplanada preparada para as enchentes, principalmente ao fim-de-semana. O Borda d’Água é tão famoso que poucos se lembram que a praia onde está se chama Morena. Toda a gente lhe chama Praia do Borda d’Água, como se não ostentasse um belo bronze.
Praia da Princesa Costa da Caparica

O Praia da Princesa apresenta-se agora mais descontraído, em tons de branco e azul, a convidar para dias de relax e divertimento na praia, com espreguiçadeiras, colmos, refeições ligeiras saudáveis ou mais consistentes, festas sunset, cocktails e, acima de tudo, muita alegria e bem-estar.
Praia do Rei Costa da Caparica

A Praia do Rei apresenta um areal extenso e amplo. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Acácias Sul.O sistema dunar é de grandes dimensões e está protegido por passadiços de madeira.
Ideal para crianças. Com pequena lagoa de água salgada que se forma na maré baixa. Permite a prática de atividades desportivas, tais como o voleibol, surf e windsurf. Restaurante com boa variedade de pratos.
Praia Nova Costa da Caparica

Praia com águas calmas, muito procurada pelos veraneantes. Restaurante a servir pratos típicos.
Praia do Términus Costa da Caparica

Praia da Lareira Fonte da Telha

Praia de extenso areal onde é frequente encontrarmos grupos de jovens. Sendo vigiada, oferece condições para a prática de diversos desportos devido ao espaço de que dispõe.
Praia da Bexiga na Costa da Caparica

Forte de São Sebastião da Caparica

O Forte de São Sebastião de Caparica também denominado como Torre de São Sebastião de Caparica, Torre Velha e Fortaleza da Torre Velha, localiza-se na vila do Monte de Caparica, freguesia da Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal, em Portugal.
A Torre Velha de Caparica é um dos mais importantes exemplares da arquitectura militar renascentista no país, uma vez que foi dos primeiros sistemas de artilharia integrando a defesa da barra do rio Tejo, juntamente com a Torre de Santo António de Cascais e a Torre de São Vicente de Belém.
A Torre Velha, situada na margem sul do rio Tejo, foi mandada erigir por D. João II, no lugar do antigo Forte da Caparica, construído no reinado de D. João I. A sua estrutura original, segundo as gravuras de Garcia de Resende, era composta por uma torre e um baluarte, no mesmo modelo desenvolvido alguns anos depois na Roqueta de Viana do Castelo e na Torre de Belém. Em 1571, à semelhança do que aconteceu com diversos fortes ao longo da costa portuguesa, D. Sebastião mandou reformar a torre, ficando responsável pela obra Afonso Álvares, cujo projecto a transformou numa fortaleza de maiores dimensões.
Praia do Castelo Costa da Caparica

As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias.
Diz-se que o nome da praia vem da casa em forma de castelo que se avista na estrada antes do acesso à praia. É uma das mais conhecidas da Caparica, frequentada por uma fauna mais jovem, que se costuma juntar no bar da praia. O restaurante que partilha o nome com o areal é popular para comer peixe fresco (linguado, besugo, chocos, ovas de pescada), mas prepare-se para esperar bastante tempo por mes
Praia das Acácias Costa da Caparica

A seguir à vila da Costa da Caparica tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. O areal compreende três grandes áreas - as "Terras da Costa", as "Acácias" e os "Medos", que integram numerosas praias. Sem qualquer divisão natural, vão adquirindo nomes diversos em função do respetivo concessionário ou por terem uma entrada diferente a partir da estrada principal.Todas as praias têm parque de estacionamento e são servidas por um meio de transporte muito característico - o "Transpraia" - um pequeno comboio aberto, cuja linha tem início na vila da Costa da Caparica e termina na Fonte da Telha, com diversas paragens ao longo do percurso. Com areais muito vastos, oferecem boas condições para jogar futebol e voleibol ou simplesmente para fazer longas caminhadas. O mar, normalmente tranquilo e convidativo, por vezes tem uma ondulação mais forte propícia à prática de surf ou bodyboard.De uma ampla escolha, podemos referir as Praias da Morena e da Sereia, famosas pela animação das suas esplanadas, as Praias do Castelo, do Rei e da Rainha, mais familiares, e a Praia da Bela Vista, a primeira a ser reservada para o naturismo em Portugal. A Fonte da Telha, última paragem do Transpraia, está situada na ponta final deste extenso areal e possui uma área com cerca de 2 km de extensão, protegida por uma arriba com 70 m de altura, muito utilizada para descolagem de parapente.
Praia do ParaÃso Costa da Caparica

A Praia do Tarquínio-Paraíso apresenta uma faixa de areal extensa, da qual boa parte fica imersa durante a maré alta. Encontra-se inserida na unidade geográfica da Vila da Costa. À semelhança das praias vizinhas, é delimitada por pontões que fazem as delícias dos pescadores de linha.Na zona Sul, a rampa é utilizada para pôr pequenas embarcações pesqueiras na água.
Praia típica frequentada essencialmente por pescadores e locais. A norte encontram-se as embarcações da actividade piscatória. Com vigilância, tem boas infra-estruturas de apoio.