As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Aljezur

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Aljezur

Praia da Amoreira





Esta é uma praia muito calma e pouco frequentada, tal como a sua vizinha mais a Sul, a praia de Monte Clérigo. Há bastantes opções de restauração na área como também um parque de estacionamento e é vigiada durante o verão.

Praia de Vale Figueira





Esta praia apesar do seu charme acaba por receber poucos visitantes durante o ano.

Praia de Vale dos Homens





Vale dos Homens é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Rogil no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O acesso a esta praia faz-se,pela estrada nacional nº 120, junto a Rogil. Seguindo as indicações de praia percorremos cerca de 3Km desde o cruzamento da EN nº120. A orientação é noroeste.

Em pleno planalto vicentino, percorre-se com uma área extensa de campos agrí­colas e pinhais, que vai desembocar numa praia que prima pela completa tranquilidade. Ao descer a enorme escadaria de 285 degraus o cheiro da esteva acompanha os banhistas. A disposição das altivas arribas no mar propicia banhos tranquilos, mas na maré de baixa-mar.

Praia também procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.Com bandeira amarela já é considerada muito perigosa para banhos.

A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza. 

O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.  

A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.

O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.



Praia do Amado





Perto do Amado há uma pedra denominada de a Pedra do Cavaleiro que se ergue por entre as ondas. Entre o Amado e a praia da Bordeira fica a formação rochosa do Pontal, rodeado de altas arribas e pequenas enseadas. Esta praia é vigiada e também tem uma pequena escolha de bares e restaurantes.

Praia do Monte Clérigo





Apesar da praia do Monte Clérigo ter um cenário repousante, as suas enseadas rasas e rochosas permitem a observação de várias espécies marinhas tal como polvo, caranguejo, ouriço ou robalo. Nas imediações desta praia pode-se encontrar algumas infra estruturas como um parque de estacionamento, bares e restaurantes. Também há um centro de primeiros socorros e um salva vidas de vigia durante o verão.

Praia da Bordeira





A praia da Bordeira também conhecida como praia da Carrapateira, vem a desaguar uma ribeira que forma uma lagoa, a mesma é ideal para a diversão segura das crianças. existe umas ruinas antigas de um forte usado para a defesa de ataques piratas no Sec XVII. Esta praia é vigiada durante o verão.

Praia da Bordeira Aljezur Algarve





A praia da Bordeira fica localizada na Costa Vicentina, no Algarve junto a duas aldeias, Bordeira e Carrapateira, no concelho de Aljezur.

Apesar de a praia de ficar mais perto da aldeia da Carrapateira do que da aldeia da Bordeira, dão-lhe o nome de praia da Bordeira, devido ao facto de a ribeira da Bordeira desaguar nessa praia.

É uma praia caracterizada pelo seu longo areal e pelas suas belas dunas.

Esta praia é muito frequentada por surfistas e por pessoas que procuram umas férias longe da confusão das restantes praias algarvias. O acesso pedonal é fácil.

Constituindo-se como a praia mais extensa do concelho de Aljezur, com um areal de cerca de 3 km, a Praia da Bordeira situa-se a norte da Carrapateira, junto à foz da Ribeira da Bordeira, daí o seu nome. Tem uma elevada qualidade paisagística, conferida, quer pelas altas arribas que a limitam nas extremidades norte (xisto) e sul (formações rochosas do Jurássico), quer pelos arenitos de Silves, quer ainda a nascente pela ribeira da Bordeira e pelo sistema dunar.

Bastante dinâmico, este sistema resulta dos fortes ventos do quadrante noroeste e está muito bem preservado no que se refere aos diferentes habitats que se desenvolvem ao longo dos diferentes níveis dunares. Observa-se na duna primária uma comunidade considerável de Tammophila arenaria, que desempenha um papel fundamental na fixação das areias.

O último nível dunar, constituído por dunas terciárias, é habitat prioritário caracterizado pela presença de várias espécies arbustivas, das quais se destacam os Thymus e a Armeria.Esta, é uma praia muito procurada para a prática de desportos náuticos, nomeadamente o kitesurf, devido à constância e intensidade dos ventos dominantes e à formação das ondas.COMO CHEGAR: Após ter deixado a vila de Aljezur, cerca de 6 Km a Sul encontra um entroncamento à direita com sinalização indicando as direcções de Sagres, Vila do Bispo, Carrapateira e Bordeira. Tome essa direcção e percorridos cerca de 12 Km encontrará a aldeia da Bordeira à sua esquerda. Continue por mais 5 Km até à entrada da aldeia da Carrapateira. Aí volte na primeira bifurcação à direita e siga por essa estrada até à Praia da Bordeira.



Praia da Carreagem no Parque Natural do Sudoeste Alentejano Costa Vicentina





A Praia da Carreagem, por vezes escrito Praia da Carriagem, é uma praia situada no concelho de Aljezur nas proximidades do Rogil e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta praia da Costa Vicentina é pouco frequentada e tem acesso por escadas (descida í­ngreme), mas não tem vigilância ou estruturas de apoio. Oferece a possibilidade de observação de uma grande variedade da flora e fauna marí­timas do Parque Natural.

A Praia da Carriagem, com pouco areal e, em sua substituição, cascalho, exibe interessantes formações rochosas. No extremo norte da praia, aquando da maré baixa, é possível observar-se um curioso anfiteatro natural talhado em xisto. Muito procurada por pescadores, é também excelente para um diferente passeio à beira mar, oferecendo um cenário magnífico. COMO CHEGAR: No Rogil, sensivelmente a meio desse aglomerado urbano que se estende ao longo da EN 120, encontra sinalização indicando as Praias de Vale dos Homens e da Carriagem. Para a Praia da Carriagem o caminho é em terra batida. Este bifurca-se passados cerca de 2 km, depois de deixar o Rogil, pelo que deverá seguir pela direita, em direcção ao mar. Chegará a um pequeno parque de estacionamento no topo da arriba. A partir daí a descida para a praia faz-se a pé por um carreiro difícil.



Praia do Penedo Aljezur Algarve





Praia do Penedo é uma praia dentro do município de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a cerca de 11 km a sudoeste da vila de Aljezur e a 65,6 km a noroeste da cidade de Faro

tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.

Na imponente Praia do Penedo encontra não só um mar a perder de vista, como também toda uma vegetação circundante que lhe dá um aspecto selvagem.Muito procurada por surfistas é caracterizada pelas suas ondas que proporcionam a modalidade.

A Praia do Penedo possui um areal muito extenso situado na boca de um pequeno vale.O sistema dunar aqui existente, entra pelo vale e expande-se para nascente.Esta é uma zona remota muito apreciada por praticantes de desportos aquáticos. Em tempos de chuva forma-se um ribeiro.



Praia de Odeceixe





Odeceixe tem uma vasta praia cortada ao meio pela Ribeira de Odeceixe. Este é um lugar calmo e ideal para férias em família devido à existência de infra-estruturas turísticas e de restauração. Podem-se observar vistas deslumbrantes para o mar do miradouro da Ponta Branca. É uma praia vigiada durante o verão e tem bares e restaurantes ao dispôr, juntamente com casas de banho públicas e um parque de estacionamento.

Castelo de Arrifana na vila de Aljezur





O Castelo de Arrifana, também denominado como Forte da Arrifana, no Algarve, localiza-se na vila de Aljezur, Distrito de Faro, em Portugal.

Vestígios do passado pré-histórico atestam a importância deste concelho para povos como os mirenses (7000 anos a.C. – final da Idade Glaciária). Sendo povos nómadas, caçadores/recolectores, caçavam e apanhavam mariscos do mar com os seus machados rudimentares, assim como escavavam a terra à procura de tubérculos ou raízes, constituindo esta a base da sua alimentação.

Também da pré-história surgem vestígios atribuídos ao período Neolítico Final/Calcolítico (3000-2500 anos a.C.) e à Idade do Bronze (1200-900/800 anos a.C.). No entanto, é do período islâmico (séculos X-XIII) que se reserva o maior esplendor arqueológico do concelho de Aljezur, comprovado por escavações arqueológicas levadas a efeito quer no Castelo de Aljezur, na Ponta da Atalaia (Ribat da Arrifana), na Ponta do Castelo - Carrapateira, na Igreja Nova – Aljezur ou em Alcaria.

Aljezur foi fundada no séc. X pelos Árabes, que permaneceram longo tempo na região, deixando costumes e tradições que se mantiveram após a Reconquista Cristã e chegaram aos nossos dias. 

Em um trecho do litoral atlântico em geral hostil à fundeação, destacam-se a angra de Arrifana, juntamente com Odeceixe, o canal entre a ilha do Pessegueiro e a costa, e a baí­a de Sines. A praia, entre falésias de xisto cinzento e calcário branco ou dourado, erodidas pelos ventos e pelas ondas, inscreve-se na região turí­stica do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.



Praia do Amado Aljezur





A Praia do Amado é uma praia situada junto da localidade da Carrapateira, freguesia da Bordeira no concelho algarvio de Aljezur, em Portugal. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

É uma praia grande com um areal isolado e tranquilo que recebe milhares de visitas por ano, não só de turistas de outros paí­ses mas como também de turistas nacionais. O Amado é muito conhecido pelas suas ondas reduzido tamanho quando comparadas com as praias da zona da Ericeira e de Peniche, versáteis e diversificadas, por isso também muito procuradas pelos desportos radicais que proporciona, já foi palco de várias provas para principiantes de surf e bodyboard. É uma praia com presença humana ao longo do ano pois existem escolas de surf e bodyboard para iniciados.

Esta praia tem sido usualmente palco para a realização de campismo selvagem e caravanismo, o que sem a presença de suporte para este tipo de práticas tem originado um contí­nuo despejo de águas cinzentas e de lixo para a zona balnear da praia, pois as necessidades básicas de higiene das pessoas em campismo e caravanismo selvagem são realizadas na própria zona balnear (no mar). Desta forma, a realização deste tipo de práticas selvagens ao longo dos anos tem originado uma diminuição drástica da fauna e flora que constituem a extrema beleza natural da praia.

O acesso a esta praia pode-se fazer por dois locais, a norte desde a Praia da Bordeira, seguindo para sul através da maravilhosa arriba, estrada em terra batida com cerca de 0,5 Km. Este pequeno percurso é de uma beleza cénica arrebatadora, principalmente no sí­tio do Pontal. O outro acesso dá-se a sul da Carrapateira, e dista da praia 2 Km.

A Praia do Amado é a praia mais a sul do concelho de Aljezur e localiza-se perto da aldeia da Carrapateira. Apresenta um extenso areal delimitado a sul e a norte por altas arribas que entram pelo mar. No limite norte desta praia surge o Pontal da Carrapateira, uma plataforma rochosa de elevado valor ambiental, apresentando habitats prioritários para a conservação da natureza a nível europeu. Além da qualidade cénica, a Praia do Amado é muito rica do ponto de vista geológico, verificando-se rochas sedimentares, metamórficas e de origem vulcânica (xistos, calcários, doleritos). 

Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, é um dos principais spots da Europa para esta modalidade desportiva.Tendo em conta as características da plataforma continental, aliando-se às características da ondulação e dos ventos dominantes, esta praia propicia ondas ideais. Palco de diversas competições nacionais e internacionais é muito popular ao longo do ano, pois nem só os mais experientes aqui vêm. Várias são as empresas de animação turística e escolas de surf e bodyboard que aqui ensinam a praticar estas modalidades, com uma oferta variada de aulas e programas de férias, usufruindo das excelentes condições naturais que esta costa encerra.COMO CHEGAR: Logo à saída da aldeia, no sentido Carrapateira-Sagres, encontra um desvio à direita para a Praia do Amado. Siga por essa estrada asfaltada que o leva até à praia, ao longo de cerca de 3 Km.



Praia da Samouqueira Aljezur Algarve





Pequenas praias rochosas, essencialmente de calhau, zonas de pescadores e mariscadores. Ideais para a observação da natureza, designadamente, aqui é possível observarem-se poças de maré, na baixa-mar, onde se encontram diversos organismos marinhos, como ouriços, burgaus, lapas, mexilhão e, nas rochas mais distantes, durante a baixa-mar na zona intertidal, os famosos percebes.Na Samouqueira é evidente o desprendimento da arriba, existindo mesmo um fosso fundo, pelo que se aconselha evitar toda a faixa junto à arriba.COMO CHEGAR: No Rogil, vire em direcção a Esteveira, percorrendo essa estrada municipal até ao final do alcatrão. Aí chegado continue em frente, agora por caminho em terra batida. Alguns metros à frente o caminho bifurca-se, continuando pela esquerda, até ao final. No total são cerca de 4 km, deste o cruzamento da EN 120 no Rogil até à Samouqueira.

A Praia da Samouqueira é a última de uma sequência de areais encravados nas rochas, com acesso difícil e grande beleza natural como a Vieirinha, a Oliveirinha, a Foz e o Burrinho.Rodeada por falésias, mas com acesso facilitado pela escada escavada na rocha, a Praia da Samouqueira conserva grutas de grande beleza, que se podem explorar na maré baixa, e oferece boas condições para a prática de mergulho.

 

Praia de Vale Figueiras Aljezur no Algarve





A Praia de Vale Figueira é uma praia do concelho de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a 9,1 milhas a sudoeste da vila de Aljezur 

Situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapateira), o acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por troços de estrada de alcatrão e de terra batida ao longo de cerca de 5 km. Ainda pouco explorada pela presença humana, é de uma beleza ímpar, ideal para os amantes da natureza em estado puro.

O tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.COMO CHEGAR: Após ter deixado a vila de Aljezur, cerca de 6 Km a Sul encontra um entroncamento à direita com sinalização indicando as direcções de Sagres, Vila do Bispo, Carrapateira e Bordeira. Tome essa direcção e andados cerca de 3,5 Km encontra à direita as indicações de "Monte Novo" e "Vale Figueiras". Vire e siga por essa estrada, que a um par de quilómetros mais à frente transforma-se em caminho de terra batida e novamente, perto já da praia, volta ao piso de alcatrão (no total é um percurso de cerca de 5 Km até à praia). A Praia do Penedo, não sendo acessível de automóvel, tem ligação pelo areal, durante a maré baixa, com a praia de Vale Figueiras.

Com um acesso difícil por um caminho de terra batida, a bonita Praia de Vale Figueiras é ainda pouco frequentada por banhistas mas bem conhecida dos surfistas e praticantes de bodyboard, existindo nas proximidades diversas escolas que ensinam a praticar estas modalidades.



Praia da Carreagem





É preciso ter bastante cuidado com os acessos a esta praia porque representam um desafio e não é recomendada para crianças ou pessoas com dificuldades de locomoção.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores locais para visitar na Lourinhã

Os 7 melhores locais para visitar na Lourinhã

Praia de Paimogo vila da LourinhA Praia de Paimogo é uma praia situada na vila da Lourinhã, em Portugal. A baí­a é protegida pelo Forte de Paimogo, do século XVII. O areal da praia com suas águas calmas possibilita a prática de mergulho, caça submarina ou pesca desportiva. Nesta praia f...
Os 7 melhores lugares para visitar em Mafra

Os 7 melhores lugares para visitar em Mafra

Praia de So Loureno Ericeira (Mafra)Bastante espaçosa e das mais frequentadas da região, a praia de São Lourenço localiza-se na freguesia de Santo Isidoro, mais precisamente entre as localidades de Ribamar e São Lourenço. Alia à beleza da sua paisagem – marcada pela foz do Safarujo e o e...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetbalO Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) é um museu português situado em Setúbal. O MAEDS foi criado no final de 1974 pela Junta Distrital de Setúbal, tendo aberto ao público em 1976. O acervo do museu integra duas vertentes: ...
Os 10 melhores locais para visitar em Praias

Os 10 melhores locais para visitar em Praias

Praia da Vagueira em VagosO extenso areal da Praia da Vagueira ainda hoje é utilizado por pescadores que desenvolvem a sua faina de forma artesanal, embora as juntas de bois que utilizavam para puxar as redes carregadas de peixe tenham sido substituídas por tratores. Também os banhistas procuram esta praia, que no ver&atil...