As 10 melhores actividades para fazer e visitar em Albufeira
Praia de Maria Luísa Albufeira
Com acessos a partir da povoação dos Olhos de Água ou do empreendimento da Quinta da Balaia, a Praia Maria Luísa está rodeada de arribas com tonalidades que vão do ocre ao dourado, num contraste bonito com o azul do mar.A praia possui infraestruturas de apoio muito completas que incluem equipamentos para a prática de vela, windsurf e ski aquático.
nquanto o bosque de pinheiros rodeia a praia, uma vez nas areias, as plantas dominantes são o samphire resistente ao mar e o salmoura mediterrânea.
A praia é grande e é emoldurada por falésias em cores quentes que foram polidas pelo mar em sua base e escoadas pelo escoamento da água da chuva em seus topos.
Profundamente erodidas pelos elementos, essas formações rochosas proporcionam aos banhistas uma série de entradas e recantos abrigados, além de oferecer a oportunidade de observar formações curiosas como buracos e arcos.
Praia do Trafal (Loulé Velho)
Vestígios de um velho aqueduto e peças do sistema de circulação de água podem ser encontradas nesta praia bem como de antigas estações de cultura piscicola que datam do tempo dos romanos.
Praia Manuel Lourenço Albufeira
O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.
Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias; já perto do areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.
Praia Olhos de Água
A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água ou olheiros, batizaram a povoação e a praia.
As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.
Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.
Praia de Salgados
Esta praia é uma prolongação da praia Grande de Silves, de forma a ter acesso a esta praia teremos que atravessar o campo de Golfe de Salgados. A praia tem um parque de estacionamento, é vigiado no verão, tem um acesso facilitado para pessoas com difficuldades motoras e um restaurante.
Praia da Coelha Albufeira
Aninhada entre arribas douradas, a Praia da Coelha é uma pequena praia abrigada de ventos que o mar banha suavemente.Situada a cerca de 5 km a oeste de Albufeira, é uma praia bastante concorrida durante o verão.
O caminho para a praia é pedonal e segue ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar surgem exuberantes matos litorais, com zimbro, carrasco, aroeira e palmeira-anã (a única palmeira nativa da Europa), os quais envolvem uma zona de estadia a cerca de 100 m da praia. Uma vez na praia, o visitante depara-se com uma pequena enseada protegida por altas paredes rochosas, com o Alto da Coelha a nascente.
Nas arribas de cores quentes são visíveis fósseis marinhos, bem como grutas e galerias resultantes da erosão das águas doces e salgadas sobre a rocha calcária.
Mais uma vez apetece caminhar sobre o topo das arribas, a envolvente da praia conserva a rica vegetação original e as formações rochosas esculpidas pelo tempo e pelos elementos fascinam. Uma escadaria em madeira parte do apoio de praia e dá acesso às arribas a poente da praia, recomendando-se porém cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.
Praia da Rocha Baixinha
Uma vez que está bastante perto de zona agrícola e dada a progressiva ausência de elevações dada a sua erosão, esta praia é também conhecida com a praia dos tomates, o que de certo modo acaba por ser difícil não esboçar um sorriso quando se pensa na analogia ao nome. Esta praia tem aluguer de cadeiras de praia, bares e restaurantes, chuveiros, casas de banho e acesso facilitado para pessoas com dificuldades em deslocar-se.
Praias do Garrão Poente & Nascente
Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas está relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes.
Praia do Evaristo
Esta pequena e rochosa praia tem vários caminhos entrelaçados que conduzem até ao topo das falésias. Aí pode-se admirar a praia e a costa circundante, são vistas de rara beleza dignas de um postal. Esta bela praia também tem estacionamento bem perto, restaurantes, casas de banho e é vigiada durante o verão.
Praia Rocha Baixinha Leste Albufeira Algarve
Popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, devido às plantações que existiam junto a um dos caminhos que lhe dá acesso, a Praia da Rocha Baixinha é uma zona tranquila no extremo leste da extensa Praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses. Muito perto da Marina de Vilamoura, um dos polos de maior animação do Algarve, esta Praia divide-se em duas áreas - Oeste e Leste.A sua qualidade ambiental reconhecida pela atribuição da bandeira azul ao longo dos anos, foi confirmada em 2003 pela certificação ambiental ISO 14001, que obteve após a candidatura apresentada pela Lusotur, empresa que gere Vilamoura.
Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias.
Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates.
O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro.
A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.