As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa

Praia do Vale Centeanes





Um ambiente cénico localizado entre rochas e encostas a pique. A praia do vale de Centeanes tem também boas condições para a prática de Surf. O Hotel Baía Cristal está localizada na falésia debruçado sobre a praia e o Rocha Brava Resort encontra-se a uns 900 metros.

Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia Nova Lagoa, situada na em Porches, no Algarve





A Praia Nova é uma praia do concelho de Lagoa, situada na orla costeira da freguesia de Porches, no Algarve.

No extremo leste de Armação de Pêra encontra-se este troço de praia, junto ao clube Nauti Art. Com água de boa qualidade, serve um cada vez maior número de banhistas, principalmente jovens, que encontram nas actividades propostas pelo clube - por exemplo, kitesurf e canoagem - uma alternativa ao simples banho de sol.

Esta praia é protegida por falésias, com especial interesse a falésia nascente onde se encontra o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha. Nessa mesma falésia, existe ainda um túnel escavado na rocha que liga a Praia Nova com a Praia da Senhora da Rocha, vulgarmente chamada



Praia de Armação de Pêra





Foi durante séculos uma vila piscatória , um polo de atracção para muitos pescadores dada a abundância de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vêm as redes dos pescadores mas agora estão lançadas para o negocio turístico dos muitos visitantes que vêm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armação de Pêra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn está localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e serviços disponíveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e áreas de desporto de praia. Há também um parque de campismo bem perto.

Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)





A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Trata-se da primeira praia marítima do concelho de Lagoa, após a foz do Arade; o areal desenvolve-se para norte da Ponta do Altar, um pontal estreito e alongado onde se construiu um farol.

Os matos ricos do barrocal algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas aos ventos marítimos.

O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha crescem envoltos num emaranhado de lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das grutas visíveis na base da Ponta do Altar.

Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar uma enorme abóbada com dois arcos. Orientado a poente, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a marina e a cidade de Portimão.



Praia de Carvoeiro Lagoa, no Algarve





A Praia de Carvoeiro é uma praia portuguesa situada na vila de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, no Algarve, Portugal.

Localizada na baixa da vila que já possuiu o mesmo nome, a Praia de Carvoeiro é conhecida por receber no seu areal fino os barcos de madeira dos pescadores locais, o que confere a esta praia os modos piscatórios desde sempre ali praticados, bem como atrai, por isso mesmo, novas vagas de turistas.

É amparada por duas enormes rochas: a da esquerda, que aponta para a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, e a da direita, que dá para o Monte Carvoeiro.

Carvoeiro tornou-se, nas últimas duas décadas, num cosmopolita centro turístico do Concelho mas, apesar disso, na vila são ainda frequentes as pitorescas janelas, açoteias e platibandas pintadas de tons de ocre e azul, contrastando com o branco do casario que cai em cascata até à praia.

No areal persistiam até há bem pouco tempo os coloridos botes de madeira das velhas fainas da pesca artesanal. Os tempos mudaram, e agora as vistosas embarcações foram substituídas por outras de materiais modernos, que aguardam grupos de turistas para visitas às grutas que o mar escavou na rocha sedimentar.

Ao longo das arribas, um conjunto de trilhos e miradouros oferece oportunidades de percursos pedonais à descoberta da orla costeira de Lagoa, de que se destaca o Passadiço de Carvoeiro.



Praia de Ferragudo Algarve





Com o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fortalezas das duas localidades, que podiam fazer fogo cruzado defendendo o território de ataques inimigos. Junto a Ferragudo, o areal de grande extensão é justamente designado por Praia Grande e possui ótimas estruturas para a prática de desportos náuticos, que incluem escolas de surf e windsurf.



Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advém da sua pequena baía de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turístico bastante cosmopolita. Há barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediações. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solférias uns meros 800 metros a norte.

Praia Nova





A praia nova está separada da praia da Senhora da Rocha por um rochedo em que figura uma pequena capela da Nossa Senhora da Rocha, é ainda possível alugar barcos para explorar a costa e aceder a praias isoladas. Este serviço juntamente com um parque de estacionamento são as únicas infra estruturas disponíveis nesta praia.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Viana do Castelo

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Viana do Castelo

Praia Norte (Viana do Castelo)A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo. Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face &a...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Leiria

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Leiria

Igreja da Exaltao de Santa Cruz BatalhaA Igreja da Exaltação de Santa Cruz é a igreja matriz da paróquia da Batalha, na diocese de Leiria-Fátima. Foi construí­da durante o reinado de D. Manuel I, em 1514 e concluí­da em 1532. A sua arquitectura teve influência do estilo manuelino, vi...
Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Museu Regional do Vinho do AlentejoO Museu do Vinho de Redondo, aberto ao público em Setembro de 2001, foi concebido como ponto de partida para a descoberta do Alentejo e da sua tradição vitivinícola. Do espólio permanente do museu, fazem parte instrumentos agrícolas, objectos, imagens e textos associados ...
Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Póvoa de Varzim

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Póvoa de Varzim

Pelourinho da Pvoa de VarzimO Pelourinho da Póvoa de Varzim é constituí­do por uma coluna de pedra com a esfera armilar de D. Manuel I, assente sobre degraus. Simboliza a renovação do foral à Póvoa de Varzim, em 1514, por D. Manuel I, depois de várias reclamações dos poveiro...