Foi encontrado um anfiteatro romano no Alentejo

Foi encontrado um anfiteatro romano no Alentejo

Foi encontrado mais um anfiteatro romano no concelho de Marvão no território da antiga Lusitânia. Desta vez a descoberta foi em Ammaia, a cidade que outrora pertenceu ao Império Romano, que fica no vale do Parque Natural da Serra de São Mamede. 

Segundo a autarquia, o edifício do anfiteatro da cidade romana de Ammaia, do qual já "se pôde identificar uma das portas e parte da estrutura de assentamento das bancadas", tem "uma estrutura com cerca de 60 metros de comprimento no seu eixo maior

É o quinto espaço deste género que é encontrado, em Portugal. Ammaia junta-se assim a Conímbriga (Coimbra), Bobadela (Oliveira do Hospital) e Mérida e Cáparra, que ficam em Espanha. O edifício descoberto recentemente tem 60 metros de largura.

Anfiteatro romano da Cidade de Ammaia descoberto

No âmbito de um projeto de colaboração entre a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos / Museo Nacional de Arte Romano e a Universidade de Lisboa, com o apoio do Município de Marvão, realiza-se, até final deste mês, uma nova campanha de escavações arqueológicas na cidade romana de Ammaia.

Pelo segundo ano consecutivo, decorre o projeto internacional “Lusitania: Investigación y Proyecto Arqueologico en la Ciudad Romana de Ammaia”, que associa a Universidade de Lisboa e o Museo Nacional de Arte Romano, financiado pelo Ministerio de Cultura y Deporte de Espanha para projetos internacionais, e pela Universidade de Lisboa.

Para este ano, o principal objetivo era a exploração e ampliação dos trabalhos nos espaços públicos. Por um lado, deu-se continuidade aos trabalhos no forum, alargando-se o conhecimento desta estrutura e das suas diferentes fases. Por outro lado, na área onde se presumia a localização de edifícios lúdicos da cidade foram previamente realizadas prospeções geofísicas, com a colaboração do Instituto de Arqueología de Mérida.

Durante as semanas de intervenção foi possível confirmar a existência de um novo edifício público: um anfiteatro, de que se pôde identificar uma das portas e parte da estrutura de assentamento das bancadas.

Esta identificação é de particular relevância porque se trata do quinto anfiteatro romano conhecido em toda a província da Lusitania, depois dos exemplares de Mérida, Conímbriga, Bobadela (Oliveira do Hospital) e Caparra (Cáceres). O edifício tem uma estrutura com cerca de 60 metros de comprimento no seu eixo maior.

Durante as próximas semanas, os trabalhos na Cidade Romana de Ammaia vão prosseguir, com a colaboração do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida.










O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Leiria

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Leiria

Mosteiro de AlcobaaO Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é um mosteiro situado na cidade de Alcobaça, na região do Centro (Região das Beiras), em Portugal, a prime...
Os 10 melhores locais para visitar em Faro

Os 10 melhores locais para visitar em Faro

Praia do Farol Ilha de Faro AlgarveA Praia do Farol está situada na Ilha da Culatra, concelho de Faro e deve-se o seu nome ao facto de nela estar localizado o farol do Cabo de St.ª. Maria.O acesso à Ilha do Farol faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a p...
As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Setúbal

As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Setúbal

Praia de Albarquel Serra da ArrbidaA Praia de Albarquel é uma praia no concelho de Setúbal a 0,5km de distância da cidade, no sopé da Serra da Arrábida. Tem de extensão 300 metros e possui dois quiosques, um restaurante e uma esplanada de verão. Tem um areal extenso, delimitado a poente por uma sali...
Visitar Cascais os 9 melhores locais

Visitar Cascais os 9 melhores locais

Praia da Poa CascaisA praia da Poça é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada perto da Estrada Marginal, delimitada por duas encostas onde se situam o Forte Velho e o Forte de São Teodósio da Cadaveira. A s...