Foi encontrado um anfiteatro romano no Alentejo

Foi encontrado mais um anfiteatro romano no concelho de Marvão no território da antiga Lusitânia. Desta vez a descoberta foi em Ammaia, a cidade que outrora pertenceu ao Império Romano, que fica no vale do Parque Natural da Serra de São Mamede.
Segundo a autarquia, o edifício do anfiteatro da cidade romana de Ammaia, do qual já "se pôde identificar uma das portas e parte da estrutura de assentamento das bancadas", tem "uma estrutura com cerca de 60 metros de comprimento no seu eixo maior
Anfiteatro romano da Cidade de Ammaia descoberto
No âmbito de um projeto de colaboração entre a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos / Museo Nacional de Arte Romano e a Universidade de Lisboa, com o apoio do Município de Marvão, realiza-se, até final deste mês, uma nova campanha de escavações arqueológicas na cidade romana de Ammaia.
Pelo segundo ano consecutivo, decorre o projeto internacional “Lusitania: Investigación y Proyecto Arqueologico en la Ciudad Romana de Ammaia”, que associa a Universidade de Lisboa e o Museo Nacional de Arte Romano, financiado pelo Ministerio de Cultura y Deporte de Espanha para projetos internacionais, e pela Universidade de Lisboa.
Durante as semanas de intervenção foi possível confirmar a existência de um novo edifício público: um anfiteatro, de que se pôde identificar uma das portas e parte da estrutura de assentamento das bancadas.
Esta identificação é de particular relevância porque se trata do quinto anfiteatro romano conhecido em toda a província da Lusitania, depois dos exemplares de Mérida, Conímbriga, Bobadela (Oliveira do Hospital) e Caparra (Cáceres). O edifício tem uma estrutura com cerca de 60 metros de comprimento no seu eixo maior.
Durante as próximas semanas, os trabalhos na Cidade Romana de Ammaia vão prosseguir, com a colaboração do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida.