15 melhores coisas para fazer no Caniço Madeira


Uma comunidade costeira tranquila no sudeste da Madeira , o Caniço tem muitas das melhores qualidades da ilha. Há colinas incrivelmente íngremes, praias de cascalho e falésias íngremes. t Garajau há uma grande estátua de Cristo no topo de um promontório, colocada aqui antes do Cristo Redentor do Rio. O Caniço também está em uma reserva marinha onde nadadores nadam até os mergulhadores.

A capital, Funchal , é no máximo dez minutos, para que você possa se divertir de turismo e cultura pela manhã e à tarde jogar uma partida de golfe em uma enorme plataforma sobre o Atlântico. Ou você pode caminhar pela floresta de loureiros seguindo o curso de um aqueduto histórico enquanto abraça as encostas.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer no Caniço :

1. Caniço Promenade




Na zona hoteleira do Caniço de Baixo existe um passadiço em volta dos hotéis, restaurantes e do Centro de Mergulho da Madeira.

Você pode se voltar para os promontórios escuros cobertos de vegetação exuberante ao norte, e como o calçadão está voltado para o leste, é um ótimo lugar para ver o sol nascer se você for madrugador.

Na virada de setembro de cada ano, esta passarela recebe o festival Noites da Promenade do Caniço.

Desça para bandas típicas madeirenses e fantasias, e barracas que vendem iguarias locais como poncha, uma bebida feita com suco de cana de açúcar destilada e limão.

2. Miradouro Cristo Rei do Garajau

Sim, esta estátua em um promontório elevado pode parecer o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, mas você pode não saber que a estátua de Cristo na Madeira é na verdade mais antiga, datada de 1927. Tem 14 metros de altura e foi esculpida por dois artistas franceses. Georges Serraz e o mais conhecido Pierre Charles Lenoir, cujo trabalho é em museus da França.

O monumento está em uma plataforma acima da Reserva Marinha do Garajau e da imensidão azul do Atlântico.

A vista é ainda melhor se seguirmos até à ponta da península, onde veremos a baía do Funchal e as casas brancas da capital oscilando nas encostas.

3. Praia do Garajau

Outra forma de relevo que você verá do promontório do Miradouro Cristo Rei é essa pequena praia na base das falésias.

Surpreendentemente você pode caminhar ou dirigir até a praia, ao longo de uma estrada em ziguezague com um gradiente que fará os motoristas mais bravos estremecerem.

Felizmente há também um teleférico e, na estação inferior, há um elegante bar de praia com um terraço que é sonhador ao pôr do sol quando a luz atinge as paredes de basalto.

Na praia de seixos abaixo, você pode mergulhar os pés na água ou dar um mergulho, se os mares estiverem calmos o suficiente.

4. Jardins do Palheiro

 

Nos limites a leste do Funchal, a minutos do Caniço é um jardim divino, em uma propriedade da família Blandy de vinificação desde 1885. Outubro a abril é divino aqui, pois é quando as camélias gigantes estão florescendo.

Mas isso não deve impedi-lo de vir em outros momentos como a buganvília e a flor de hibisco em qualquer estação da Madeira.

Os Jardins do Palheiro são a prova final de que quase todas as plantas se desenvolvem no solo da Madeira, assim como a desconcertante variedade de plantas: há topiarias de buxo criativas, rosas em pérgulas e árvores exóticas maduras de todo o mundo que foram plantadas no século XIX. século.

Feche a sua visita com uma fatia de bolo na sala de chá.

5. Funchal.

A capital da Madeira encontra-se a poucos minutos a oeste e as aglomerações urbanas misturam-se, pelo que pode ser difícil descobrir onde começa o Funchal e o Caniço termina.

A parte antiga do porto é adorável, com calçada portuguesa em vibrantes padrões de mosaico e mansões e igrejas dignas que têm fachadas de basalto e de basalto.

Há algumas coisas que absolutamente precisam ser feitas, como o passeio de teleférico até o bairro do Monte, que foi um retiro de verão para a nobreza da Madeira.

Há uma maneira arrepiante de voltar a descer, em tobogãs de vime empurrados pela encosta por homens de roupas brancas e chapéus de velejador.

Há mais jardins botânicos, miradouros, igrejas, conventos e agora um museu para Cristiano Ronaldo, o filho mais famoso do Funchal.

 

6. Aquaparque

 

 

As praias do Caniço não ficam sem o seu encanto, mas aquelas correntes imprevisíveis podem deixar as crianças um pouco entediadas.

Então, para uma tarde divertida para os jovens, olhe para Aquaparque um pouco ao norte de Santa Cruz. O parque oferece um par de piscinas, uma para todas as idades e outra apenas para as crianças mais jovens, e ambos são rodeados por um rio lento e longo.

O Aquaparque possui quatro canais de alta velocidade, como o assustador buraco negro, e mais cinco tobogãs serenos que todas as idades podem pedalar.

Acrescente a isso o "aqualand", um playground reservado para os membros mais pequenos do clã.

7. Praia dos Reis Magos

Ao lado do calçadão, a praia principal do Caniço é um eterno vencedor da Bandeira Azul e repleta de banhistas no verão.

Existem duas seções: Uma é a praia exposta, que normalmente é boa para nadar devido ao seu aspecto leste.

Se você tiver alguma dúvida, há dois salva-vidas patrulhando a praia no verão.

Ao lado de sua praia aberta é um lido, com águas fechadas por um paredão e swimmable em quase qualquer clima.

A praia é bastante modesta em tamanho, e em dias ensolarados quase qualquer superfície plana na praia ou terraço ao lado será ocupada por banhistas.

8. Quinta da Boa Vista

 

Também a caminho do Funchal, a Quinta da Boa Vista é uma propriedade rural culta numa encosta vertiginosa.

Você virá para os jardins, uma vez que uma fazenda de frutas e vegetais organizada em terraços estreitos que foram ajardinados em 1800.

Plantas exóticas das Américas (bromélias), da África (aloés) e da Austrália (bottlebrush) são agora cultivadas em volta de antigos vestígios da fazenda, como um celeiro de palha e um lagar de vinho.

A principal atração é a plantação de orquídeas, que cresce muitas centenas de espécies desta planta, desde os cymbidiums até os paphiopedilums.

Estes estão em flor em todas as épocas do ano, e você pode ser pego de surpresa por quão doce algumas dessas flores cheiram.

9. Igreja de São Salvador

A segunda maior igreja da Madeira é na cidade vizinha de Santa Cruz.

Foi construído após um decreto do rei D. Manuel I no início de 1500, e tem acessórios que misturam design gótico e manuelino.

O portal tem todas as características desse design, com três arquivoltas ogivais encimadas por uma delicada rosácea.

Na entrada lateral há um jardim doce onde se pode admirar a torre e merlões em forma de cruz no telhado a partir do conforto de um terraço de café.

O interior tem afrescos com padrões de filigrana no teto, e há uma pintura da última ceia acima da entrada do altar central.

10. Camacha

Dez minutos nas colinas acima do Caniço e você chegará à pequena vila da Camacha.

É uma comunidade pitoresca e rural, em um alto poleiro.

Mas o verdadeiro forte da Camacha é o vime, empregando mais de mil itens de artesanato para serem vendidos no local ou em mercados ao redor da ilha.

A atividade está em toda parte: na porta e nas oficinas, as pessoas moldam bastões em todos os tipos de itens, como móveis, chapéus, enfeites, modelos, utensílios de cozinha e cestas.

Como lembranças, é gratificante poder ter algo que você pode ver sendo feito, e é bom saber que este artesanato persiste na Camacha há mais de 200 anos.

11. Levada da Serra do Faial

 

São longos condutos de água, serpenteando por uma paisagem montanhosa para depositar água nas plantações e fazendas.

Os trilhos para caminhadas correm lado a lado com estes canais e pode não haver uma melhor maneira de mergulhar na zona rural da Madeira e os seus tons verdes deslumbrantes, a floresta laurenta e os panoramas emocionantes.

A Levada da Serra do Faial é uma trilha de 8,5 quilômetros a caminho da Camacha.

Você vai se aventurar na floresta antiga, com flores silvestres no mato e olhar para o Funchal e o oceano lá embaixo.

12. Mergulho

O Caniço tem a maior parte dos centros de mergulho da Madeira, auxiliado por mares relativamente protegidos, temperaturas médias da água quentes, visibilidade espumante e a vida selvagem da reserva do Garajau.

Você pode escolher entre Mero, Atalaia e Madeira Diving Center.

Algo que você vai lembrar sobre mergulhos no Caniço é o quão passiva e curiosa é a vida subaquática.

Peixes de várias cores e tamanhos, como raios e garoupas, nadam bem acima de sua cabeça e ficam pendurados o tempo todo que você está abaixo.

E se ainda não estiver preparado para águas abertas, os centros do Caniço proporcionam mensalidades acessíveis e profissionais para obter esses certificados PADI.

13. Aventura ao ar livre

só precisa de uma olhada nas paisagens épicas da floresta da Madeira para saber que você tem que sujar as mãos para ver tudo.

E há muitas empresas para tornar isso possível (Lokoloko e AlbanoAktiv para citar dois). A ilha é um paraíso para os ciclistas de montanha, com trilhas de montanha-russa que mergulham e sobem gradientes absurdos.

Se isso soa assustador, também há cursos mais leves que começam altos e fazem uma descida constante para o mar.

Em uma paisagem cortada por rios que fluem rapidamente, o canyoning leva você a lugares onde as trilhas não podem passar enquanto você desliza sobre cascatas e desce em cascatas.

E alguns cantos da ilha são intransitáveis sem quatro rodas, então você vai jipe para um local remoto e proibido e subir, caminhar ou andar de bicicleta de volta.

14. golfe

A difícil topografia da Madeira permite apenas três campos de golfe e, felizmente, dois destes estão num raio de 20 minutos do Caniço.

E estes estão fora deste mundo.

Os fairways do Palheiro Golf e do Santo da Serra são cortados por pinheiros e vegetação subtropical.

E como ambos os cursos são centenas de metros acima do nível do mar, as vistas farão você esquecer todos os seus cuidados.

O Palheiro Golf tem um campo único de 18 buracos, com um clube que olha para a baía do Funchal à distância.

O Santo da Serra tem três campos de nove buracos e esteve na digressão europeia até 2015. O quarto buraco do campo “Machico” é um par-3 com ravinas literais entre o tee e o green.

15. Comida e Bebida

Peixe e marisco são pedra angular no Caniço, quer seja bife de atum grelhado ou filetes de peixe-espada preto, polvo ou marisco, como pervinca e lapas.

Para comedores de carne, espetadas de carne grelhadas em espetos de madeira de louro têm um sabor indescritível.

Estes são tão saborosos como quando se experimenta o bolo do caco, um pão redondo espalhado com manteiga de alho.

Temos de referir também o vinho da Madeira, que vem em dezenas de variedades e é produzido na ilha há centenas de anos.

A aguardente é adicionada durante a fermentação, e isso foi feito para que ela durasse mais tempo na longa viagem de caravela.

Tome-o como aperitivo ou vinho de sobremesa para combinar com um pedaço de bolo da Madeira.







Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal