15 melhores coisas para fazer e visitar em Tavira


Possivelmente, a cidade mais bonita do Algarve , Tavira é um refúgio à beira-mar que tomou o turismo em seu passo e manteve seu caráter antigo. A cidade atravessa as margens do rio Gilão ao entrar no Atlântico no parque natural da Ria Formosa.

Você pode tomar seu tempo nas velhas ruas e vielas de ambos os lados do rio, fazendo uma pausa para um almoço de frutos do mar capturado apenas algumas horas antes. Na margem externa da Ria Formosa estão as praias locais onde você pode chegar em um trem em miniatura, de balsa ou táxi aquático, tudo em poucos minutos.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Tavira :

1. Praia do Barril

 

Na Ilha de Tavira, a ilha é uma praia de classe mundial.

A Praia do Barril tem um longo e largo cinturão de areia branca, com fileiras de guarda-sóis e espreguiçadeiras e um sistema de dunas atrás.

As crianças vão se divertir com a viagem, pois depois de estacionar na praia, você embarca em um trem em miniatura.

Isso atravessa as dunas e córregos até chegar aos restos de uma antiga comunidade de pesca de atum.

Suas cabanas e casas são agora um restaurante de praia e um mini museu, enquanto as âncoras da frota de pesca foram plantadas nas dunas como um monumento aos tempos antigos.

 

2. Castelo de Tavira

 

O melhor remanescente da era moura da cidade, o castelo de Tavira tem paredes que datam da dinastia Almoravid nos anos 1000.

Foi reforçado mais tarde durante o califado almóada no século 12, e muitos dos vestígios sobreviventes são da época.

Você pode descobrir onde as paredes foram feitas de argila compactada e cascalho, e há uma "torre albarrana" para escalar por um panorama completo.

Este tipo de torre de vigia, ligado às paredes por uma escada, era uma assinatura das fortalezas mouriscas.

Esses são os elementos mais antigos, enquanto o restante do castelo foi restaurado após a Reconquista.

Você também pode observar a cidade a partir das paredes e fazer uma pausa por alguns minutos no jardim, sempre adorável quando a buganvília do centenário está florescendo.

 

3. Igreja da Misericórdia

 

A fachada renascentista desta igreja exige sua atenção e é da construção da igreja em meados do século XVI.

No nicho central está uma imagem de Maria como “Nossa Senhora da Misericórdia”, ladeada por altos relevos de São Pedro e São Paulo.

Veja o brasão de armas portuguesas e a alta qualidade das pedras no friso acima da porta e nas pilastras de ambos os lados.

Também dê uma olhada nas colunas renascentistas no interior, com gárgulas como capitéis, enquanto há episódios da Vida de Cristo em painéis de azulejos nas paredes.

4. Praia da Ilha de Tavira

 

A praia mais próxima da cidade também tem mais acontecendo.

Como o nome diz, é na ilha isolada do continente por um pequeno canal.

O ferry custa € 2 para um retorno e transporte de ida e volta durante todo o dia.

Após o pouso, há uma curta caminhada por um acampamento antes de você ser confrontado por uma praia arenosa impecável que parece durar para sempre.

Espreguiçadeiras e guarda-sóis são espaçados pensativamente para além do próximo, e você tem uma escolha de restaurantes, muitos com acesso Wi-Fi, se você não pode resistir a se gabar para seus amigos.

 

5. Tavira Camera Obscura

 
 
Não deve ser confundida com a “Torre Tavira” na cidade espanhola de Cádiz, Tavira tem a sua própria camera obscura, instalada numa torre de água convertida.

A torre é de 1931, e fica perto do castelo e da Igreja Matriz.

Depois de ficar obsoleto por algumas décadas, uma câmara escura foi instalada dentro do tanque de água, usando espelhos cuidadosamente posicionados para projetar uma imagem ao vivo da cidade sobre uma mesa na sala escura.

Você verá tudo o que acontece em torno de Tavira com uma clareza cintilante e terá uma breve apresentação sobre os mecanismos que tornam isso possível.

 

6. Ponte Antiga Sobre o Rio Gilão

 

Muitas vezes descrita como uma “ponte romana”, esta estrutura que atravessa o rio Gilão não é tão antiga, mas isso não faz com que valha menos a pena.

A ponte é provavelmente a partir dos tempos mouriscos em 1100 e, em seguida, assumiu sua aparência atual em 1600.

É um cruzamento somente para pedestres e leva o tempo que você for, porque é um ponto de vista supremo para as mansões ribeirinhas de Tavira e a Praça da República.

Existem bancos nos nichos acima das cabanas onde se pode apreciar o rio de fluxo lento e a paisagem urbana histórica de Tavira.

 

7. Praça da República

 

Lar da estância turística de Tavira e o início de qualquer passeio por Tavira, a pedestre Praça da República tem uma elegância que não pode ser igualada no Algarve.

De um lado, a prefeitura caiada como uma bela arcada, e do outro há uma série de terraços de bares e restaurantes, onde você pode jantar ao ar livre à noite ou tomar uma dose de café durante o dia.

Ao lado dessa fileira, há um arco em forma de ferradura mourisca, antes parte das defesas do castelo.

8. Jardim do Coreto

 

pode continuar seu passeio por Tavira entrando no Jardim do Coreto, unindo a Praça da República à beira do rio.

Com palmeiras, árvores de madeira, canteiros de flores e passarelas pavimentadas com padrões de mosaico, é o melhor lugar para fazer uma pausa ou se orientar.

O parque também é o refúgio de moradores idosos, trancado em conversas animadas ou jogando jogos de dominó.

O Jardim do Coreto é o parque público mais antigo da cidade, configurado na década de 1890.

O coreto de ferro forjado octogonal que dá nome ao parque (coreto), foi desenhado no Porto em 1890 e depois levado de barco para Tavira.

 

9. Núcleo Museológico Islâmico

 

Uma sucursal do Museu Municipal, esta exposição para o período mourisco de Tavira abriu em 2012. Cavernas em muitos lugares em torno de Tavira, como o Convento da Graça, o Palácio da Galeria e a Pensão Netos trouxeram à luz um conjunto de artefactos aqui restaurados.

A peça de destaque é o Vaso de Tavira, que tem figuras de barro de homens a cavalo e músicos em sua borda.

Mas há muitos outros artefatos fascinantes como uma capital mourisca, um poço de túmulos, um tinteiro e um fragmento das muralhas islâmicas.

 

10. Palácio da Galeria




O principal local para o Museu Municipal de Tavira é um palácio barroco em um local que remonta aos tempos fenícios, cerca de 2.600 anos atrás.

Escavações revelaram poços ritualísticos dedicados a Baal, seu deus das tempestades.

Estes estão preservados no porão, juntamente com uma pequena variedade de artefatos em casos ao redor das paredes.

O restante do museu lida com assuntos mais recentes, como a arte contemporânea local, a composição da dieta local, bem como a pesca e as tradições folclóricas em Tavira, com fotos, filmes e fantasias.

 

11. Igreja de Santa Maria do Castelo

 

Ao lado do castelo, esta igreja foi iniciada logo após Tavira ser retomada dos mouros em 1242. Ela até fica no mesmo local onde a mesquita da cidade costumava ficar.

O edifício gótico permaneceu forte por 500 anos até o terremoto de 1755 que tombou monumentos por todo o país.

Foi reconstruído com um design barroco, mas o portal gótico é medieval e data de 1300.

Neste arco ogival erguem-se quatro arquivoltas sobre capitéis foliáceos.

Outro traço da igreja mais antiga aguarda na Capela do Senhor dos Passos, a partir de 1520, com a consagrada alvenaria manuelina nas suas abóbadas.

12. Cabanas de Tavira

 

Uma brisa do Taviras, Cabanas é outra cidade velha doce.

Você tem que fazer uma visita, pois a cidade fica bem em frente à lagoa da Ria Formosa.

Há iates e barcos de madeira pintados ancorados nas águas suaves e através do canal você pode observar as dunas que formam outra ilha de barreira.

A Avenida Ria Formosa é o lugar ideal para se hospedar em Cabanas, onde você pode aproveitar a vista do novo calçadão ou jantar em um restaurante à beira da água.

E no táxi aquático do cais irá levá-lo até a ilha em frente, onde há outra paradisíaca praia com Bandeira Azul.

 

13. Ria Formosa

 

Também em Cabanas de Tavira tem de apanhar um barco para um cruzeiro pelo lado oriental da Ria Formosa.

É um parque natural que se estende por mais de 170 quilômetros quadrados de canais de água, ilhas, salinas, praias e canteiros de crustáceos.

A Ria Formosa é ajudada pelos especialistas como uma das mais importantes zonas húmidas do planeta, com mais de 200 espécies de aves que são residentes permanentes (garças púrpuras, nadadeiras ocidentais), passam invernos aqui (flamingos) ou descansam durante as migrações. , águias carregadas). Além da diversa avifauna, você também pode observar pescadores e fazendeiros do sal trabalharem da mesma forma que suas famílias fizeram por gerações.

14. Diversão à base de água

 

A velocidade ideal do vento, a temperatura da água e os quilômetros de praia deserta combinam para oferecer a Tavira algumas das melhores condições de kitesurf.

A escola Eolis pode acomodar recém-chegados, bem como pensionistas experientes que querem um tempo de trabalho sério.

Enquanto isso, a outra vantagem da Ria Formosa, para além da beleza natural e riqueza ecológica, é a sua água calma e a paz uma vez que se consegue fugir das principais cidades.

SUP (stand-up paddleboarding) poderia ter sido inventado para este ambiente, e você pode flutuar pelo parque apenas com a companhia dos entes queridos ou fazer uma visita guiada a partir de um guia local.

 

15. Cozinha típica

 

Para provar a herança de Tavira, pode encomendar uma estupeta de atum, seja como snack ou como entrada.

Esta é uma salada fresca de atum com flocos de atum, cebola, pimentão verde e tomate, temperada com azeite e vinagre, empilhada numa fatia de pão.

Um prato principal de atum é o mucuma de atum, que apresenta filetes de atum curados com sal, combinados com uma salada de folhas.

Arroz de marisco e cataplana de marisco, são clássicos do Algarve, todos mais saborosos em Tavira para o excedente de marisco fresco.

E depois há polvo (polvo), que é capturado em grandes quantidades em Tavira e pode ser frito em bolos, grelhado ou cozido num risoto.




 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal