Trilho dos Sete Vales eleito o melhor da Europa

Trilho dos Sete Vales eleito o melhor da Europa

Os Sete Vales Suspensos de Lagoa, no Algarve, foram eleitos “O Melhor Destino para Caminhadas da Europa” num ranking promovido pela European Best Destinations, que contou com a votação de mais de 28 mil viajantes de 153 países.

 

O percurso dos Sete Vales Suspensos de Lagoa, que liga a Praia de Vale Centeanes à Praia da Marinha ao longo de 5,7 km, destacou-se por ser “um verdadeiro tesouro de rara beleza”, ficando assim à frente de imponentes atrações turísticas naturais em países como a Noruega, Inglaterra, França ou Espanha.

 

Esta distinção da European Best Destinations, organização com sede em Bruxelas dedicada à promoção da cultura e do turismo na Europa, levará agora a informação sobre este trilho pedestre a milhões de viajantes, contribuindo para o reforço do posicionamento do Algarve como destino de referência para os amantes de natureza e atividades ao ar livre.

 

Como fazer o Percurso dos Sete Vales Suspensos

 

Trata-se de um percurso feito ao longo da arriba costeira que é entrecortada por sete linhas de água que criaram, ao longo do tempo, pequenos vales, daí o nome do percurso. O percurso com início na praia da Marinha começa junto à placa informativa que se encontra na zona de merendas. A vista magnífica sobre esta praia permite-nos observar uma linha de costa recortada de arribas, onde é possível encontrar uma grande diversidade de geoformas como arcos, grutas (no extremo oeste da praia), algares (para poente da praia) e leixões (nos limites Oeste e Este).

 

Ao longo do percurso pode observar a interessante vegetação arbustiva com espécies como a aroeira, o zimbro e o carrasco que, em alguns locais, atingem um porte arbóreo.

 

No terceiro vale surge a praia do Benagil onde as embarcações de pesca se ocupam, hoje em dia, também para visitas às grutas e a praias isoladas.

 

Ao longo do percurso pode-se também observar algumas aves que se abrigam nas paredes rochosas, como as gaivotas, corvos-marinhos ou os pombos, entre outras.

 

Depois da praia do Carvalho e antes de chegar ao Leixão do Ladrão, existe a possibilidade de descansar ao abrigo de uma estrutura de madeira e observar a paisagem.

 

Antes de chegar ao Farol da Alfanzina o percurso continua por uma mancha de pinhal inserida num vale protegido dos ventos marítimos, o que permite o crescimento de pinheiros de maior porte, proporcionando assim uma zona de sombra e de frescura deste percurso.

 

No último vale, antes da praia de Centeanes, existe ainda oportunidade de estadia num outro miradouro em madeira com vistas privilegiadas sobre a costa.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores lugares para visitar em Évora

Os 9 melhores lugares para visitar em Évora

Convento do Carmo (vora)O Convento de Nossa Senhora do Carmo é um vasto monumento religioso da cidade de Évora, ficando situado no Largo das Portas de Moura e Rua D. Augusto Eduardo Nunes (antiga Rua da Mesquita), na freguesia da Sé e São Pedro. Os frades carmelitas estabeleceram-se em Évora em 1531, no tempo do...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Braga

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Braga

Castelo de Lanhoso na Pvoa de LanhosoO Castelo de Lanhoso, também referido como Castelo da Póvoa de Lanhoso, localiza-se na freguesia de Póvoa de Lanhoso, concelho de mesmo nome, distrito de Braga, em Portugal. O Castelo de Lanhoso é, ainda hoje a principal referência monumental e patrimonial do concelho da P&oac...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Monumentos Portalegre

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Monumentos Portalegre

Castelo de Castelo de VideO Castelo de Castelo de Vide, no Alentejo, localiza-se na freguesia de Santa Maria da Devesa, povoação e concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, em Portugal. Em posição dominante no alto de uma colina a norte da serra de São Mamede, revestia-se de importância estrat&ea...
Os 7 melhores locais para visitar em Beja

Os 7 melhores locais para visitar em Beja

Museu arqueolgico e etnogrfico de Barrancos Barrancos BejaO Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos está situado em Barrancos, distrito de Beja. O museu, inaugurado a 24 de Agosto de 2007, apresenta no seu espólio peças epigráficas ibéricas e islâmicas, uma escultura púnica, assim ...