15 melhores coisas para fazer em Póvoa de Santa Iria


No rio Tejo, a Póvoa de Santa Iria é um município rodeado de zonas húmidas a cerca de 20 minutos de comboio do centro de Lisboa . A orla, outrora uma colméia de pesca e indústria, foi recuperada com um “parque linear”, transportando você pelos pântanos através de um calçadão para vistas de sonho do estuário e sua rica avifauna.

A Póvoa de Santa Iria é uma cidade predominantemente residencial, mas tem as misteriosas ruínas de um castelo e um requintado palácio renascentista. As colinas a oeste têm vinhedos e estábulos para a raça de cavalos lusitanos, enquanto nos municípios vizinhos é possível ver como as pessoas navegavam pelo rio ou trabalhavam cerâmicas de Portugal nos tempos antigos.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer na Póvoa de Santa Iria :

1. Parque Ribeirinha




A ribeira do Tejo na Póvoa estava quase inacessível até um projecto para traçar oito quilómetros de trilhas através dos pântanos e das antigas docas de pesca.

Isso foi feito com um calçadão elevado, que dá aos corredores, caminhantes e ciclistas uma visão privilegiada das zonas úmidas, do rio e da vida selvagem que está retornando aos bancos.

O projeto foi revelado em 2013 de olho na sustentabilidade; até mesmo o centro de interpretação está alojado em contêineres reaproveitados.

Isso relata a história da pesca na beira do rio e os veleiros de madeira “Varino” que eram usados para frete.

2. Quinta Municipal da Piedade

 

Esta propriedade encantadora do século 18 é de propriedade da cidade e tem uma quantidade surpreendente indo para ele.

A propriedade em si merece uma casca se você tiver uma chance, já que os quartos, usados para funções, são revestidos com azulejos de período.

Os terrenos da propriedade foram convertidos em um parque público e estão espalhados com pequenas capelas e oratórios.

Há uma floresta de pinheiros para passear, enquanto as crianças vão ser chuffed com o parque de animais.

Isto tem raças domésticas como vacas, ovelhas, cabras, jumentos e aves mantidas em recintos saudáveis e espaçosos..




3. Castelo de Pirescoxe

 

Numa subida a uma curta distância do Tejo, encontram-se as ruínas de um castelo entre os modernos conjuntos habitacionais.

Apesar da aparência difícil dessas paredes, o edifício era mais uma mansão do que uma fortaleza.

Foi construído para a nobreza em 1422, mas quando sua linha morreu no século 17 a propriedade foi abandonada e tem decaído por centenas de anos.

As ruínas são uma “propriedade de interesse público” nacional e há muitos detalhes para os entusiastas se debruçarem, com ameias e torres, enquanto você ainda pode ver os restos de uma chaminé onde o grande salão costumava ficar.

4. Palácio de Valflores

No momento da escrita, este sublime palácio do século XVI está em andaimes e os esforços estão em andamento para restaurá-lo.

Em 2015, o edifício foi classificado como um dos tesouros históricos da Europa, por isso, se você estiver na vizinhança, vale a pena ver qual é a situação atual.

Porque não há como negar a beleza ou importância do edifício.

Foi encomendado por João de Barros, administrador do rei D. João III e responsável pelo posto de comércio de Portugal na Flandres.

Com uma loggia maravilhosa, é também uma das poucas peças da arquitectura residencial da Renascença que permanece em Portugal.

O site é atualmente propriedade do município de Loures e é outra propriedade de interesse público.

5. Lisboa

 

É uma viagem de trem de 15 minutos para a Estação do Oriente, e de lá você pode pegar a linha vermelha do metrô de Lisboa e ter acesso completo à cidade.

Ou você pode continuar no trem e continuar até Santa Apolónia, onde o labirinto de ruas antigas de Alfama e uma infinidade de atrações e pontos turísticos estarão ao seu alcance.

Há muito mais do que pode ser resumido em um parágrafo, mas você tem que ver a imponente Praça do Comércio e compará-la ao jovem e caótico Bairro Alto.

Também não deixe de assistir a um pouco de fado, andar em pelo menos um bonde ou funicular e seguir para um dos museus de classe mundial.

Para aquele que corta o núcleo do design e da cultura portugueses, experimente o National Tile Museum.

 

6. Museu do Neo-Realismo

Um para os acadêmicos, este museu sobre o movimento neorrealista de Portugal do século 20 é de cerca de dez minutos no trem da Linha da Azambuja.

O neo-realismo começou nos anos 1930, pouco antes de Salazar subir ao poder, e continuou até a década de 1960.

Foi uma espécie de realismo social de esquerda, e muitos de seus escritores, como Alexandre Pinheiro Torres, foram forçados ao exílio durante o regime.

O museu começou como um arquivo simples, mas floresceu como uma atração importante, com primeiras edições, obras de arte, coleções iconográficas e uma grande biblioteca de material impresso e audiovisual.

 

7. River Trip na “Liberdade” Varino




O museu municipal de Vila Franca de Xira restaurou um velho Varino de madeira e organiza viagens no Tejo de maio a outubro.

Barcos como a “Liberdade” costumavam ser uma característica do estuário do Tejo, e o casco plano e a alta proa permitiam que os navios navegassem com segurança pelas secções mais rasas do rio.

Você terá uma visão mais próxima das ilhas fluviais desabitadas, verá lindas aves aquáticas e terá uma ideia de como a vida no rio teria sido até o século XX.

O barco atraca no cais da Póvoa de Santa Iria, para que possa apanhar o comboio até Vila Franca de Xira e depois utilizar este meio de transporte único para regressar.

8. Equestre

 

 

Os pântanos arrebatadores na margem oposta do Tejo tornaram-se o terreno fértil tanto para os touros de luta como para o ágil cavalo lusitano.

Esta raça é fundamental para a identidade da região e, se você quiser vê-la em ação, pode fazer uma pequena viagem até o Centro de Equitação da Lezíria Grande.

Aqui cavaleiros e cavalos e treinados para participar de vários shows internacionais por ano, e apresenta demonstrações equestres historicamente temáticas no centro.

E se quiser andar de lusitano e fazer uma aula de hipismo, há estábulos a dez minutos da Póvoa de Santa Iria.

9. Festivais Locais

 

O principal festival anual da Póvoa de Santa Iria é em homenagem a Nossa Senhora da Piedade e acontece no primeiro fim de semana de setembro.

Há muitos pequenos rituais que ainda são observados, como uma cerimônia de arrecadação de bandeiras, sardinhas e procissões solenes.

Estes são intercalados com festas, rock e concertos electrónicos, bem como espectáculos de fado.

Todo o festival é encerrado com uma queima de fogos à meia-noite do domingo.

 










Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal