15 melhores pontos turisticos do Funchal Madeira


A capital da Madeira fica na costa sul da ilha principal, cobrindo as encostas do Maciço Central à medida que se curvam para o oceano. No Funchal, você verá a abundante vida vegetal sustentada por solo vulcânico e um eterno clima primaveril, e há três jardins coloridos e exuberantes para desestressar.

Dois deles podem ser acessados através do teleférico que leva você até o bairro do Monte. E para descer a encosta há uma escolha de alta velocidade, descendo as ruas em um trenó de vime. A cidade está repleta de arquitetura colonial caiada, alguns do século em que a Madeira foi descoberta.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer no Funchal :

1. Quinta do Palheiro Ferreiro

 

Um dos muitos benefícios do constante clima primaveril da Madeira é que jardins como este podem florescer sempre que você visita.

Os magníficos Jardins do Palheiro encontram-se numa propriedade de estilo colonial britânico em redor de uma casa privada e foram plantados com cerca de 3000 espécies de todos os cantos do planeta.

Entre os muitos canteiros e sebes esculpidas estão um jardim de rosas, jardim submerso, avenida camélia, jardim francês, jardim de senhoras e também uma sala de chá.

Se você está aqui no final do inverno, você terá uma prévia do verão europeu, com glicínias, bem como espécies exóticas como proteas já em flor.

 

2. Catedral do Funchal

 

Na catedral da cidade, você estará voltando para a Era dos Descobrimentos.

Este edifício foi construído no início do século XVI, com rochas piroclásticas multicoloridas, extraídas das falésias do Cabo Girão a sudoeste.

Se você olhar para o telhado da torre, verá que está revestida com azulejos clássicos.

Manuel I, o rei português da época, doou a cruz processional de prata da catedral, realizada como uma obra-prima da ourivesaria litúrgica.

As bancas do coro de madeira também são excepcionais e retratam profetas, santos e apóstolos em trajes do século XVI.

 

3. Teleférico do Monte

 

Uma das atrações inevitáveis no Funchal é o teleférico que o eleva até o bairro empoleirado do Monte, a 600 metros acima do nível do mar.

Este teleférico começou a funcionar em 2000 e substituiu a ferrovia há muito extinta, que ficava a quatro quilômetros da encosta e fechava em 1943. Além de chegar aos pontos turísticos de Monte, seu motivo para fazer esse passeio de 15 minutos é o cenário. ; O Funchal, as montanhas enfeitadas com casas brancas e o oceano são seus para contemplar e fotografar.

 

4. Jardim Tropical Monte Palace

 

Enrolamento através de sete hectares de terraços é outro jardim botânico, onde plantas exóticas são acompanhadas por cachoeiras floreios arquitetônicos como um pagode japonês.

Seu caminho pelos jardins é decorado com belíssimos azulejos produzidos nos séculos XV e XVI.

E no jardim japonês há painéis de azulejos que contam a história do comércio entre o Portugal e o Japão.

No Museu do Monte Palace pode ver-se uma exposição de arte africana nos pisos superiores, enquanto abaixo encontra-se uma colecção mineral com 700 exemplares recolhidos do continente português, América do Sul, América do Norte e África.

 

5. Rua Santa Maria

 

Leste a oeste, através da Zona Velha do Funchal, é uma adorável rua de paralelepípedos ao longo de um corredor de casas com portas pintadas.

A Rua Santa Maria foi uma das primeiras a ser construída no Funchal e está enraizada no século XV e é agora um destino para compras e refeições.

Em 2010, a rua foi atingida por inundações e, como parte da regeneração, a cidade iniciou o projeto Arte das Portas Abertas.

Então, animar a rota agora são portas fantasiosas e coloridas, pintadas com habilidade real.

 

6. Igreja do Monte

 

Um dos pontos turísticos no topo é a igreja do século XVIII, no local da ermida do século XV.

No altar-mor há uma estátua de Nossa Senhora do Monte, que se encontrava no eremitério original e é venerada desde os primeiros anos de povoamento na Madeira.

Também vale a pena o túmulo de Carlos I da Áustria, que viveu seus anos no exílio após o assassinato do arquiduque Fernando em 1914. Carlos foi o último imperador da Áustria e o último monarca Habsburgo-Lorena.

Não deixe de subir os degraus do telhado entre as torres para um panorama ininterrupto do Funchal.

 

7. Passeio de Tobogã de Vime

 

Assim que chegar ao terminal superior do Monte, você será recebido por grupos de homens vestidos com velejadores e ternos brancos oferecendo-se para levá-lo de volta ao Funchal em alta velocidade.

Seu modo de transporte não será convencional, para dizer o mínimo.

Você vai subir em um tipo de trenó de vime com corredores de madeira untada e será empurrado pela estrada Carro de Cesto que sobe a colina.

A tradição remonta aos anos 1800 e você descerá por dois quilômetros de arrepiar os cabelos antes de chegar ao subúrbio do Livramento, no Funchal, para continuar sua viagem.

 

8. Jardim Botânico da Madeira

 

Algo para fazer no Monte é pegar um segundo teleférico até o Jardim Botânico.

Este terminal fica a poucos passos da estação superior do Monte e pode comprar um bilhete combinado antes de partir do Funchal.

Este segundo teleférico é também um passeio muito pitoresco pelo Vale do Ribeirão João Gomes.

Tal como a maior parte do Funchal, o jardim está gravado na encosta e, infelizmente, os incêndios florestais de 2016 tiveram impacto nas orquídeas.

Mas há muito a descobrir além disso, com mirantes cênicos, plantações de frutas tropicais e subtropicais como mamão, abacate, café e cana-de-açúcar, topiarias imaginativas e uma ampla variedade de plantas suculentas.

 

9. Convento de Santa Clara

 

Outra espiada rara na Madeira no século XV, este convento foi criado por João Gonçalves da Câmara.

Foi o segundo maior capitão do Funchal e, durante o seu reinado, o arquipélago da Madeira passou pelo desenvolvimento económico e social graças ao comércio de açúcar.

O convento atesta essas mudanças e remonta a 1492 como um lugar para as filhas da nobreza local.

O convento funcionou até a dissolução dos mosteiros em 1834. Em sua visita guiada, você será mostrado em torno da igreja dos mosteiros (essencial para suas gloriosas paredes de azulejos e afrescos) e do jardim sereno no claustro.

 

10. Madeira Film Experience

 

Às vezes você só precisa dos fatos, e é isso que você vai pegar no teatro no shopping center, a poucos metros da marina.

A Madeira Film Experience condensa as origens vulcânicas do arquipélago e 600 anos de história humana num filme de 30 minutos.

Os valores de produção são de primeira linha e auxiliados por pinturas, fotografias e imagens de arquivo.

Você sairá mais sábio sobre as guerras, convulsões políticas e crises (fome e isolamento) que moldaram a ilha.

Se estiver a visitar a Madeira num navio de cruzeiro e só tiver tempo limitado, deve fazer disso uma prioridade.




11. Colégio dos Jesuítas




Com a sua fonte vulcânica, a Praça do Município é uma das mais impressionantes cenas urbanas do Funchal, e é cercada pela Câmara Municipal, bem como pelo impressionante Colégio dos Jesuítas.

Este é um edifício impressionante, que remonta ao século XVI e ostenta arquitetura renascentista e barroca.

Os jesuítas foram suprimidos no Império Português em 1759, então desde então o colégio teve alguns papéis diferentes, como a sede do exército britânico invasor, a base militar portuguesa e agora o edifício principal da universidade da Madeira.

Você ainda pode visitar embora em um circuito especial que leva você para a capela, que tem tilework incrível.

 

12. Pico dos Barcelos

 

Momentos a leste da cidade é um conjunto de plataforma no topo da colina que oferece uma vista maravilhosa do Funchal.

Você está a 355 metros aqui e pode fazer uma pausa para tomar um café ou uma bebida gelada no recém-renovado miradouro.

Se você olhar para o oceano, verá toda a baía do Funchal emoldurada pela Ponta do Garajau e poderá avistar as Ilhas Desertas à distância.

Enquanto no interior há a visão impressionante das casas caiadas de branco do Funchal espalhadas pelas encostas cada vez mais vertiginosas do Maciço Central.

 

13. Pico do Arieiro

 

O terceiro pico mais alto da Madeira é uma viagem fácil de um dia ao Funchal, com cristas a 1.818 metros.

Visitantes sem carro podem escolher entre dezenas de empresas que oferecem passeios de ônibus ou de carro até a cúpula, onde há uma loja, um café e vários mirantes que você pode acessar via passarelas.

Em dias claros, você verá todo o caminho até a ilha do Porto Santo, 30 milhas ao norte.

Você pode preferir caminhar, caso em que você pode estacionar uma certa distância do cume e pegar a trilha, o que requer cerca de duas horas em cada sentido.

De lá, você pode continuar até o Pico Ruivo, o ponto mais alto da ilha.

As temperaturas em ambos os picos são muito mais baixas do que no Funchal, por isso venha preparado.

 

14. Viagens de um dia

 

No Funchal, você pode alinhar uma série sem interrupções de experiências pontuais.

Há empresas que oferecem aventuras 4 × 4 e parapente, ou você pode resolver o problema com as próprias mãos, dirigindo a estrada cênica para Curral das Freiras, uma aldeia situada nas paredes de um canyon.

Ou você pode tentar caminhar pelo promontório castigado pelo tempo em São Lourenço, no extremo leste da Madeira.

Enquanto isso, o interior da ilha é tecido por canais de água conhecidos como levadas, conduzindo água de áreas com muita chuva para a terra da lavoura.

Estas são cortadas da rocha, datam de centenas de anos e criam o terreno perfeito para caminhadas pelas florestas de louro subtropicais da Madeira.

 

15. Vinho da Madeira

 

Este vinho fortificado nasceu de maneira semelhante ao porto; durante os dias de longas viagens marítimas, o espírito de uva foi adicionado ao vinho para preservá-lo.

Mas é aí que as semelhanças terminam, pois a Madeira é então aquecida pelo processo de “estufagem” por pelo menos três meses, e depois disso descansa por anos antes de ser engarrafada.

Vintage ou Frasqueira Madeira, por exemplo, tem que envelhecer por pelo menos 19 anos no barril e depois mais um ano na garrafa, enquanto o período mínimo de envelhecimento é bom para os vinhos da Reserva.

Se você gostaria de se tornar um verdad

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal