Na região da Beira Alta, no centro de Portugal, Tondela é uma cidade calma em montanhas cobertas de pinheiros, junto ao rio Dão.
A cidade surgiu rapidamente em 1700, e tem muitas casas barrocas a partir desta época, uma das quais é agora um museu limpo sobre a área.
A ACERT em Tondela é um espaço cultural do qual uma cidade grande se orgulharia, e há sempre algo interessante acontecendo em suas galerias e auditórios.
Mas grande parte da sua viagem será passada no campo, na serena via verde que percorre todo o caminho até Viseu, ou no Caramulo.
Este costumava ser uma cidade sanatório no século 20 e está repleta de arquitetura Art Deco de seus dias de glória.
Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Tondela :
1. Museu do Caramulo
O trunfo do município é uma frota de carros de luxo, arte preciosa e um monte de miniaturas e brinquedos antigos.
Os amantes de carros serão atraídos pela frota de automóveis que conta com algumas peças raras como o Cadillac pessoal e a Mercedes blindada do líder autoritário António de Oliveira Salazar.
As galerias de arte têm trabalhos de artistas como Salvador Dalí, Picasso e Vieira da Silva, enquanto uma das exposições mais famosas é um conjunto de quatro tapeçarias de Tournai.
Estes foram tecidos nos anos 1500 e mostram as viagens de época de Portugal na Era dos Descobrimentos.
2. Pontos de interesse em Tondela
O antigo centro de Tondela é uma pequena rede de ruas de paralelepípedos ao redor da prefeitura.
Muitas das moradias são de 1600 e 1700, quando Tondela se formou de um pequeno bando de fazendas para um centro de governo local e comércio.
Você poderia sair do carro e passar uma hora ou duas em suas ruas e praças sonolentas.
Uma das vistas que lhe dirá muito sobre a cidade é a Fonte da Seria, na Avenida Tomaz Ribeiro, uma fonte do século XVIII construída para resolver a escassez de água de Tondela e com um grande frontão barroco ostentando o brasão real.
O pelourinho em frente à prefeitura é um símbolo da autonomia da cidade, e criminosos teriam sido punidos aqui na frente de multidões há centenas de anos.
3. Caramulo
Se você está se perguntando como todos os preciosos itens valiosos do museu vieram a ser nesta vila montanhosa no interior de Portugal, a história remonta aos anos 1920.
O médico Jerónimo Lacerda (amigo de Salazar) transformou o Caramulo num sanatório para tratar os ricos que sofrem de tuberculose.
Havia 19 sanatórios ao todo, cuidadosamente posicionados na encosta da montanha para receber a luz solar ideal.
Estes foram no estilo Art Deco, e muitos dos edifícios ainda estão aqui, juntamente com chalés do mesmo período para o pessoal.
O Caramulo era uma vila modelo de ponta em sua época, com sua própria rede elétrica e serviços como esgoto, água corrente e coleta de lixo que não estavam disponíveis em outros lugares em Portugal.
4. Ecopista Do Dão
Tecendo através de Tondela, a linha de caminho-de-ferro do Dão, de 49 km, abraçou o curso do rio homónimo, de Viseu até Santa Comba Dão.
A pista foi lançada em 1890 e, após o fechamento em 1988, a linha foi reaberta como uma trilha pavimentada de ciclismo e caminhada por meio de uma extensa paisagem campestre.
Você atravessará o rio em uma antiga ponte industrial e passará por encostas arborizadas cobertas de castanheiras, sobreiros, pomares e vinhedos.
Algumas das estações na linha agora estão desmoronando ruínas, enquanto outras foram reformadas e reabertas como restaurantes e cafés quando a Ecopista foi concluída em 2011.
5. Museu Terras de Besteiros
Nos nobres recantos da solar Casa de SantAna, este museu é sobre a cultura passada e presente da paróquia Terras de Besteiros.
A coleção permanente está espalhada por dois andares, o menor reconto de desenvolvimento humano nesta parte de Portugal desde a pré-história.
Há exemplos de arte rupestre e ferramentas pré-históricas, bem como artefatos romanos posteriores e arte devocional da idade média.
No andar superior, o museu tem um tema etnológico que mostra a vida rural em Terras de Besteiros antes da industrialização: você vai procurar exibições de instrumentos para cestaria, cultivo de linho e cerâmica local de barro preto.
6. Capela de Nossa Senhora do Campo
Esta capela remonta a 1400 e foi construída após uma aparição mariana em Terras de Besteiros.
O edifício, como aparece agora, é de 1616, comemorado por uma placa acima do frontão do portal.
O Santuário Nossa Senhora do Campo teve um grande número de seguidores que continuaram a crescer, assim, novas decorações e acessórios foram instalados ao longo dos séculos que se seguiram.
Os altares e afrescos de efeito de mármore da capela estão em um ostentoso estilo rococó de 1700, enquanto a imagem de calcário policromada de Maria data de 1600.
7. Serra do Caramulo
No Caramulo você tem que atacar e ver mais das paisagens montanhosas ao redor da vila, e você pode fazer isso a pé, de bicicleta ou a cavalo.
A Serra do Caramulo é uma cordilheira de granito e xisto, com uma barba clara de urze e aglomerados épicos de rochas no pico mais alto.
O intervalo é atado com trilhas para caminhada para mostrar-lhe as mais estranhas formações de granito, cachoeiras, dolmens pré-históricos, pomares de citros, em rotas que foram traçadas pela primeira vez pelos romanos.
Postado no alto das montanhas também são aldeias adoráveis como Fornelo do Monte e Covas, congeladas a tempo de seu isolamento.
8. Cabeço da Neve
Você não precisará caminhar durante horas para alcançar este mirante na Serra do Caramulo: você pode dirigir uma estrada montanhosa para o topo desta varanda natural, quase 1.000 metros acima do nível do mar.
Estacione e suba nos pedregulhos de granito para absorver a paisagem montanhosa.
A encosta cai muito de repente abaixo do Cabeço da Neve e você vê as manchas brancas das aldeias bordadas em vales a centenas de metros abaixo.
A queda acentuada combina com parapentes e ultraleves e você pode entrar em contato com o ASA Livre, o clube de parapente do Caramulo para um vôo duplo.
9. ACERT
É um sinal do amor de Portugal pelas artes que mesmo pequenas cidades rurais como Tondela têm centros culturais vibrantes como o ACERT. Este acrónimo representa a Associação Cultural e Recreativa de Tondela e é um espaço para teatro, cinema, música ao vivo, fotografia e belas-artes, conjunto financiado pelo governo e uma companhia de teatro sem fins lucrativos.
Há três etapas, uma das quais é um moderno anfiteatro com 480 lugares para shows ao ar livre e exibições de filmes no verão.
Há também um bar, reservando músicos ao vivo para públicos menores.
Se tudo isso lhe agradar, acesse o site quando chegar para descobrir o que está na agenda.
10. Parque Urbano de Tondela
Enquanto o parque urbano da cidade não é uma grande atração, ele preenche todos os requisitos para corridas matinais.
As crianças mais novas também ficarão encantadas com o novo playground de aventura que foi criado.
No verão, uma tela grande mostrará eventos esportivos, e também há filmes no parque à noite.
Em qualquer outro momento, é um lugar livre de estresse para passear sem rumo, com muita folhagem e vistas constantes das montanhas.
11. Viseu
A capital do distrito é habitada desde muito antes da invasão romana, e tem sido um grande centro cultural durante todo esse tempo.
O pintor renascentista mais reverenciado de Portugal, Grão Vasco, nasceu e iniciou a sua carreira em Viseu, e o seu trabalho ocupa o centro do palco do museu de arte.
Este é um belo seminário, e compartilha uma praça no ponto mais alto da cidade com a catedral e uma maravilhosa igreja barroca.
A catedral é a visão obrigatória em Viseu, com vários séculos de arquitetura do gótico ao maneirista.
Há muito para admirar por dentro, mas o salto com nervuras manuelina realmente merece uma menção.
12. Caramulo Motorfestival
Com estradas de montanha sinuosas e um museu repleto de carros clássicos, o Caramulo é a escolha lógica para um festival de carros antigos e de motas parcialmente organizado pelo museu.
Isso acontece no segundo fim de semana de setembro e organiza comícios, uma carreata e uma feira de carros clássicos.
Entusiastas de todo o país e até do estrangeiro se reúnem no Caramulo neste final de semana, e é possivelmente o maior evento da candela de Tondela.
Há demonstrações de acrobacias, diversões de parque de diversões para crianças e música ao vivo à noite.
13. Região do Vinho do Dão
ondela é um ponto de partida útil para os enófilos, pois tem uma profusão de propriedades vitivinícolas, produzindo principalmente tintos sob o Dão DOC. Existem apenas três adegas neste município: a Quinta da Sernada, a Quinta das Camelias e a Quinta da Reguenga.
Todos os três convidam você a vir e dar uma olhada, conversar com viticultores sobre o cultivo e a produção do vinho, e prová-lo, é claro.
No passado, o clima quente do continente e os longos períodos de maceração produziam tintos muito tânicos e brancos encorpados.
Este ainda é o caso de muito vinho do Dão, mas novas técnicas estão a mudar o perfil da região.
Os vermelhos tendem a ser um pouco mais leves agora, enquanto os brancos são mais frescos.
14. Cerâmica Molelos
Se você está procurando por uma lembrança, há algo muito fora do comum na vila de Molelos.
Por quanto tempo alguém pode lembrar artesãos foram crafting cerâmica de barro que tem um brilho negro cativante.
No passado, isso foi conseguido enterrando-se a tigela, o vaso ou a jarra acabados em um buraco com carvão para fumar, dando-lhe aquele acabamento preto.
Hoje eles simplesmente usam fornos para obter os mesmos resultados, e produzem uma grande variedade de itens decorativos, de castiçais a bules e placas decorativas com padrões arabescos.
15. Cozinha típica
Os mesmos fornos a lenha que assam a cativante cerâmica de barro preto em Molelos são usados em alguns pratos tradicionais.
Os clássicos são vitela assada e cabrito assado com batata assada, além de arroz com cabrito.
As salsichas curadas, como a alheira, a morcela e o chouriço, são saborosas, quer as tenham quentes ou frias.
O Dão e a profusão de riachos que saem da Serra de Carmulo são uma fonte constante de truta e outros peixes de água doce, que são fritos, grelhados ou assados.
E se precisar de algo para levar para casa Caramulo querida é tão bom que ganhou o epíteto O Oura da Montanha Ouro da Montanha