Um clima ameno temperado pelo Atlântico, praias de areia macia, culinária de dar água na boca, paisagens costeiras emocionantes; Não é de admirar que o Algarve de Portugal seja um dos destinos de férias favoritos da Europa.

Passaremos as melhores coisas para fazer no Algarve, de desanuviar em praias oníricas, explorar cavernas costeiras, jogar golfe em alguns dos principais campos de golfe da Europa e perder-se nas encantadoras cidades antigas.

Também vamos adicionar um pouco de patrimônio para rastrear, como a Igreja de São Lourenço, decorada com requintados azulejos azuis, ou o monumental Arco da Vila, em Faro.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer no Algarve :

1. Ponta da Piedade

 

O promontório ao sul de Lagos é simplesmente deslumbrante.

As pilhas de calcário torturado e falésias têm um tom avermelhado e são perfuradas com arcos naturais e cavernas.

Você pode descer os degraus até a água limpa, que é completamente protegida pelas rochas e tem uma cor esmeralda encantadora.

Para experimentar tudo o que você pode olhar para a vista do promontório, que se estende até o Cabo de São Vicente, no oeste e depois voltar para Lagos para embarcar em uma lancha para uma viagem explorando as cavernas e riachos.

2. Praia da Falésia

Empurrando por quase sete quilômetros é uma praia de areia dourada traçada por falésias riscadas com vários tons de ocre.

A competição é dura, mas esta pode ser a maior praia do Algarve e é também uma das mais longas de Portugal.

Essas falésias têm muito a ver com isso, já que a combinação da areia clara, do mar azul e das rochas avermelhadas avermelhadas fazem deste local um belo destino para caminhadas na entressafra.

Há um caminho no topo da falésia através de pinheiros e com vistas panorâmicas.

Venha ao pôr do sol quando a luz é fenomenal.

 

3. Cabo de São Vicente

 

Nesta capa em Sagres, você estará no extremo sudoeste da Europa.

Para além do significado geográfico, é também um cenário de cair o queixo, com falésias a 75 metros acima do oceano e vistas cinematográficas das paisagens rochosas do mar a norte e também a leste em direcção a Ponta de Sagres.

Uma tonelada de batalhas navais foi travada no oceano fora da capa, e há um farol aqui, construído em 1846 nas fundações de um convento abandonado.

Há agora um par de lojas de presentes, bem como um museu pequeno, mas vale a pena sobre o cabo e sua história.

4. Praia da Rocha

 

Outra praia fantástica, a Praia da Rocha combina a paisagem costeira escarpada do Algarve com as suas areias imaculadas e surf.

Você pode chegar ao pé das formações rochosas estranhas para fotos, e se você não se importa a subida pode seguir a costa ao redor para descobrir praias secretas emolduradas por essas rochas esculpidas.

O trecho principal é uma praia grande e baixa, com ondas consistentes que os surfistas podem surfar.

Atrás e a leste está o Forte de Santa Catarina, do século XVII, projetado pelo líder militar napolitano Alexandre Massai.

5. Igreja de São Lourenço

 

Em Loulé há uma igreja barroca do século XVIII que você deve a si mesmo para ver.

Se o exterior caiado é despretensioso, o interior irá surpreendê-lo.

As paredes e o teto são completamente revestidos com fabulosos azulejos azuis (tradicionais telhas de cerâmica de estanho) que datam da década de 1730.

Eles são tão extensos que a igreja é frequentemente chamada de Igreja da Louça. Os azulejos foram trabalhados por Policarpo de Oliveira Bernardes, reconhecido como um dos mestres da arte e retratam cenas da vida de São Lourenço.

 

6. Algar Seco

 

Outro local para admirar as formações rochosas vermelhas do Algarve pode ser encontrado no Carvoeiro, um pouco a leste do centro do resort.

O oceano tem corroído as falésias aqui para formar pequenas cavidades, cavernas e pequenos afloramentos rochosos.

Há um calçadão no topo do penhasco apresentando-lhe algumas ótimas oportunidades fotográficas das grutas sendo fustigadas pelo oceano.

Visitantes mais intrépidos podem negociar as etapas que foram gravadas na rocha para obter uma visão melhor das cavernas.

7. Ilha de Tavira

 

Esta é uma barreira longa e estreita a algumas centenas de metros da cidade de Tavira.

Você pode chegar lá de barco, que parte da marina da cidade e das Quatro Águas, ou atravesse a ponte de Santa Luzia e pegue um trem turístico que circula no verão.

Você saberá porque você fez a travessia assim que chegar; As praias de Bandeira Azul na Ilha de Tavira estão fora deste mundo, mesmo pelos altos padrões do Algarve.

Eles percorrem 11 quilômetros e têm uma faixa larga de areia branca e macia cercada por dunas.

8. Observação de golfinhos

 

Em todas as principais marinas do Algarve, você verá passeios de barco no oceano.

Há pesca em alto mar, por exemplo, mas a experiência que você realmente valoriza é a observação de golfinhos.

Há um grande número de golfinhos comuns e bottlenose no oceano ao largo do Algarve, então você está quase garantido para ter uma expedição bem sucedida.

Isso também é facilitado pela natureza inquisitiva das criaturas, e antes que você perceba, pods de até 50 irão lhe fazer companhia.

As melhores empresas trazem um biólogo marinho para dar a você insights adicionais sobre os hábitos e a fisiologia dos golfinhos.

9. Cidade Velha de Lagos

 

O centro histórico de Lagos é uma alegria para passear.

É cercada por grandes pedaços de suas antigas muralhas, que foram atualizadas nos anos de 1500 em cima de antigas defesas mouras.

Entre os séculos XVI e XVIII, Lagos foi a capital do Algarve, e você estará ciente de seu status no museu da cidade, que tem centenas de anos ou artefatos, incluindo moedas que datam do século IV.

Você pode dedicar o resto do seu tempo a passear pelas ruas estreitas de paralelepípedos, acontecendo em edifícios históricos como o mercado de escravos do século 15 (Lagos já foi o centro do tráfico de escravos da Europa) e a Igreja Barroca de Santo António, que também é enfeitado com azulejos azuis.

10. Arco da Vila

 

Em 1812, um dos portais da orla moura de Faro recebeu uma atualização neoclássica.

Foi encomendado pelo bispo de Faro Francisco Gomes de Avelar e elaborado pelo arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri.

Há um campanário (coroado com um ninho de cegonha), relógio, balaustrada e em uma alcova acima do portal é uma estátua de Tomás de Aquino, talhada em mármore.

E, ao caminhar pelo portal, você ainda poderá ver os traços da pedra original dos mouros.

É uma grande emoção saber que você está trilhando o mesmo caminho que centenas de anos de visitantes da cidade.

 

11. Forte de Nossa Senhora da Rocha

 
 
A encima de um promontório perto de Lagoa é um recinto fortificado que remonta a antes da chegada dos mouros no século VIII.

Não há muitas evidências de que a fortaleza tenha sido derrubada no século 19, mas você encontrará um antigo eremitério com um telhado de terracota.

As paredes caiadas e a posição no topo da falésia criam uma cena quase etérea.

Você pode espiar pelos portões da capela ou aproveitar as majestosas vistas do oceano e olhar para as praias vizinhas da Praia Nova e da Praia da Senhora da Rocha.

12. Monchique

 

Até agora quase tudo foi no litoral, mas o Algarve tem uma extensa região do interior.

Isto é mais pitoresco em torno da Serra de Monchique, uma cadeia montanhosa que funciona como um amortecedor entre o Algarve e o Alentejo a norte.

Isto inclui o Pico da Foia, que a pouco mais de 900 metros é a montanha mais alta do sul de Portugal.

Fora do verão, Monchique é o melhor local da região para caminhadas, em montes frios cobertos de medronheiros.

Uma colina acima da cidade tem os restos de um convento do século XVII, enquanto o centro de Monchique é também uma alegria pelas suas ruas de paralelepípedo e casas caiadas de branco com janelas e batentes coloridos.

13. Golf

 

Até à década de 1960, o jogo de golfe era praticamente inédito no Algarve.

Avance rapidamente 50 anos e é uma história muito diferente.

Isto está lá em cima com os melhores destinos de golfe da Europa.

Tendo em conta o tamanho da região, a escolha é inacreditável: existem 42 cursos em 35 clubes diferentes, por isso é justo dizer que, onde quer que esteja no Algarve, nunca terá de viajar muito para uma ronda.

Alguns dos melhores para se ter em mente são o Oceanico em Vilamoura, Palmares perto de Lagos, Quinta da Ria e o par de cursos de design inovador na Quinta do Lago.

14. Parques Aquáticos

 

Estes são sempre obrigatórios se estiver de férias com crianças e, felizmente, o Algarve tem alguns parques aquáticos que competem com os melhores da Europa.

Side & Splash em Estômbar é o maior em Portugal, e um dos maiores do continente, com 16 escorregas e piscinas e quase dois hectares de áreas gramadas abertas para banhos de sol.

O Aquashow Park em Quarteira é talvez para crianças mais velhas, uma vez que alguns dos slides não são para os fracos de coração, como o FreeFall, o maior escorrega na Europa a 32 metros.

O Zoomarine Algarve, por sua vez, tem um parque de animais com espectáculos ao vivo, juntamente com a sua nova área de “Praia”, com uma piscina de ondas, areia branca e toboáguas.

15. Comida e Bebida do Algarve

 

No Atlântico, não é de surpreender que o peixe e o marisco sejam divinos no Algarve, quer seja caranguejo, ostras, lulas ou uma mistura de marisco em pratos de arroz.

Mas o peixe que mais se destaca é a humilde sardinha, que é perfeitamente grelhada e servida com salada e um vinho branco.

Frango piri-piri é outra estrela; é frango assado marinado em molho feito com piripiri, que foi importado pela primeira vez por Portugal de sua antiga colônia em Moçambique.

Para um acompanhamento autêntico ao seu café da manhã, você pode pegar um pastel de nata em uma padaria.

Esta é uma torta de creme saborosa com amêndoas.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal